Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
20/04/2017
ABC terá curso inédito sobre segurança comportamental

Realizado pela Oxiteno, curso possui vagas limitadas para líderes de indústrias químicas e petroquímicas da região; inscrições vão até 10 de maio

A formação de profissionais em segurança comportamental é um requisito para a sustentabilidade dos negócios. Ciente disso, o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) apoia institucionalmente a Formação em Segurança Comportamental, realizada pela Oxiteno, em Mauá. Com apoio também da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), o curso está alinhado aos requisitos do Programa Atuação Responsável®, coordenado no Brasil pela associação, quanto aos aspectos de Comportamento Seguro.

Organizado pela primeira vez no ABC, o curso ministrado pela consultoria paranaense Comportamento visa habilitar profissionais de indústrias químicas e petroquímicas da região na adoção das melhores técnicas para o desenvolvimento do comportamento seguro dentro das organizações. Ao todo serão 12 meses de formação, com início das aulas em 12 de maio, realizadas na fábrica da Oxiteno, em Mauá.

De acordo com Maria Cecília Theodorov, coordenadora de Recursos Humanos da Oxiteno em Mauá, muitas organizações já se deram conta de que é importante investir na formação técnica, mas é ao mesmo tempo essencial e desafiador habilitar os profissionais para trabalharem com o fator humano. “Em função de toda a sua complexidade, indústrias químicas e petroquímicas devem constantemente investir em estratégias que permitam melhores resultados em seus processos preventivos”, avalia.

Desenvolvido a partir da metodologia andragógica – que foca o aprendizado de adultos por meio de propostas vivenciais, estudos de casos e discussões entre os participantes –, o curso foi estruturado em 12 módulos, com 12 horas cada, sendo o último a realização de seminário, em que o aluno apresentará um projeto para a demonstração das competências desenvolvidas durante o curso.

Em linhas gerais, os módulos apresentam o ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) para diversas ferramentas como observação e abordagem comportamental; gestão de projetos e avaliação de indicadores; análise de fatores humanos em investigações de acidentes de trabalho; e processos educativos em saúde, segurança e meio ambiente. “Os instrutores têm forte vivência industrial, o que torna extremamente prática a abordagem das ferramentas”, destaca Maria Cecília.

Para o COFIP ABC, o novo curso capacitará os líderes das organizações com uma base sólida de competências para a gestão da cultura de segurança. “Os profissionais estarão habilitados a garantir maior efetividade na condução dos programas preventivos, além de melhoria contínua na implantação das ferramentas de saúde, segurança e meio ambiente”, avalia Claudemir Peres, presidente do Comitê.

Origem – As primeiras iniciativas em segurança comportamental surgiram nos Estados Unidos, entre os anos 1960 e 1970, sobretudo em organizações de alto risco, como indústrias de energia nuclear, químicas e petroquímicas. Na época, um dos focos era criar sistemáticas de observação e abordagem comportamental. Hoje o conceito é muito mais amplo e envolve processos de formação baseados na compreensão de todas as interfaces entre o comportamento humano e o processo produtivo.

As inscrições para o novo curso estão abertas até 10 de maio e podem ser feitas por meio do site www.comportamento.com.br ou do e-mail falecom@comportamento.com.br.


SOBRE O POLO INDUSTRIAL
O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros.

Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.


SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 10 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 11 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308