São Paulo – Luiz Carlos Daemme, pesquisador dos Institutos Lactec, e Javier Gutierrez, gerente de Projeto, Desenvolvimento de Chassis e Dinâmica Veicular da Applus Idiada são os autores principais dos melhores trabalhos técnicos (papers) do Congresso SAE BRASIL 2016, selecionados nas categorias nacional e internacional, respectivamente. A cerimônia de premiação será realizada no dia 22 de fevereiro, no auditório SAE BRASIL (avenida Paulista, 2.073, edifício Horsa II) em São Paulo.
De acordo com Gilberto Souza, engenheiro, professor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e chairperson do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL, o alto nível de pesquisa e inovação é a principal característica dos papers.
O autor principal do melhor paper nacional receberá viagem e hospedagem para participar do SAE International Congress & Exhibition 2017, em Detroit (EUA) e o autor do melhor trabalho internacional, viagem e hospedagem para o Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2017, que será realizado de 7 a 9 de novembro, em São Paulo.
Paper Nacional – “The Effect of Fuel Sulfur Content on Ammonia, Aldehyde and Regulated Emissions Emitted from a Euro III Motorcycle” (Efeito do teor de enxofre de combustível nas emissões de amônia, aldeído e emissões regulamentadas emitidas por uma motocicleta Euro III) é o título do Melhor Paper na categoria Nacional.
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do teor de enxofre do combustível nas emissões de amoníaco em motocicletas Euro III. O principal achado foi que a redução do teor de enxofre na gasolina tende a um aumento nas emissões de NH3 e CO2 e uma redução no THC (tetrahidrocanabinol), aldeídos e outros gases regulados; a eficiência catalítica foi melhorada com combustíveis de baixo conteúdo de enxofre, e a formação de amônia localizada parece ocorrer dentro do conversor catalítico. Autor principal: Luiz Carlos Daemme, pesquisador dos Institutos Lactec.
Paper Internacional– Sob o título “Virtual Proving Ground Environment for Improved Chassis Development Process” (Ambiente de Campos de Provas virtuais para melhorar o processo de desenvolvimento de chassis), o paper vencedor na categoria Internacional mostra os benefícios do uso de ferramentas virtuais para análise detalhada de durabilidade e conforto, bem como o uso de corpos flexíveis para melhores previsões. Como resultado, diferentes níveis de precisão podem ser alcançados de acordo com os dados de entrada disponíveis. O paper demonstrou ainda a tecnologia de apoio à atividade de desenvolvimento de modelos por meio de melhor correlação com testes experimentais, com objetivo de redução de testes reais e processos de desenvolvimento mais curtos. Autor principal: Javier Gutierrez, gerente de Projeto, Desenvolvimento de Chassis e Dinâmica Veicular da Applus Idiada.
Prêmio SAE BRASIL de Sustentabilidade – “Vehicle noise at São Paulo: Composition, problems and solutions” (Ruído veicular em São Paulo: Composição, problemas e soluções) é o título do paper vencedor da área de Meio Ambiente, que analisou a contribuição de diferentes tipos de veículos na composição do ruído ambiente nas vias arteriais da cidade de São Paulo, comparando os níveis sonoros obtidos pelo estudo teórico aos da observação em situação real, identificando as principais fontes e soluções para o meio ambiente saudável. Autor principal: André Luiz Silva Forcetto, tecnólogo da Cetesb.
Menções honrosas - Além da premiação a essas três categorias, foram destacadas ainda 10 menções honrosas, nas áreas de Chassis, Combustíveis e Recursos Energéticos, Eletroeletrônica e Eletrônica Embarcada, Manufatura, Materiais, Metodologia de Projeto e Design, Powertrain, Ruídos e Vibrações, Testes e Simulações e Veículos.
O Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2016recebeu 289 papers, 206 deles aprovados e 132 apresentados durante o evento que foi realizado de 22 a 24 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Voltados para a eficiência pela descoberta de novos métodos e processos de desenvolvimento em áreas diversas da engenharia, os “papers” do Congresso SAE BRASIL são trabalhos técnicos inéditos sobre os últimos avanços tecnológicos do setor da mobilidade, preparados e apresentados por destacados especialistas brasileiros e internacionais. São selecionados pelo Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL.
|