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 Release
23/02/2017
Estudantes do Centro-Oeste levam cinco carros à Competição Baja SAE BRASIL, em São José dos Campos-SP

De 9 a 12 de março em São José dos Campos (SP), a competição reúne 1,8 mil universitários das cinco regiões do País. MS do Sul tem duas equipes estreantes

São Paulo, – Cinco equipes de universitários de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal representarão a região Centro-Oeste na 23ª Competição Baja SAE BRASIL, que será realizada de 9 a 12 de março, em São José dos Campos, SP.

Mato Grosso do Sul inscreveu três equipes, duas delas estreantes: Baja Guaicurus, pela segunda vez na prova, a novata BaGD, ambas da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), e a Javalis Baja UCDB, da Universidade Católica Dom Bosco, também estreante. A Bajacaré, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Rondonópolis, representa o Estado do Mato Grosso e a veterana Piratas do Cerrado, da Universidade de Brasília, o Distrito Federal.

A competição bateu recorde de inscrições este ano, com 88 equipes formadas por estudantes de 81 instituições de ensino superior do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, que projetaram e construíram os carros, orientados por professores. Além dos protótipos, os estudantes são responsáveis pela administração da equipe o que inclui parte técnica e viabilidade econômica do projeto.

As três instituições que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas da competição poderão representar o Brasil na Baja SAE Kansas, que será realizada de 25 a 28 de maio, em Pittsburgh, EUA.

Os bajas – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os carros são desenvolvidos e construídos pelos próprios estudantes que também são responsáveis pela administração e viabilização econômica do projeto. Os veículos são submetidos a avaliações estáticas e dinâmicas.

Mato Grosso do Sul – Com 19 estudantes a equipe Baja Guaicurus, da Universidade Federal da Grande Dourados, conquistou ano passado a 23ª posição no ranking geral. Para voltar este ano fez mudanças no carro, principalmente na barra de fixação das bandejas traseiras, base do motor e componentes da suspensão dianteira, que ganharam nova geometria. “Focamos na correção de pontos fracos do protótipo anterior e na construção de um carro mais robusto para aguentar os obstáculos sem quebrar e de fácil de manutenção”, diz Pedro Henrique Almeida Cardeal, 20 anos, quarto semestre de engenharia mecânica.

Mato Grosso – Bajacaré é a nova designação da equipe UFMT Baja SAE, da UFTM, campus Rondonópolis, mudança atribuída pela equipe à futura emancipação do campus e alteração no nome da universidade. Com 24 componentes, a equipe optou por um carro menor e mais leve. “Reduzimos as dimensões do cockpit economizando peso das barras que antes eram maiores e usando banco menor, de fibra de vidro”, explica Victor Mariano Beneti, 21 anos, sexto semestre de engenharia mecânica. Outro diferencial do protótipo é a suspensão, com pivôs no lugar dos terminais rotulares antes usados no protótipo, além de novos amortecedores traseiros com ajuste de pressão.

Distrito Federal– Veterana na competição, a equipe Piratas do Cerrado, da Universidade de Brasília (UnB), traz um protótipo construído com recursos de impressão 3D para caixas de invólucro da eletrônica embarcada. “O projeto atual se baseia em melhorias frente aos protótipos anteriores; em nossa equipe todos os membros participam da discussão de melhorias e de novas ideias para o novo carro e temos capitães responsáveis pelo projeto em cada subárea (freio, suspensão, direção, estrutura, trem de força e eletrônica), trabalham em conjunto para o projeto final do veículo antes da construção”, afirma Maryana Oliveira Ananias, 20 anos, 6º semestre de engenharia mecânica.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL têm obtido sucesso entre os jovens e se mostrado celeiros de talento e inovação a ponto de cativar apoio e reconhecimento da indústria ao programa”, ressalta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

23ª Competição Baja SAE BRASIL - 09 a 12 de março de 2017
Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

09 de março - 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios.

10 de março – 9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.

11 de março – 9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.

12 de março – 9h15 – Formação da largada. 10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento.




Equipes inscritas na 23ª Competição Baja SAE BRASIL

Total: 88 equipes inscritas • 18 Estados mais DF • 81 instituições de ensino
(em 2016 foram 74 equipes inscritas • 19 Estados mais DF • 68 instituições de ensino)


CENTRO-OESTE (2 Estados + DF – 5 equipes – 4 instituições)
Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Piratas do Cerrado - Universidade de Brasília

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Bajacaré - Universidade Federal de Mato Grosso

Mato Grosso do Sul (3 equipes / 2 instituições)
Equipe Baja Guaicurus - Universidade Federal da Grande Dourados
Equipe BaGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Equipe Javalis Baja UCDB - Universidade Católica Dom Bosco


NORDESTE (7 Estados – 15 equipes – 14 instituições)
Alagoas (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Bode Guerreiro Baja - Faculdade Pitagoras Maceió

Bahia (3 equipes/ 3 instituições)
Equipe Carpoeira Baja - Universidade Federal Da Bahia
Equipe Äkupã - Universidade Salvador
Equipe Baajatinga - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Bumba Meu Baja - Universidade Estadual do Maranhão

Paraíba (2 equipes/ 2 instituições)
Equipe UFPBaja Inebriável - Universidade Federal da Paraíba
Equipe Paraybaja - Universidade Federal de Campina Grande

