Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
01/12/2016
COFIP ABC tem nova presidência para gestão 2017/2018

Meta do novo Conselho é tornar o Polo Petroquímico do Grande ABC referência em gestão industrial com foco em segurança, saúde e meio ambiente

O COFIP ABC (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC) conta a partir de 1º de dezembro com novo Conselho Diretor para a gestão 2017-2018. Claudemir Peres, gerente do Complexo Industrial da Oxiteno, em Mauá, assume a presidência do Comitê, no lugar de Antonio Emilio Simões Meireles, diretor industrial da Braskem. A nova diretoria é composta também pelos diretores Carlos Roberto Barbeiro Lima, gerente regional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente para América do Sul da Cabot, e Alberto Amano, gerente de Produção da Unidade de Insumos Básicos – UNIB 3 da Braskem.

Claudemir Peres, 48, nascido em São Caetano, é químico industrial com MBA em Gestão pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (INSPER-SP) e especializado em Qualidade e Produtividade pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – Universidade de São Paulo (FCAV-USP). O executivo possui 30 anos de experiência no setor petroquímico, com atuação nas áreas de Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Qualidade e Responsabilidade Social, Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação.

O novo Conselho Diretor contará, ainda, como conselheiros fiscais Luiz Cláudio Raimundo, diretor industrial da Vitopel; Oscar de Abreu, gerente de Fábrica da Bandeirante Química; e André Maynart, diretor de Negócio Serviços e Investimentos da quantiQ; além de Laudemir Silva, superintendente da Chevron ORONITE, como conselheiro fiscal suplente.


PLANOS DA GESTÃO – A nova diretoria tem como meta implementar o planejamento estratégico do COFIP ABC desenvolvido pela gestão anterior. “Como resultado, teremos maior relação com os stakeholders e uma gestão mais próxima em busca de sinergias entre as empresas associadas. O que queremos é criar um polo de referência em gestão industrial com foco em segurança, saúde e meio ambiente”, afirma o executivo.

O planejamento estratégico é composto por seis iniciativas: estruturar um modelo de governança para a entidade; tornar o COFIP ABC atrativo e sustentável; refinar continuamente o nível de segurança, saúde, meio ambiente e confiabilidade das operações das empresas associadas; desenvolver sinergias entre os públicos geradores de valor; estabelecer um relacionamento transparente e confiável com moradores do entorno do Polo; e assegurar representatividade junto aos públicos de interesse da instituição.

Com as seis iniciativas estratégicas, a expectativa de Claudemir Peres é identificar soluções e oportunidades que garantam a sustentabilidade das empresas e o desenvolvimento da região. “Nós temos um desafio que está posto pela atual condição político-econômica. Precisamos pensar de maneira diferente para superar este momento. Esse é o nosso papel”, afirma.



SOBRE O POLO INDUSTRIAL
Primeiro no Brasil, o Polo Petroquímico do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.


SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 10 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 11 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308