Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/12/2016
Doze equipes inscrevem-se para a Competição Fórmula Drone SAE BRASIL (Projeto Helidesign)

Competição de aeronaves com asas rotativas tipo drone é destinada a estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio

São Paulo – As inscrições para a Competição Fórmula Drone SAE BRASIL encerraram-se no dia 30 de novembro, com 12 equipes inscritas. As equipes representam 7 instituições de ensino técnico profissional de nível médio dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A meta original da organização do evento era assegurar 10 inscrições para a primeira edição da Competição, programada para ser realizada em abril de 2017, no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Itajubá, Minas Gerais.

Das 12 equipes inscritas, cinco são de instituições de ensino de Minas Gerais, quatro do Rio de Janeiro e três de São Paulo.

Nome da equipe, Instituição de ensino e Campus/Unidade

01 DronIFly - IF Sudeste MG - Juiz de Fora
02 HeliBRA - IF SP- Bragança Paulista
03 Robótica Maracanã - CEFET RJ - Maracanã
04 Leopoldina - CEFET MG - Leopoldina
05 SkyBotz Drone Team - IF SP - Salto
06 SJBots - IF SP - São José dos Campos
07 Angry Bodes - CEFET RJ - Nova Iguaçu
08 CPIIBots - Colégio Pedro II - São Cristóvão
09 Optimus Drones - IF Norte de Minas - Montes Claros
10 CPIIDrones - Colégio Pedro II - São Cristóvão/RJ
11 Cefast Drones - CEFET MG - Campus I
12 Yellow Drones - Centro de Educ. Profissional (CEP) - Itajubá


O Projeto Fórmula Drone SAE BRASIL (Projeto Helidesign) é uma iniciativa educacional da SAE BRASIL voltada a estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio. O objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

As inscrições foram precedidas por um Programa de Treinamento e Capacitação de Professores, como previsto no Projeto, realizado de setembro e novembro passado, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Projeto conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES).

O Projeto - O Fórmula Drone SAE BRASIL (Projeto Helidesign) tem por objetivo estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Equipes integradas por até 15 alunos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, deverão desenvolver sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de tarefas (ou missões) que constituem o desafio técnico da Competição, segundo requisitos detalhados no Regulamento da Competição

O drone deverá seguir modelo padronizado, com características definidas em Regulamento e de valor acessível às equipes concorrentes. Os sistemas de bordo, desenvolvidos a partir de dispositivos e componentes eletrônicos disponíveis no mercado, deverão resultar do talento, capacidade criativa e dedicação de cada equipe.

“O Projeto Fórmula Drone SAE BRASIL segue à frente segundo seu planejamento original, inspirado em seus precedentes, Baja SAE, AeroDesign e Fórmula SAE. Certamente terá o mesmo sucesso dos demais programas e cumprirá uma das principais missões da SAE BRASIL, a de contribuir para a formação de jovens profissionais diferenciados, em benefício da tecnologia da mobilidade em nosso País”, completa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581


 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Competição de engenharia focará em aspectos sistemísticos da tecnologia de drones
Complexo desportivo da UNIFEI abrigará a primeira edição da Competição
Programa de Treinamento e Capacitação foi realizado em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308