Pernambuco (4 equipes/ 3 instituições)
Equipe Mangue Baja 2 - Universidade Federal de Pernambuco
Equipe Mangue Baja 1- Universidade Federal de Pernambuco
Equipe Corisco - Universidade de Pernambuco
Equipe Bajagreste - Instituto Federal de Pernambuco

Piauí (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe IFPI Baja SAE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Rio Grande do Norte (3 equipes/ 3 instituições)
Equipe Car-kará - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Equipe Cactus Baja - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró
Equipe Caraubaja SAE -Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Caraubas


NORTE (2 Estados – 3 equipes – 3 instituições)
Amazonas (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe Baja UEA – Universidade do Estado do Amazonas

Pará (2 equipes / 2 instituições)
Equipe Baja Tucuruí - Universidade Federal do Pará
Jambu Racing - Estácio de Belém


SUDESTE (4 Estados – 50 equipes – 45 instituições)
Estado de São Paulo (25 equipes/ 21 instituições)

Grande São Paulo – (14 equipes / 11 instituições)
Equipe FEI Baja 02 - Centro Universitário da FEI
Equipe FEI Baja 01 - Centro Universitário da FEI
Equipe Poli Atlas - Escola Politécnica da USP
Equipe Poli Cronos - Escola Politécnica da USP
Equipe ITA Baja - Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Equipe Baja UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC
Equipe BAJA Mauá 1 - Instituto Mauá de Tecnologia
Equipe BAJA Maua 2 - Instituto Mauá de Tecnologia
Equipe Fatecnólogos - Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Equipe FhoBaja - Fundação Hermínio Ometto
Equipe Bajiganga - Universidade São Judas Tadeu
Equipe Mack Gear - Instituto Presbiteriano Mackenzie
Equipe Baja SAE Clarengex - Ação Educacional Claretiana
Equipe Celeritas - Centro Universitário Salesiano de São Paulo

São Paulo / Interior – (11 equipes / 09 instituições)
Equipe EESC USP 1 - Escola de Engenharia de São Carlos
Equipe - EESC USP 2 - Escola de Engenharia de São Carlos
Equipe - UNICAMP Baja SAE - Universidade Estadual de Campinas
Equipe - EEP Baja - Escola de Engenharia de Piracicaba
Equipe - PAC BAJA - Universidade Estadual Paulista - Bauru
Equipe -Tec Ilha Baja - Universidade Estadual Paulista - Ilha Solteira
Equipe - Piratas do Vale - Universidade Estadual Paulista - Guaratinguetá
Equipe - Baja Mud Racing – Facens - Faculdade de Engenharia de Sorocaba
Equipe TURUNA - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
Equipe UNIFEB - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Equipe Genau Baja – UFSCar - Universidade Federal de São Carlos


Minas Gerais (12 equipes/ 12 instituições)
Equipe Baja UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Equipe Komiketo Baja – UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei
Equipe Zebu Baja - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Equipe Saci - Universidade Federal de Itajubá – Itajubá
Equipe UFV Baja Pererecas - Universidade Federal de Viçosa - UFV
Equipe Cefast Baja SAE - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Equipe Camaleão - Centro Universitário Newton Paiva
Equipe Espinhaço - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Equipe Rampage Baja – UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora
Equipe PUC-Minas Baja Racing Team - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Equipe Mountain Baja - Universidade Federal de Itajubá - Itabira
Equipe Cerrado de Baja SAE - Universidade Federal de Uberlândia

Rio de Janeiro (9 equipes/ 8 instituições)
Equipe Mud Runner 2 - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Equipe Mud Runner 1 - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Equipe Minerva Baja - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Equipe UFF Baja - Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda
Equipe Tuffão Baja SAE - Universidade Federal Fluminense – Niterói
Equipe Ali Babaja - Universidade Federal do Rio De Janeiro - Macaé
Equipe Reptiles - Pontifícia Universidade Católica
Equipe Caledônia Racing Baja SAE - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Equipe Ucam Baja - Universidade Candido Mendes

Espírito Santo (3 equipes/ 3 instituições)
Equipe Vitória Baja - Universidade Federal do Espírito Santo
Equipe FAESA Baja - Faculdades Integradas Espírito - Santenses
Equipe SamaBAJA - Instituto Federal do Espírito Santo



SUL (3 Estados – 15 equipes – 15 instituições)
Santa Catarina (3 equipes / 3 instituições)
Equipe UDESC Velociraptor Baja SAE - Universidade do Estado de Santa Catarina
Equipe UFSC Baja SAE - Universidade Federal de Santa Catarina
Equipe Unibaja Univille - Universidade da Região de Joinville


Rio Grande do Sul (4 equipes / 4 instituições)
Equipe Baja de Galpão – UNISC Universidade de Santa Cruz do Sul
Equipe Mas Baja Tchê - Fundação Universidade De Passo Fundo
Equipe Bombaja UFSM- Universidade Federal de Santa Maria
Equipe URI BAJA - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Paraná (7 equipes / 7 instituições)
Equipe UFPR Baja SAE - Universidade Federal do Paraná
Equipe Imperador Baja SAE - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba
Equipe - ProcoBaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio
Equipe Pato BAJA - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco
Equipe Londribaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
Equipe Gralha Azul - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa
Equipe Baja Cataratas - Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná - Unioeste






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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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