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 Release
09/02/2017
Quinze equipes do Sul estão inscritas na 23ª Competição Baja SAE BRASIL

Alunos de 15 instituições de ensino superior do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão inscritos na prova, de 9 a 12 de março em São Paulo

São Paulo – Estudantes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina construíram 15 carros para disputar a 23ª Competição Baja SAE BRASIL, que este ano bateu recorde de inscrições: 88 equipes de 81 instituições de ensino superior de Norte a Sul do País.

A competição será realizada de 9 a 12 de março, em São José dos Campos, SP. As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o País na Baja SAE Kansas (EUA), que será realizada de 25 a 28 de maio, em Pittsburgh.

Das 15 equipes inscritas que representam o Sul, sete são do Paraná, cinco do Rio Grande do Sul, e três de Santa Catarina. A região empata com o Nordeste na segunda colocação por número de equipes, superada apenas pelo Sudeste.

Paraná – Estreante na competição em 2016, a equipe Procobaja, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, com 31 estudantes, levará um carro com alterações na carenagem, acabamento, painel de instrumentos e suspensão. “Com base na última experiência definimos mudanças essenciais no protótipo, e em competição entre as equipes da nossa universidade conseguimos testar o carro e as modificações que foram feitas”, explica Felipe de Oliveira, capitão da Procobaja e estudante do 4º ano de Engenharia Mecânica.

Para reduzir o peso e aumentar a resistência do protótipo, a equipe inovou com alumínio 7075 na fabricação das mangas da suspensão, material 1/3 mais leve. A dirigibilidade foi otimizada com a adoção da geometria 100% Ackerman, além de inclinação de 12 graus do pino mestre entre outros fatores auxiliares.

A equipe Pato BAJA, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, introduziu uma caixa de direção mais compacta, que proporciona relação mais adequada do sistema de direção para a aplicação no novo projeto, e manga de eixo em alumínio, que permitiu reduzir a massa não suspensa do veículo.

Rio Grande do Sul – Décima-quarta colocada na classificação geral da competição em 2016, a equipe Mas Baja Tchê, da Universidade de Passo Fundo, inovou no projeto com a aplicação de PET na carenagem e de fibra de carbono na proteção da CVT (Continuously Variable Transmission), materiais empregados no projeto pela primeira vez. “Priorizamos a otimização da segurança, confiabilidade, redução de peso e custos do projeto”, afirma Bruna Pereira Esteres, do 10º semestre de engenharia mecânica. A equipe fez uso de softwares durante o desenvolvimento do projeto, com foco em estudos de fadiga do chassi, telemetria e também simulações para testes saber a quantidade de combustível e autonomia durante a o enduro.

A equipe Bombaja UFSM, da Federal de Santa Maria, retorna este ano à competição nacional depois de obter a 29ª posição em 2015. O foco do projeto foi dado à suspensão e à transmissão, sistemas que exaustivamente testados pela equipe este ano. “Esperamos terminar entre os 15 melhores e colocar a UFSM de novo entre as principais equipes do País”, diz o capitão Lucas Lovatto Dal Forno. Entre as novidades do projeto, Dal Forno destaca o uso de sistema de telemetria no veículo, para transmissão de dados em tempo real e de fibra de carbono e vidro para reduzir a massa dos componentes e a dimensões do protótipo.

Santa Catarina – Sexta colocada na competição 2016 e 14ª na classificação geral da competição mundial de Rochester (EUA), a equipe Udesc Velociraptor Baja SAE, da Universidade do Estado de Santa Catarina, mirou este ano na redução de massa do Baja. Entre os diferenciais do projeto o capitão e estudante de engenharia mecânica Marcelo Zilli Dorigon aponta a aplicação de tubos de alumínio soldados nos braços da suspensão, inovação que rendeu a redução de 3,5 kg de massa nesses componentes; e o dimensionamento das pinças de freio, que foram projetadas especificamente para o protótipo, o que permitiu redução de massa ainda maior além de facilitar a montagem. “Focamos em nossas fraquezas e em superá-las, comparando nosso desempenho com o das melhores equipes do Brasil e da competição mundial”, diz Marcelo, para quem a SAE Baja Rochester representa a maior motivação da equipe. “Lá vimos o ótimo desempenho de equipes de todo o mundo e voltamos inspirados, trabalhamos para uma vaga na competição mundial, focando nas três primeiras posições na competição Baja SAE Brasil”, afirma.

