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 Release
21/02/2017
Espírito Santo, Rio e Minas inscrevem 25 equipes na 23ª Competição Baja SAE BRASIL

De 9 a 12 de março em São José dos Campos, SP, a competição reunirá 1,8 mil estudantes e professores de engenharia vindos de Norte a Sul do País

São Paulo – Falta pouco para a 23ª Competição Baja SAE BRASIL, que será realizada de 9 a 12 de março, em São José dos Campos-SP. A competição de engenharia conta com 88 equipes inscritas e formadas por estudantes de 81 instituições de ensino superior das regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil, que projetaram e construíram os carros orientados por professores. Além dos protótipos, os estudantes são responsáveis pela administração da equipe o que inclui parte técnica e também a viabilidade econômica do projeto.

Como tradicionalmente a região Sudeste lidera em número de equipes, com 50 do total das 88 inscritas, 25 delas são do Estado de São Paulo. Minas Gerais inscreveu 13 equipes, Rio de Janeiro nove e Espírito Santo três. (Veja abaixo lista das equipes participantes).

As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o País na Baja SAE Kansas, que será realizada de 25 a 28 de maio, em Pittsburgh, EUA.

Minas Gerais – Com o terceiro lugar no pódio em 2016 e veterana participante em 19 competições da Baja SAE, a equipe Baja UFMG, da Federal de Minas Gerais, vem evoluindo e volta com 23 componentes e o protótipo ML17, no qual procurou corrigir falhas no protótipo anterior. Aprimorou sistemas de direção e freios, que tiveram redução de massa, e inovou com reservatório extra de ar da suspensão para tornar o veículo mais confortável. A equipe adicionou ainda GPS, que associa os dados de desempenho do carro ao trajeto da pista, auxiliando a análise detalhada do desempenho do veículo durante as provas. “Esperamos alcançar o terceiro título na competição este ano”, diz Bruno Gomes Angelo, 19 anos, 5º período do curso de engenharia mecânica.

Rio de Janeiro – A equipe Ali Babaja, da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé, que participa da competição pelo terceiro ano consecutivo, destaca como diferenciais do protótipo o cockpit mais confortável, caixa redutora, suspensão independente, melhorias na geometria de direção e aplicação de ligas de alumínio e fibra de vidro aliviar o peso do carro. “Apesar da dificuldade para conseguir apoio financeiro para o projeto, a superação, os resultados e o aprendizado são a grande motivação, nossa expectativa é competir sem falhas”, destaca o capitão da equipe, Breno Pancracio Silva, 22 anos, 9º período de engenharia mecânica.

Espírito Santo – A equipe Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo, é também veterana na Baja SAE BRASIL e vem com novo protótipo. O carro conta com novo sistema de transmissão e traz modificações no chassi, freio e suspensão, que foi reprojetada, ganhou novos amortecedores e pontos de fixação para melhor comportamento dinâmico do veículo. “Apostamos na simulação para o uso de materiais mais leves, resistentes e de baixo custo”, afirma Vinícius Michalovzkey, 20 anos, 5º período de engenharia mecânica. “A equipe estudou muito e espera melhorar em alguns quesitos além de manter a tradição de bom resultado no enduro”, afirma.

O Baja – O Baja SAE é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capaz de transportar pilotos com até 1,90 m de altura e até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, responsáveis pela viabilidade econômica do projeto.

“Nos programas estudantis promovidos pela SAE BRASIL os jovens descobrem como trabalhar em equipe e, dentro das regras do jogo, qualificação que o mercado exigirá mais tarde como profissionais”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

23ª Competição Baja SAE BRASIL - 09 a 12 de março de 2017 - Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
09 de março - 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios.

10 de março – 9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.

11 de março – 9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.

12 de março – 9h15 – Formação da largada. 10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento.




Equipes inscritas na 23ª Competição Baja SAE BRASIL

Total: 88 equipes inscritas • 18 Estados mais DF • 81 instituições de ensino
(em 2016 foram 74 equipes inscritas • 19 Estados mais DF • 68 instituições de ensino)


CENTRO-OESTE (2 Estados + DF – 5 equipes – 4 instituições)
Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Piratas do Cerrado - Universidade de Brasília

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Bajacaré - Universidade Federal de Mato Grosso

Mato Grosso do Sul (3 equipes / 2 instituições)
Equipe Baja Guaicurus - Universidade Federal da Grande Dourados
Equipe BaGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Equipe Javalis Baja UCDB - Universidade Católica Dom Bosco


NORDESTE (7 Estados – 15 equipes – 14 instituições)
Alagoas (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Bode Guerreiro Baja - Faculdade Pitagoras Maceió

Bahia (3 equipes/ 3 instituições)
Equipe Carpoeira Baja - Universidade Federal Da Bahia
Equipe Äkupã - Universidade Salvador
Equipe Baajatinga - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Bumba Meu Baja - Universidade Estadual do Maranhão

Paraíba (2 equipes/ 2 instituições)
Equipe UFPBaja Inebriável - Universidade Federal da Paraíba
Equipe Paraybaja - Universidade Federal de Campina Grande

Pernambuco (4 equipes/ 3 instituições)
Equipe Mangue Baja 2 - Universidade Federal de Pernambuco
Equipe Mangue Baja 1- Universidade Federal de Pernambuco
Equipe Corisco - Universidade de Pernambuco
Equipe Bajagreste - Instituto Federal de Pernambuco

