Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/02/2017
SAE BRASIL premia melhores papers do Congresso SAE 2016 dia 22 de fevereiro

Foram selecionados um paper nacional, um internacional, um sobre sustentabilidade e 10 menções honrosas

São Paulo – Luiz Carlos Daemme, pesquisador dos Institutos Lactec, e Javier Gutierrez, gerente de Projeto, Desenvolvimento de Chassis e Dinâmica Veicular da Applus Idiada são os autores principais dos melhores trabalhos técnicos (papers) do Congresso SAE BRASIL 2016, selecionados nas categorias nacional e internacional, respectivamente. A cerimônia de premiação será realizada no dia 22 de fevereiro, no auditório SAE BRASIL (avenida Paulista, 2.073, edifício Horsa II) em São Paulo.

De acordo com Gilberto Souza, engenheiro, professor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e chairperson do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL, o alto nível de pesquisa e inovação é a principal característica dos papers.

O autor principal do melhor paper nacional receberá viagem e hospedagem para participar do SAE International Congress & Exhibition 2017, em Detroit (EUA) e o autor do melhor trabalho internacional, viagem e hospedagem para o Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2017, que será realizado de 7 a 9 de novembro, em São Paulo.

Paper Nacional – “The Effect of Fuel Sulfur Content on Ammonia, Aldehyde and Regulated Emissions Emitted from a Euro III Motorcycle” (Efeito do teor de enxofre de combustível nas emissões de amônia, aldeído e emissões regulamentadas emitidas por uma motocicleta Euro III) é o título do Melhor Paper na categoria Nacional.

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do teor de enxofre do combustível nas emissões de amoníaco em motocicletas Euro III. O principal achado foi que a redução do teor de enxofre na gasolina tende a um aumento nas emissões de NH3 e CO2 e uma redução no THC (tetrahidrocanabinol), aldeídos e outros gases regulados; a eficiência catalítica foi melhorada com combustíveis de baixo conteúdo de enxofre, e a formação de amônia localizada parece ocorrer dentro do conversor catalítico. Autor principal: Luiz Carlos Daemme, pesquisador dos Institutos Lactec.

Paper Internacional– Sob o título “Virtual Proving Ground Environment for Improved Chassis Development Process” (Ambiente de Campos de Provas virtuais para melhorar o processo de desenvolvimento de chassis), o paper vencedor na categoria Internacional mostra os benefícios do uso de ferramentas virtuais para análise detalhada de durabilidade e conforto, bem como o uso de corpos flexíveis para melhores previsões. Como resultado, diferentes níveis de precisão podem ser alcançados de acordo com os dados de entrada disponíveis. O paper demonstrou ainda a tecnologia de apoio à atividade de desenvolvimento de modelos por meio de melhor correlação com testes experimentais, com objetivo de redução de testes reais e processos de desenvolvimento mais curtos. Autor principal: Javier Gutierrez, gerente de Projeto, Desenvolvimento de Chassis e Dinâmica Veicular da Applus Idiada.

Prêmio SAE BRASIL de Sustentabilidade – “Vehicle noise at São Paulo: Composition, problems and solutions” (Ruído veicular em São Paulo: Composição, problemas e soluções) é o título do paper vencedor da área de Meio Ambiente, que analisou a contribuição de diferentes tipos de veículos na composição do ruído ambiente nas vias arteriais da cidade de São Paulo, comparando os níveis sonoros obtidos pelo estudo teórico aos da observação em situação real, identificando as principais fontes e soluções para o meio ambiente saudável. Autor principal: André Luiz Silva Forcetto, tecnólogo da Cetesb.

Menções honrosas - Além da premiação a essas três categorias, foram destacadas ainda 10 menções honrosas, nas áreas de Chassis, Combustíveis e Recursos Energéticos, Eletroeletrônica e Eletrônica Embarcada, Manufatura, Materiais, Metodologia de Projeto e Design, Powertrain, Ruídos e Vibrações, Testes e Simulações e Veículos.

O Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2016recebeu 289 papers, 206 deles aprovados e 132 apresentados durante o evento que foi realizado de 22 a 24 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Voltados para a eficiência pela descoberta de novos métodos e processos de desenvolvimento em áreas diversas da engenharia, os “papers” do Congresso SAE BRASIL são trabalhos técnicos inéditos sobre os últimos avanços tecnológicos do setor da mobilidade, preparados e apresentados por destacados especialistas brasileiros e internacionais. São selecionados pelo Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL.





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi - susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 94984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Gilberto Souza dirige o Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL
Javier Gutiérrez, autor principal do melhor paper internacional do 25º Congresso SAE BRASIL
Luiz Carlos Daemme, autor principal do melhor paper nacional do 25º Congresso SAE BRASIL
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308