Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/08/2017
Simpósio SAE BRASIL debate em SP os avanços em testes e simulações

Especialistas da indústria da mobilidade participarão do encontro, dias 15 e 16 de agosto, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo

Diante do atual cenário de inovações na indústria da mobilidade, os times de engenharia já não podem trabalhar em áreas desconectadas. Precisam integrar os diferentes requisitos do produto em plataformas multidisciplinares para o desenvolvimento de veículos competitivos. Discutir novas tecnologias em testes e simulações para a evolução das práticas de engenharia é o objetivo do 15º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações, que será realizado dias 15 e 16 de agosto, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

Sob a direção de Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil, e André Oliveira, gerente de Serviços de Engenharia da Siemens, o encontro receberá especialistas brasileiros e estrangeiros em palestras e sessões de debates, que abordarão os avanços em diversas áreas da engenharia como durabilidade, dinâmica veicular e NVH (ver a programação do simpósio).

Para Cardoso, a integração da engenharia é determinante para o avanço tecnológico. “A indústria da mobilidade chegou num estágio de desenvolvimento em que precisa atender simultaneamente diversos requisitos, muitas vezes conflitantes, que envolvem diferentes áreas. O segredo da engenharia moderna é formular o problema para conseguir colocar todas as necessidades do cliente em forma de equações que representam as diversas áreas da Física envolvidas”, avalia o engenheiro.

Além de palestras e debates, haverá exposição realizada em parceria com a Automaker TV & Media, especialista em eventos técnicos para a indústria da mobilidade. Nesta edição, a mostra tecnológica reunirá cerca de 30 empresas expositoras para apresentação das últimas novidades em ferramentas de testes e simulações.

Organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção de Plínio Cabral Junior, o 15º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações conta com os seguintes patrocinadores e expositores: Altair, Anacom, AVL, BASS, Brüel & Kjaer, CarSim, Correlated Solutions, Crystal, Dewesoft, ESSS, Glexyz, HBM, Horiba, IMC, Intrepid Control Systems, Ipetronik, Julabo, Link South America, Lynx, MTS, Multicorpos, Photron, Semcon, SGS, Siemens, Smarttech, SNT, Spectris, Tekscan, Thermotron/BASS, TRY Testes e Simulações, Vibration Research, VirtualCAE e United China.

“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e oferecem aos profissionais da engenharia conteúdo fundamental para os desafios competitivos”, aponta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.



PROGRAMAÇÃO DO 15º SIMPÓSIO SAE BRASIL AUTOMAKER DE TESTES E SIMULAÇÕES

DIA 15 DE AGOSTO

08h – Abertura
com André Oliveira, gerente de Serviços de Engenharia da Siemens e chairperson do 15º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações.

08h30 – Palestra “Aplicações das Análises Não Lineares no Desenvolvimento de Produtos”, com Avelino Alves Filho, diretor geral da NCE.

09h – Palestra “Reduzindo o Tempo de Modelamento de Juntas Parafusadas e Melhorando a Comunicação no Projeto Orientado pela Simulação”, com Lawrence Yan, engenheiro CAE da Scania.

09h30 – Palestra “Teste e Simulação de Fadiga Usando Transitente Modal em Cordões de Solda”, com Cleverson Sarnecki, analista pleno de Produto da Segula Tercnologies/ CNH Industrial.

10h – Debate moderado por Marcelo Toledo, especialista sênior em Engenharia da Amsted-Maxion.

10h50 – Palestra “Mantendo Prazer de Dirigir e Garantindo Níveis de Consumo de Combustível”, com Renaud Kenda, diretor da Siemens.

11h20 – Palestra “Integração de Análises de Ruído e Vibração e Dinâmica Veicular”, com Roberto Ramos, gerente sênior de AVD e CAE da General Motors do Brasil.

11h50 – Palestra “Uma Visão Geral de Análises de CAE e NVH Aplicadas ao Desenvolvimento do Veículo e Correlação com os Testes”, com Daniel Camargo, gerente de NVH da Ford.