Piauí (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe IFPI Baja SAE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Rio Grande do Norte (3 equipes/ 3 instituições)
Equipe Car-kará - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Equipe Cactus Baja - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró
Equipe Caraubaja SAE -Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Caraubas


NORTE (2 Estados – 3 equipes – 3 instituições)
Amazonas (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe Baja UEA – Universidade do Estado do Amazonas

Pará (2 equipes / 2 instituições)
Equipe Baja Tucuruí - Universidade Federal do Pará
Jambu Racing - Estácio de Belém


SUDESTE (4 Estados – 50 equipes – 45 instituições)
Estado de São Paulo (25 equipes/ 21 instituições)

Grande São Paulo – (15 equipes / 12 instituições)
Equipe FEI Baja 02 - Centro Universitário da FEI
Equipe FEI Baja 01 - Centro Universitário da FEI
Equipe Poli Atlas - Escola Politécnica da USP
Equipe Poli Cronos - Escola Politécnica da USP
Equipe ITA Baja - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Equipe Genau Baja - UFSCar Universidade Federal de São Carlos
Equipe Baja UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC
Equipe BAJA Mauá 1 - Instituto Mauá de Tecnologia
Equipe BAJA Maua 2 - Instituto Mauá de Tecnologia
Equipe Fatecnólogos - Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Equipe FhoBaja - Fundação Hermínio Ometto
Equipe Bajiganga - Universidade São Judas Tadeu
Equipe Mack Gear - Instituto Presbiteriano Mackenzie
Equipe Baja SAE Clarengex - Ação Educacional Claretiana
Equipe Celeritas - Centro Universitário Salesiano de São Paulo

São Paulo / Interior – (10 equipes / 09 instituições)
Equipe EESC USP 1 - Escola de Engenharia de São Carlos
Equipe - EESC USP 2 - Escola de Engenharia de São Carlos
Equipe - UNICAMP Baja SAE - Universidade Estadual de Campinas
Equipe - EEP Baja - Escola de Engenharia de Piracicaba
Equipe - PAC BAJA - Universidade Estadual Paulista - Bauru
Equipe -Tec Ilha Baja - Universidade Estadual Paulista - Ilha Solteira
Equipe - Piratas do Vale - Universidade Estadual Paulista - Guaratinguetá
Equipe - Baja Mud Racing – Facens - Faculdade de Engenharia de Sorocaba
Equipe TURUNA - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
Equipe UNIFEB - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos


Minas Gerais (12 equipes/ 12 instituições)
Equipe Baja UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Equipe Komiketo Baja – UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei
Equipe Zebu Baja - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Equipe Saci - Universidade Federal de Itajubá – Itajubá
Equipe UFV Baja Pererecas - Universidade Federal de Viçosa - UFV
Equipe Cefast Baja SAE - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Equipe Camaleão - Centro Universitário Newton Paiva
Equipe Espinhaço - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Equipe Rampage Baja – UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora
Equipe PUC-Minas Baja Racing Team - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Equipe Mountain Baja - Universidade Federal de Itajubá - Itabira
Equipe Cerrado de Baja SAE - Universidade Federal de Uberlândia

Rio de Janeiro (9 equipes/ 8 instituições)
Equipe Mud Runner 2 - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Equipe Mud Runner 1 - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Equipe Minerva Baja - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Equipe UFF Baja - Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda
Equipe Tuffão Baja SAE - Universidade Federal Fluminense – Niterói
Equipe Ali Babaja - Universidade Federal do Rio De Janeiro - Macaé
Equipe Reptiles - Pontifícia Universidade Católica
Equipe Caledônia Racing Baja SAE - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Equipe Ucam Baja - Universidade Candido Mendes

Espírito Santo (3 equipes/ 3 instituições)
Equipe Vitória Baja - Universidade Federal do Espírito Santo
Equipe FAESA Baja - Faculdades Integradas Espírito - Santenses
Equipe SamaBAJA - Instituto Federal do Espírito Santo



SUL (3 Estados – 15 equipes – 15 instituições)
Santa Catarina (3 equipes / 3 instituições)
Equipe UDESC Velociraptor Baja SAE - Universidade do Estado de Santa Catarina
Equipe UFSC Baja SAE - Universidade Federal de Santa Catarina
Equipe Unibaja Univille - Universidade da Região de Joinville


Rio Grande do Sul (4 equipes / 4 instituições)
Equipe Baja de Galpão – UNISC Universidade de Santa Cruz do Sul
Equipe Mas Baja Tchê - Fundação Universidade De Passo Fundo
Equipe Bombaja UFSM- Universidade Federal de Santa Maria
Equipe URI BAJA - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões


Paraná (7 equipes / 7 instituições)
Equipe UFPR Baja SAE Universidade Federal do Paraná
Equipe Imperador Baja SAE - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba
Equipe - ProcoBaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio
Equipe Pato BAJA - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco
Equipe Londribaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
Equipe Gralha Azul - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa
Equipe Baja Cataratas - Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná - Unioeste






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Veterana Baja UFMG é uma das 13 equipes mineiras inscritas este ano
Equipe Ali Babaja, uma das nove equipes que representarão o Rio de Janeiro
Equipe Vitória Baja se prepara para a competição 2017 com protótipo novo
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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