O Baja – O Baja SAE é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capaz de transportar pilotos com até 1,90 m de altura e 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o chassi, são projetados e construídos pelas equipes, responsáveis pela viabilidade econômica do projeto.

23ª Competição Baja SAE BRASIL - 09 a 12 de março de 2017

Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec


PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

09 de março - 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios.

10 de março – 9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.

11 de março – 9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.

12 de março – 9h15 – Formação da largada. 10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento




Equipes inscritas na 23ª Competição Baja SAE BRASIL

Total: 88 equipes inscritas • 18 Estados mais DF • 81 instituições de ensino
(em 2016 foram 74 equipes inscritas • 19 Estados mais DF • 68 instituições de ensino)


CENTRO-OESTE (2 Estados + DF – 5 equipes – 4 instituições)

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Carro 33 - Equipe Piratas do Cerrado - Universidade de Brasília

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Carro 62 – Equipe Bajacaré - Universidade Federal de Mato Grosso

Mato Grosso do Sul (3 equipes / 2 instituições)
Carro 25 – Equipe Baja Guaicurus - Universidade Federal da Grande Dourados
Carro 26 – Equipe BaGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Carro 88 – Equipe Javalis Baja UCDB - Universidade Católica Dom Bosco


NORDESTE (7 Estados – 15 equipes – 14 instituições)

Alagoas (1 equipe / 1 instituição)
Carro 61 – Equipe Bode Guerreiro Baja - Faculdade Pitagoras Maceió

Bahia (3 equipes/ 3 instituições)
Carro 21 - Equipe Carpoeira Baja - Universidade Federal Da Bahia
Carro 70 - Equipe Äkupã - Universidade Salvador
Carro 75 - Equipe Baajatinga - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Carro 46 – Equipe Bumba Meu Baja - Universidade Estadual do Maranhão

Paraíba (2 equipes/ 2 instituições)
Carro 32 – Equipe UFPBaja Inebriável - Universidade Federal da Paraíba
Carro 48 – Equipe Paraybaja - Universidade Federal de Campina Grande

Pernambuco (4 equipes/ 3 instituições)
Carro 3 – Equipe Mangue Baja 2 - Universidade Federal de Pernambuco
Carro 4 – Equipe Mangue Baja 1- Universidade Federal de Pernambuco
Carro 54 – Equipe Corisco - Universidade de Pernambuco
Carro 66 – Equipe Bajagreste - Instituto Federal de Pernambuco

Piauí (1 equipe/ 1 instituição)
Carro 53 – Equipe IFPI Baja SAE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Rio Grande do Norte (3 equipes/ 3 instituições)
Carro 11 – Equipe Car-kará - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Carro 15 – Equipe Cactus Baja - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró
Carro 82 – Equipe Caraubaja SAE - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Caraubas



NORTE (2 Estados – 3 equipes – 3 instituições)

Amazonas (1 equipe/ 1 instituição)
Carro 59 – Equipe Baja UEA – Universidade do Estado do Amazonas

Pará (2 equipes / 2 instituições)
Carro 63 – Equipe Baja Tucuruí - Universidade Federal do Pará
Carro 83 - Jambu Racing - Estácio de Belém



SUDESTE (4 Estados – 50 equipes – 45 instituições)

Estado de São Paulo (25 equipes/ 21 instituições)
Grande São Paulo – (15 equipes / 12 instituições)

Carro 1 – Equipe FEI Baja 02 - Centro Universitário da FEI
Carro 2 – Equipe FEI Baja 01 - Centro Universitário da FEI
Carro 6 – Equipe Poli Atlas - Escola Politécnica da USP
Carro 7 – Equipe Poli Cronos - Escola Politécnica da USP
Carro 20 – Equipe ITA Baja - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Carro 30 – Equipe Genau Baja - UFSCar Universidade Federal de São Carlos
Carro 35 – Equipe Baja UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC
Carro 37 – Equipe BAJA Mauá 1 - Instituto Mauá de Tecnologia
Carro 38 – Equipe BAJA Maua 2 - Instituto Mauá de Tecnologia
Carro 45 – Equipe Fatecnólogos - Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Carro 49 – Equipe FhoBaja - Fundação Hermínio Ometto
Carro 50 – Equipe Bajiganga - Universidade São Judas Tadeu
Carro 60 – Equipe Mack Gear - Instituto Presbiteriano Mackenzie
Carro 72 – Equipe Baja SAE Clarengex - Ação Educacional Claretiana
Carro 76 – Equipe Celeritas - Centro Universitário Salesiano de São Paulo

