Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/07/2017
ARTIGO – Conectividade avança no mercado Diesel

*Por Maurício Lavoratti

É crescente a influência da conectividade nas decisões estratégicas atuais, relacionadas aos negócios do mercado Diesel. As inovações avançam tanto nos processos de manufatura, nos sistemas que realizam trabalhos remotos de engenharia a partir de unidades de comando conectadas, quanto nos veículos comerciais equipados com avançados sistemas de gerenciamento de frotas.

Altamente difundido na Europa, Japão e Estados Unidos, o uso da conectividade nas aplicações Diesel é cada vez mais presente no Brasil. Montadoras e sistemistas vêm avançando no desdobramento de soluções de suas matrizes à medida que o usuário final enxerga os benefícios.

Num futuro não muito distante, a conectividade se tornará ferramenta essencial e desejada pelo usuário e não mais somente um acessório de luxo. Não haverá nenhuma máquina de construção, logística ou agricultura desconectada. Frotas inteiras estarão conectadas para uma melhor compreensão das operações. Todo o trabalho de Big Data que será gerado ao usuário final representará terreno fértil para a otimização de custos operacionais, portanto fator decisivo de competitividade.

No campo dos projetos de engenharia, a conectividade também avança. Hoje ser competitivo com testes de engenharia com mão de obra humana é quase impossível em função do fator custo. São necessárias muitas pessoas para estudar o comportamento das aplicações no campo e só depois disso, com base em todas as informações, tomar ações que possivelmente precisarão de outras validações. Não temos mais espaço para investimento de recursos tão escassos como o próprio tempo.

O avanço da conectividade reduzirá a necessidade de pessoas no campo. Bastará colocar uma unidade de comando conectada no veículo para o envio automático das informações por meio de softwares de tratamento a custos competitivos. Dessa maneira, a tecnologia proporcionará uma base maior de conhecimentos para a otimização de todos os processos com menor investimento.

A conectividade também deve evoluir com o Rota 2030, que tem aberto as portas para discussões não somente relacionadas à Indústria 4.0, como também ligadas à conectividade nas aplicações automotivas. Caso o programa em desenvolvimento se consolide conforme vem sendo desenhado, certamente vai acelerar a introdução da conectividade nas aplicações Diesel nos próximos anos.

Estes e outros assuntos serão debatidos no 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel, que se propõe a avaliar e debater o atual cenário de inovações na ótica da indústria, da universidade e do governo. O encontro será realizado no Teatro Positivo, em Curitiba/ PR, dias 22 e 23 de agosto.


* Maurício Lavoratti é diretor de Engenharia da Bosch e chairperson da Comissão Organizadora
do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Maurício Lavoratti é diretor de Engenharia da Bosch e chairperson da Comissão Organizadora do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308