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 Release
16/05/2017
Engenheiro da Aperam destaca novas aplicações do aço inox no mercado automotivo

Caio Pisano participará do 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, em 6 de junho, no IPT, em São Paulo

Atualmente a maioria das aplicações veiculares do aço inox é direcionada aos sistemas de exaustão, em função da elevada resistência do material à corrosão e às altas temperaturas. Com a evolução das ligas, o aço inox tende a ganhar novas aplicações no mercado automotivo, sobretudo, nas estruturas veiculares.

O assunto é um dos focos da apresentação de Caio Pisano, engenheiro de Aplicação da Aperam South America, que participará do 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade. O encontro reunirá representantes de montadoras, sistemistas e usinas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, nos dias 6 e 7 de junho.

Além de mostrar a evolução das aplicações do material nos sistemas de exaustão ao longo da última década, Pisano divulgará tendências para os próximos anos. “As ligas de aços inox são muito versáteis e possuem diversas características importantes, como elevadas propriedades mecânicas, que justificam as aplicações estruturais”, adianta.

Segundo o engenheiro, as aplicações do aço inox nas estruturas veiculares permitem o desenvolvimento de peças com menores espessuras, que favorecem a redução de peso dos veículos, uma grande demanda das montadoras para o aumento da segurança e a sustentabilidade.

Caio Pisano é mestrando em Engenharia dos Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e engenheiro mecânico graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalha como engenheiro de Aplicação na Aperam South America, responsável pelo atendimento técnico a diferentes segmentos de mercado: automotivo, óleo e gás, papel e celulose, bens de capital e exportação.



PROGRAMAÇÃO

DIA 6 DE JUNHO

8h – ABERTURA
com Marco Colosio, gerente de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil e chairperson do 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.

8h30 – MINICURSO “Como Reduzir os Custos e Aumentar a Produtividade da Soldagem na Indústria Automotiva”, com Ronaldo Cardoso Junior, gerente de Produto da ESAB.


PAINEL 1 – “AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS MATERIAIS FERROSOS NO SETOR AUTOMOTIVO”

8h30 – Palestra “Soluções para Aumento de Tenacidade em Componentes Automotivos”, com Tâmisa Eleutério Silva, Pesquisa e Desenvolvimento da Gerdau.

8h55 – Palestra “Evolução da Utilização do Aço Inoxidável no Segmento Automotivo”, com Caio Pisano, engenheiro de Aplicação da Aperam.

9h20 – Palestra “Soluções para o Segmento Automotivo”, com Alexandre Bellegard Farina e Suzana Brandini Gonçalves da Silva, ambos da Villares Metals.

9h45 – Debate moderado por Mauro Paraíso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz.


PAINEL 2 – “AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS NÃO FERROSOS NO SETOR AUTOMOTIVO”

10h35 – Palestra
“Alumínio de Alta Resistência para Componentes Automotivos Estruturais”, com Carolina Hattori, consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação da Companhia Brasileira do Alumínio (CBA).

11h – Palestra “A Evolução dos Carros e a Reparação Automotiva”, com Alessandro Rubio, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI BRASIL).

11h25 – Palestra “Inovação em Laminados de Alumínio para Indústria Automotiva”, com Alexandre Sartori, engenheiro de Desenvolvimento de Produto Especializado da Novelis do Brasil.

11h50 – Debate moderado por Fabiano Urso, da Associação Brasileira de Alumínio (ABAL).


13h30 – MINICURSO “Estampabilidade dos Aços Inoxidáveis”, com Caio Pisano, engenheiro de Aplicação da Aperam.


PAINEL 3 – “AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS MATERIAIS COMPÓSITOS”

13h20 – Palestra “Abordagem sobre Aplicações dos Materiais Compósitos no Automobilismo e Importância sob Aspectos de Desempenho e Segurança”, com Luciano Burti, ex-piloto de Fórmula 1.

14h – Palestra “Avanço dos Processos de Fabricação de Peças em Compósito para o Segmento Automotivo”, com Claudio Stek, diretor de P&D da Owens Corning.

14h20 – Palestra “Recursos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a Indústria da Mobilidade”, com José Maria Fernandes Marlet, pesquisador sênior do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

14h40 – Sessão de pôsteres.


PAINEL 4 – “ENGENHARIAS DE SUPERFÍCIE & PRODUTO – MATERIAIS AVANÇADOS”

15h25 – Palestra “Compromisso com a Segurança Veicular”, com Plínio Cabral Junior, diretor Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL e diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil.

15h35 – Palestra “Novas Barras de Impacto em PHS com Melhorias do Comportamento em Flexão e Redução de Fragilidade por Hidrogênio”, com Rafael Agnelli, consultor em Metalurgia da CBMM.

16h – Palestra “Painéis Externos Automotivos Manufaturados com Aços de Alta Resistência da Classe Dual Phase”, com Alexandre Cortez, especialista em Desenvolvimento de Projetos Automotivos da ArcelorMittal.

16h25 – Palestra “União Dissimilar entre Ferro – Fundido e Aço via SFW”, com Eduardo Bertoni da Fonseca, engenheiro de Suporte em Projetos Industriais da LNNano. Debate moderado por Emir Debastiani, engenheiro de Aplicação da Dow Cornings.

16h45 – ENCERRAMENTO com Plínio Cabral Junior, diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.


DIA 7 DE JUNHO

8h – ABERTURA com Roberto Garabosky, gerente de Programa da Ford.

8h30 – MINICURSO “Compósitos”


PAINEL 5 – “APLICAÇÕES DE MATERIAIS NA MOBILIDADE”

8h30 – Palestra “Aplicação de Inoxidável em Chassis Automotível”, com Jesse Paegle, Desenvolvimento de Negócios Automotivos Globais da Aperam Europe.

8h55 – Palestra “Soldagem de Aços de Alta Resistência na Indústria Automotiva”, com Peter Flikweert Eult, da ESAB.

9h20 – Palestra “Soldagem em Alumínio para Juntas Automotivas”, com Omar Abou Samra Filho, gerente industrial da Böhler.

9h45 – Debate moderado por José Castillo, consultor e professor de Engenharia de Materiais e Soldagem da Fundação Santo André.

10h – Sessão de pôsteres.


PAINEL 6 – “TÉCNICAS DE JUNÇÃO NA MOBILIDADE”

11h – Palestra “Gases para Soldagem MIG Brazing”, com Fernando Machado, coordenador de Domínio A&F da Air Liquide Brasil.

11h30 – Palestra “Redução de Tempo e Dinheiro com Simulação de Soldagem por Resistência”, com Ronald Lesley Plaut, da Huys Industries.

11h55 – Palestra “União Mecânica de Materiais Dissimilares UHSS e Alumínio”, com Vanderlei Bastos, da Tox.

12h20 – Debate moderado por Zoraide Morais, da Lincoln Electric.

12h40 – ENCERRAMENTO com Plinio Cabral Jr, diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.


10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade
Data: 6 e 7 de junho de 2017, a partir das 8h
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – avenida Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo/ SP




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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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