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 Release
06/03/2017
Carros começam a chegar a São José dos Campos (SP) para a 23ª Competição Baja SAE BRASIL, nesta quinta

Vindos de 18 Estados brasileiros mais DF, estão chegando a São José dos Campos os carros das 88 equipes de 81 universidades inscritas na Baja SAE 2017

São Paulo – Com 88 equipes inscritas de 18 Estados brasileiros mais Distrito Federal (DF), a Competição Baja SAE BRASIL registrou este ano o maior número de inscrições de sua história.

As provas da 23ª Baja SAE BRASIL serão realizadas de 9 a 12 de março em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, Interior paulista, em área localizada na avenida Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, próxima à Fatec local. A mais esperada, o Enduro de Resistência, será no domingo, 12 de março (programação completa abaixo).

Inscreveram-se 1.836 estudantes de engenharia e professores (orientadores), de 81 instituições de ensino superior, reunidos em 88 equipes. Para competir, os universitários terão de projetar e construir os próprios carros, denominados Baja SAE. Além dos protótipos, os estudantes são responsáveis pela administração da equipe e de todo a dinâmica de trabalho, o que inclui parte técnica e também a viabilidade econômica do projeto.

Como tradicionalmente, o Sudeste lidera em número de equipes, com 50 do total de 88 inscritas (25 são do Estado de São Paulo, 13 de Minas Gerais, nove do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo.

O Nordeste conta 15 equipes inscritas (quatro de Pernambuco, três para cada um dos Estados da Bahia e Rio Grande do Norte, duas da Paraíba, e uma para cada um dos Estados do Maranhão, Alagoas e Piauí).

A região Sul inscreveu 15 equipes (sete do Paraná, cinco do Rio Grande do Sul, e três de Santa Catarina), Centro-Oeste cinco (três do Mato Grosso do Sul, uma de Mato Grosso e uma do Distrito Federal), e o Norte três (duas do Pará e uma do Amazonas).

Como prêmio, as três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas da competição nacional poderão representar o Brasil na competição da SAE International, nos Estados Unidos, onde o Brasil é tetracampeão.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Histórico - O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte, 1995, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, capital paulista. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002 e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde ficou até 2015, passando para o endereço atual - São José dos Campos - em 2016.

“Os programas estudantis como o Baja da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

23ª Competição Baja SAE BRASIL
Quando: de 09 a 12 de março de 2017
Onde: av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Dia 09 de março (quinta-feira) 8h30 às 9h30 – Briefing da competição. 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios.

Dia 10 de março (sexta-feira) – 9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.

Dia 11 de março (sábado) – 9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.

Dia 12 de março (domingo) – 9h15 – Formação do grid de largada. 10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento.




EQUIPES INSCRITAS NA 23ª Competição Baja SAE BRASIL

Total: 88 equipes inscritas • 18 Estados mais DF • 81 instituições de ensino
(em 2016 foram 74 equipes inscritas • 19 Estados mais DF • 68 instituições de ensino)


CENTRO-OESTE (2 Estados + DF – 5 equipes – 4 instituições)

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Piratas do Cerrado - Universidade de Brasília

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Bajacaré - Universidade Federal de Mato Grosso

Mato Grosso do Sul (3 equipes / 2 instituições)
Equipe Baja Guaicurus - Universidade Federal da Grande Dourados
Equipe BaGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Equipe Javalis Baja UCDB - Universidade Católica Dom Bosco


NORDESTE (7 Estados – 15 equipes – 14 instituições)

Alagoas (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Bode Guerreiro Baja - Faculdade Pitagoras Maceió

Bahia (3 equipes/ 3 instituições)
Equipe Carpoeira Baja - Universidade Federal Da Bahia
Equipe Äkupã - Universidade Salvador
Equipe Baajatinga - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Bumba Meu Baja - Universidade Estadual do Maranhão

Paraíba (2 equipes/ 2 instituições)
Equipe UFPBaja Inebriável - Universidade Federal da Paraíba
Equipe Paraybaja - Universidade Federal de Campina Grande

Pernambuco (4 equipes/ 3 instituições)
Equipe Mangue Baja 2 - Universidade Federal de Pernambuco
Equipe Mangue Baja 1- Universidade Federal de Pernambuco
Equipe Corisco - Universidade de Pernambuco
Equipe Bajagreste - Instituto Federal de Pernambuco

Piauí (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe IFPI Baja SAE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Rio Grande do Norte (3 equipes/ 3 instituições)
Equipe Car-kará - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Equipe Cactus Baja - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró
Equipe Caraubaja SAE -Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Caraubas



NORTE (2 Estados – 3 equipes – 3 instituições)

