Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/05/2017
Estudantes do IF Juiz de Fora vencem Competição Fórmula Drone SAE BRASIL 2017

Nove das 12 equipes inscritas compareceram a competição de drones de 19 a 21 de maio na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Itajubá, MG

São Paulo - A equipe DronlFly, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG), Campus Juiz de Fora, foi a principal vencedora da Fórmula Drone SAE BRASIL 2017, com 279.60 pontos, na classificação geral da Competição, realizada neste fim de semana – 19 a 21 de maio em Itajubá, sudoeste mineiro. Com 248.60 pontos, o segundo lugar ficou com a paulista SkyBotz Drone Team, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IF São Paulo), Campus Salto.

As equipes CPIIBots e CPIIDrones, ambas do Colégio Pedro II, Unidade São Cristóvão, do Rio de Janeiro, obtiveram 191.70 e 173.85 pontos respectivamente, e levaram a 3ª e 4ª colocações, enquanto que a equipe Robótica Maracanã, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ), foi a 5ª colocada, com 102.30 pontos.

Nove equipes compareceram à Fórmula Drone SAE BRASIL 2017 de um total de 12 inscritas, oriundas de escolas técnicas de nível médio dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. As equipes são formadas por até 15 alunos, que desenvolveram os projetos dos drones orientados por professores das escolas, de acordo com o desafio técnico estabelecido no Regulamento da Competição.

A competição - A Fórmula Drone SAE BRASIL 2017 teve início na sexta-feira, 19 de maio, com apresentações orais do projeto e esclarecimentos de dúvidas perante comissão técnica de juízes, com base no Relatório de Projeto previamente enviado pelas equipes. Os dois dias subsequentes, sábado, 20, e domingo, 21, foram reservados às provas de voo, em baterias sucessivas orientadas. A somatória dos pontos das etapas de Projeto e de Voo definiu a classificação final das equipes.

A Competição Fórmula Drone SAE BRASIL 2017 é uma iniciativa educacional a cargo da SAE BRASIL – sociedade da tecnologia da mobilidade -, voltada a alunos e professores do ensino técnico profissional de nível médio, com o objetivo de estimular o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicados à operação de aeronaves tipo drone, por meio da competição entre equipes.

A competição contou com decisivo apoio por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), organismo vinculado ao Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Projeto Helidesign.

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e a Prefeitura Municipal de Itajubá proveram crucial apoio logístico, ao disponibilizarem infraestrutura e recursos materiais e humanos. A Fórmula Drone SAE BRASIL 2017 também contou com importantes patrocínios das empresas Honeywell e Helibras.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL são focados na inovação e no futuro; um bom exemplo é a estreante Fórmula Drone, que desafia jovens do ensino técnico nível médio a desenvolverem protótipos dessas pequenas aeronaves que podem ser a próxima revolução tecnológica”, diz Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Julia Natulini – julia@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308