Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
28/07/2017
Volvo debate o futuro do transporte no mundo em fórum da SAE BRASIL

Roberson Oliveira participará do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, no Teatro Positivo, em Curitiba, dias 22 e 23 de agosto

Debater o futuro do transporte comercial no mundo é foco da apresentação de Roberson Oliveira, gerente de Projetos de Pesquisa e Engenharia Avançada do Grupo Volvo América Latina. O executivo é um dos participantes do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que será realizado no Teatro Positivo, em Curitiba/ PR, nos dias 22 e 23 de agosto.

Na palestra, Oliveira apresentará rotas para solução de transporte integrada e eficiente, aliada à conectividade entre veículos e infraestruturas inteligentes (V2I2V). “Vislumbramos um trânsito energeticamente mais eficiente, com menos poluição e, sobretudo, mais segurança. Veículos autônomos, automatizados e conectados por meio de uma infraestrutura inteligente serão fatores-chave”, avalia.

Oliveira abordará as contribuições das tecnologias de automação e conectividade para o aumento da eficiência energética dos veículos. “Eu acredito que a indústria automotiva passa por uma drástica mudança em sua base tecnológica e, por consequência, traz consigo novos players e oportunidades. Explorar temas como conectividade e automação é crucial para a sobrevivência”, afirma.

Roberson Oliveira possui doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel é dirigido por Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil.



PROGRAMAÇÃO DO 14º FÓRUM SAE BRASIL DE TECNOLOGIA DE MOTORES DIESEL

22 DE AGOSTO

09h30 – Abertura
com Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil e chairperson do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.

PAINEL “PERSPECTIVAS PARA AMÉRICA LATINA”

09h45 – Palestra
“Cenário Econômico”, com Constantin Jancsó, economista do Banco Bradesco.

10h15 – Palestra “Perspectiva de Mercado da Indústria Automotiva na América Latina”, com David Wong, consultor de Gestão da ATKearney.

10h45 – Palestra “Novo Ciclo de Política Automotiva: Estratégia Rota 2030 Veículos Comerciais”, com Leonardo Boselli da Motta, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Coordenação-Geral das Indústrias do Complexo Automotivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

11h15 – Debate moderado por Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil e chairperson do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.

PAINEL “CONECTIVIDADE”

13h30 – Palestra
“Os Desafios da Conectividade em Veículos Comerciais no Brasil”, com Christiano Blume, consultor sênior em Telemática Automotiva da CBlume Conectividade & Estratégia.

13h55 – Palestra “Ganhos no Custo Operacional com Soluções Práticas em Conectividade", com Marco Aurélio Soares, ‎gerente de Operações do Grupo Itaeté Movimentação Logística.

14h20 – Palestra “Requisitos de Conectividade no Mundo Agrícola Brasileiro”, com Gregory Riordan, diretor de Agricultura de Precisão da CNH Industrial para a América Latina.

14h45 – Palestra “Fletbord – Sistema de Gestão de Frota e Rastreamento, Menos Consumo, Mais Eficiência”, com Luciano Abrahao, ‎gerente de Desenvolvimento e Marketing de Serviços da Mercedes-Benz.

15h10 – Palestra “Melhoria da Eficiência Energética Através da Digitalização – Conectividade e Automação", com Roberson Oliveira, gerente de Projetos de Pesquisa e Engenharia Avançada do Grupo Volvo América Latina.

15h35 – Debate.

PAINEL “INOVAÇÃO EM POWERTRAIN”

16h50 – Palestra
“Manufatura Aditiva de Metais: Presente, Passado e Futuro”, com Edson Costa, diretor do Instituto SENAI de Inovação.

17h15 – Palestra “Resultados Práticos de Veículos Comerciais 100% Elétricos Operando no Brasil”, com Carlos Roma, diretor de Vendas e Infraestrutura da BYD do Brasil.

17h40 – Palestra “A Evolução do Powertrain na Agricultura”, com Ricardo Huhtala, diretor da AGCO.

18h05 – Debate moderado por Ricardo Abreu, Centro de Tecnologia da MAHLE de Jundiaí.


23 DE AGOSTO

08h30 – Abertura

PAINEL “TECNOLOGIA DIESEL 1”

08h40 – Palestra
“Uma Abordagem de Baixo Custo para o Euro VI”, com Oliver Ruetten, diretor técnico da FEV.

09h05 – Palestra “Motores Euro VI: Tecnologia de Emissões, Consumo de Combustível e Robustez”, com Peter de Kok, gerente de Engenharia para Desenvolvimento de Fornecedores da DAF Caminhões.

09h30 – Palestra “Experiência de Filtro de Particulado Diesel e Tecnologias de Substratos para Aplicações de Veículos Pesados Euro VI”, com Claus Vogt, diretor técnico da NGK Europe.

09h55 – Debate moderado por Marco Rangel, presidente da FPT Industrial na América Latina.

PAINEL “TECNOLOGIA DIESEL 2”

10h55 – Palestra
“Fatores que Afetam a Capacidade de Filtragem de Combustíveis Diesel”, com Andrew McKnight, diretor de Tecnologia para Aditivos de Combustível da Innospec Inc na América.

11h20 – Palestra “Tendências dos Novos Lubrificantes para Pesados no Mercado Latino Americano”, com Gustavo Teixeira, especialista em Homologação de Produtos da FPT Industrial.

11h45 – Palestra “Os Desafios e Benefícios para a Introdução de Combustíveis Não Fósseis e suas Blendas no Brasil pelo Ponto de Vista de Motor e Sistemas de Pós-tratamento de Gases de Escape”, com Anibal Machado, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Mercedes-Benz do Brasil.

12h10 – Debate moderado por Adriano Rishi, diretor de Engenharia da Cummins Brasil.

PAINEL “DESENHANDO O FUTURO”

12h40 – Discurso final
“Desenhando o Futuro: Principais Lições do Fórum”, com Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil e chairperson do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.

13h – Encerramento com Maurício Lavoratti, diretor de Engenharia da Bosch e chairperson da Comissão Organizadora do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.


14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel
Data: 22 e 23 de agosto
Local: Teatro Positivo – rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/ PR




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308