Amazonas (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe Baja UEA – Universidade do Estado do Amazonas

Pará (2 equipes / 2 instituições)
Equipe Baja Tucuruí - Universidade Federal do Pará
Jambu Racing - Estácio de Belém



SUDESTE (4 Estados – 50 equipes – 45 instituições)

Estado de São Paulo (25 equipes/ 21 instituições)

Grande São Paulo – (14 equipes / 11 instituições)

Equipe FEI Baja 02 - Centro Universitário da FEI
Equipe FEI Baja 01 - Centro Universitário da FEI
Equipe Poli Atlas - Escola Politécnica da USP
Equipe Poli Cronos - Escola Politécnica da USP
Equipe ITA Baja - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Equipe Baja UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC
Equipe BAJA Mauá 1 - Instituto Mauá de Tecnologia
Equipe BAJA Maua 2 - Instituto Mauá de Tecnologia
Equipe Fatecnólogos - Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Equipe FhoBaja - Fundação Hermínio Ometto
Equipe Bajiganga - Universidade São Judas Tadeu
Equipe Mack Gear - Instituto Presbiteriano Mackenzie
Equipe Baja SAE Clarengex - Ação Educacional Claretiana
Equipe Celeritas - Centro Universitário Salesiano de São Paulo

São Paulo / Interior – (11 equipes / 09 instituições)
Equipe EESC USP 1 - Escola de Engenharia de São Carlos
Equipe - EESC USP 2 - Escola de Engenharia de São Carlos
Equipe - UNICAMP Baja SAE - Universidade Estadual de Campinas
Equipe - EEP Baja - Escola de Engenharia de Piracicaba
Equipe - PAC BAJA - Universidade Estadual Paulista - Bauru
Equipe -Tec Ilha Baja - Universidade Estadual Paulista - Ilha Solteira
Equipe - Piratas do Vale - Universidade Estadual Paulista - Guaratinguetá
Equipe - Baja Mud Racing – Facens - Faculdade de Engenharia de Sorocaba
Equipe TURUNA - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
Equipe UNIFEB - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Equipe Genau Baja – UFSCar - Universidade Federal de São Carlos


Minas Gerais (12 equipes/ 12 instituições)
Equipe Baja UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Equipe Komiketo Baja – UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei
Equipe Zebu Baja - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Equipe Saci - Universidade Federal de Itajubá – Itajubá
Equipe UFV Baja Pererecas - Universidade Federal de Viçosa - UFV
Equipe Cefast Baja SAE - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Equipe Camaleão - Centro Universitário Newton Paiva
Equipe Espinhaço - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Equipe Rampage Baja – UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora
Equipe PUC-Minas Baja Racing Team - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Equipe Mountain Baja - Universidade Federal de Itajubá - Itabira
Equipe Cerrado de Baja SAE - Universidade Federal de Uberlândia

Rio de Janeiro (9 equipes/ 8 instituições)
Equipe Mud Runner 2 - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Equipe Mud Runner 1 - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Equipe Minerva Baja - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Equipe UFF Baja - Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda
Equipe Tuffão Baja SAE - Universidade Federal Fluminense – Niterói
Equipe Ali Babaja - Universidade Federal do Rio De Janeiro - Macaé
Equipe Reptiles - Pontifícia Universidade Católica
Equipe Caledônia Racing Baja SAE - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Equipe Ucam Baja - Universidade Candido Mendes

Espírito Santo (3 equipes/ 3 instituições)
Equipe Vitória Baja - Universidade Federal do Espírito Santo
Equipe FAESA Baja - Faculdades Integradas Espírito - Santenses
Equipe SamaBAJA - Instituto Federal do Espírito Santo



SUL (3 Estados – 15 equipes – 15 instituições)

Santa Catarina (3 equipes / 3 instituições)
Equipe UDESC Velociraptor Baja SAE - Universidade do Estado de Santa Catarina
Equipe UFSC Baja SAE - Universidade Federal de Santa Catarina
Equipe Unibaja Univille - Universidade da Região de Joinville

Rio Grande do Sul (4 equipes / 4 instituições)
Equipe Baja de Galpão – UNISC Universidade de Santa Cruz do Sul
Equipe Mas Baja Tchê - Fundação Universidade De Passo Fundo
Equipe Bombaja UFSM- Universidade Federal de Santa Maria
Equipe URI BAJA - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões


Paraná (7 equipes / 7 instituições)
Equipe UFPR Baja SAE - Universidade Federal do Paraná
Equipe Imperador Baja SAE - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba
Equipe - ProcoBaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio
Equipe Pato BAJA - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco
Equipe Londribaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
Equipe Gralha Azul - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa
Equipe Baja Cataratas - Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná - Unioeste





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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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