12h20 – Palestra “Teste Produtivo – Melhorando a Captura de Dados do Processo de Medição por Racionalização”, com Bert Rutkowsky, gerente internacional de Vendas da IMC.

12h50 – Debate moderado por Mo Gouda, líder de Vendas da Advanced Simulation Technologies AVL.

14h30 – Palestra “Prevenindo o Hackeamento”, com Don Hatfield, engenheiro de Vendas da Intrepid Control Systems.

15h – Palestra “Alavancando Projeto Baseado em Modelos por Análise Prévia, Usando Desenvolvimento de Sistemas Multidisciplinar e Otimização”, com Keshav Sundaresh, gerente de Desenvolvimento Global da HyperWorks.

15h30 – Palestra “Armadilhas da Simplificação na Simulação de Sistemas Acústicos Mais Complexos”, com Edmar Baars, sócio-diretor da VibroAcústica.

16h – Palestra “Metodologia RDE – Da Estrada para a Bancada de Testes", com Thomas Stefan Günther, gerente de Desenvolvimento de Negócios da AVL.

16h30 – Debate moderado por Gustavo Henrique Donato, professor do Centro Universitário FEI.

16h50 – Encerramento com Plinio Cabral Jr., diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.



DIA 16 DE AGOSTO

08h – Abertura
com Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil e chairperson do 15º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações.

08h30 – Palestra “Simulação Eletromagnética Veicular: Estado da Arte e Perspectivas”, com José Roberto Cardoso, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

09h – Palestra “Interferência Eletromagnética em Sistemas de Acionamento de Alarmes”, com Juliano Fujioka Mologni, consultor técnico da ESSS.

09h30 – Palestra “Simulação Aplicada ao Projeto e Posicionamento de Antenas em Veículos”, com Rodrigo Enjiu, engenheiro de Aplicações da CST.

10h – Debate moderado por Mauricio Caldora Costa, diretor da Electromag.

10h50 – Palestra “Tecnologia e Realidade Virtual Aplicada no Desenvolvimento de Produto”, com Mariana Batista, diretora de Simulações da SMARTtech.

11h20 – Palestra “Utilização da Ferramenta de CFD para Adequação do Conforto Térmico do Operador em Tratores Plataformados”, com Henrique Verbist, engenherio de Produto da AGCO.

11h50 – Palestra “Calibração da Rigidez da Junção de Instalação do Para-brisa”, com Alejandro Villega, diretor do Departamento de Estruturas da AKAER.

12h20 – Palestra “Estudo da Aplicação Dano Fadiga de Espectro”, com Andrew Cogbill, engenheiro de Aplicação da Vibration Research.

12h50 – Debate moderado por Regis Ataídes, gerente de Negócios da Siemens.

14h30 – Palestra “A Virtualização Direciona o Desenvolvimento de Powertrain”, com Mo Gouda, diretor geral de Vendas da AVL.

15h – Palestra “Soluções Integradas em Simulações Aplicadas no Projeto do Laboratório de Teste de Motores”, com João Duarte, gerente do Grupo de Projeto e Validação Virtual da Volvo.

15h30 – Palestra “Nanotecnologia Aplicada ao Monitoramento da Saúde Estrutural em Compósitos”, com Daniel Almeida Pereira, pesquisador do Laboratório de Estruturas Leves do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (LEL-IPT).

16h – Palestra “Sistema de Medição de Deformações 3D Sem Contato”, com Alistair Tofts, diretor de Vendas e Marketing da Correlated Solutions.

16h30 – Debate moderado por Marcos Bittar, consultor de Desenvolvimento de Negócios da Dassault Systems.

16h50 – Encerramento de Plinio Cabral Jr., diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.


15º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações
Data: 15 e 16 de agosto de 2017, a partir das 8h
Local: Centro de Eventos Pro Magno – rua Samaritá, 230, Casa Verde, São Paulo/ SP





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308