São Paulo / Interior – (10 equipes / 09 instituições)
Carro 17 - Equipe EESC USP 1 - Escola de Engenharia de São Carlos
Carro 18 - Equipe - EESC USP 2 - Escola de Engenharia de São Carlos
Carro 19 - Equipe - UNICAMP Baja SAE - Universidade Estadual de Campinas
Carro 31 - Equipe - EEP Baja - Escola de Engenharia de Piracicaba
Carro 51 - Equipe - PAC BAJA - Universidade Estadual Paulista - Bauru
Carro 55 - Equipe -Tec Ilha Baja - Universidade Estadual Paulista - Ilha Solteira
Carro 56 - Equipe - Piratas do Vale - Universidade Estadual Paulista - Guaratinguetá
Carro 57 - Equipe - Baja Mud Racing – Facens - Faculdade de Engenharia de Sorocaba
Carro 86 – Equipe TURUNA - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
Carro 87 – Equipe UNIFEB - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos


Minas Gerais (12 equipes/ 12 instituições)
Carro 5 – Equipe Baja UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Carro 9 – Equipe Komiketo Baja – UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei
Carro 22 - Equipe Zebu Baja - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Carro 34 - Equipe Saci - Universidade Federal de Itajubá – Itajubá
Carro 39 - Equipe UFV Baja Pererecas - Universidade Federal de Viçosa - UFV
Carro 44 - Equipe Cefast Baja SAE - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Carro 65 - Equipe Camaleão - Centro Universitário Newton Paiva
Carro 67 - Equipe Espinhaço - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Carro 68 - Equipe Rampage Baja – UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora
Carro 71 - Equipe PUC-Minas Baja Racing Team - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Carro 81 - Equipe Mountain Baja - Universidade Federal de Itajubá - Itabira
Carro 85 - Equipe Cerrado de Baja SAE - Universidade Federal de Uberlândia

Rio de Janeiro (9 equipes/ 8 instituições)
Carro 23 – Equipe Mud Runner 2 - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Carro 24 – Equipe Mud Runner 1 - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Carro 27 – Equipe Minerva Baja - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Carro 28 – Equipe UFF Baja - Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda
Carro 40 – Equipe Tuffão Baja SAE - Universidade Federal Fluminense – Niterói
Carro 42 – Equipe Ali Babaja - Universidade Federal do Rio De Janeiro - Macaé
Carro 47 – Equipe Reptiles - Pontifícia Universidade Católica
Carro 52 – Equipe Caledônia Racing Baja SAE - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Carro 80 – Equipe Ucam Baja - Universidade Candido Mendes

Espírito Santo (3 equipes/ 3 instituições)
Carro 13 – Equipe Vitória Baja - Universidade Federal do Espírito Santo
Carro 36 – Equipe FAESA Baja - Faculdades Integradas Espírito - Santenses
Carro 43 – Equipe SamaBAJA - Instituto Federal do Espírito Santo



SUL (3 Estados – 15 equipes – 15 instituições)

Santa Catarina (3 equipes / 3 instituições)

Carro 8 – Equipe UDESC Velociraptor Baja SAE - Universidade do Estado de Santa Catarina
Carro 10 – Equipe UFSC Baja SAE - Universidade Federal de Santa Catarina
Carro 73 – Equipe Unibaja Univille - Universidade da Região de Joinville


Rio Grande do Sul (4 equipes / 4 instituições)

Carro 12 – Equipe Baja de Galpão – UNISC Universidade de Santa Cruz do Sul
Carro 16 – Equipe Mas Baja Tchê - Fundação Universidade De Passo Fundo
Carro 58 – Equipe Bombaja UFSM- Universidade Federal de Santa Maria
Carro 69 – Equipe URI BAJA - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões


Paraná (7 equipes / 7 instituições)

Carro 14 – Equipe UFPR Baja SAE Universidade Federal do Paraná
Carro 29 – Equipe Imperador Baja SAE - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba
Carro 41- Equipe - ProcoBaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio
Carro 74 – Equipe Pato BAJA - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco
Carro 77 – Equipe Londribaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
Carro 78 – Equipe Gralha Azul - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa
Carro 79 – Equipe Baja Cataratas - Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná - Unioeste







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Equipe Procobaja, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, testou o carro para a Baja SAE BRASIL 2017
Equipe Mas Baja Tchê, da Universidade de Passo Fundo, inovou com PET na carenagem do carro
Carro da equipe Pato Baja,da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ficou mais leve
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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