Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/11/2016
Amanhã (24), em São Paulo, Simpósio SAE BRASIL debate veículos elétricos e híbridos

Encontro reunirá especialistas do mercado e da academia no Club Transatlântico para discutir tendências globais na área

Além de oferecer alta eficiência energética, os carros elétricos e híbridos precisam apresentar cada vez mais inovações para surpreender os clientes ao volante, proporcionando novas experiências tecnológicas aos ocupantes. Para debater as tendências globais na área, o 5º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos reunirá lideranças do mercado e da academia amanhã (24), no Club Transatlântico, em São Paulo (SP).

Além de palestras e sessões de debate sobre tecnologias ligadas a eletrificação e hibridização, o simpósio terá exposição de modelos elétricos e híbridos. Dentre eles estarão o Novo Toyota Prius e scooters elétricas da Current Motor.

Alexandre A. Guimarães, chairperson do simpósio, afirma que já se tornou condição natural relacionar os desenvolvimentos de veículos autônomos e carros compartilhados à propulsão elétrica. “Com este tipo de motor, pode-se diminuir elementos mecânicos, conectar módulos eletrônicos, ter informações disponíveis em call center e, por meio de telemática, monitorar o veículo”, diz o engenheiro, diretor de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Térmica da General Motors América do Sul.

Programação – Com o tema “Convergência Tecnológica no Setor Automotivo e os Impactos em Veículos Elétricos e Híbridos”, o encontro terá quatro painéis com palestras e sessões de debate, que abordarão o “Panorama da Mobilidade Elétrica”, “Tecnologias da Eletromobilidade”, “Cenários de Aplicações da Eletromobilidade” e “O Mundo da Fórmula E” (confira abaixo a programação completa).

Organizado pela Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Plínio Cabral Jr, o 5º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos é patrocinado pela Bosch, CBMM, Chevrolet, Delphi e Instituto Eldorado. Também conta com o apoio da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e International Copper Association Brazil.

“Os simpósios da SAE BRASIL são focados em temas indispensáveis para o desenvolvimento da engenharia da mobilidade e voltados a uma visão das tendências globais da tecnologia de ponta”, diz o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.



PROGRAMAÇÃO DO 5º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

8h30 – Abertura com Alexandre Guimarães, chairperson do simpósio.

08h35 – Palestra “Tecnologias em Mobilidade Elétrica”, com Ricardo Kenzo, diretor de Negócios para Cidades da Siemens.


PAINEL 1 – PANORAMA DA MOBILIDADE ELÉTRICA

9h – Palestra
“Impacto da Poluição Relacionada ao Tráfego de Veículos na Saúde da População”, com Adelaide Nardocci, professora da Faculdade Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).

9h20 – Palestra “Status Global da Mobilidade Elétrica”, com Jomar Napoleão, consultor sênior da Carcon/ LMC Automotive.

9h40 – Palestra “Emotive: Mobilidade Elétrica CPFL – Projeto e Resultados Preliminares”, com Danilo do Nascimento Leite, coordenador do Programa de Mobilidade Elétrica da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

10h – Palestra “Nova Norma ABNT”, com José Luiz Albertin, secretário técnico da ABNT CB05.

10h20 – Sessão de debate mediado por Raul Beck, engenheiro do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).


PAINEL 2 – TECNOLOGIAS DA ELETROMOBILIDADE

11h – Palestra
“Aprendizados e Conhecimentos Adquiridos sobre Mobilidade Elétrica”, com Márcio Massakiti Kubo, coordenador de P&D do Projeto Veículo Elétrico da Itaipu.

11h20 – Palestra “Veículos Elétricos e o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes na USP”, com Nelson Kagan, professor do Centro de Estudos em Regulação e Qualidade de Energia da Universidade de São Paulo (ENERQ-USP).

11h40 – Palestra “Impactos da Qualidade de Energia devido à Infraestrutura de Recarga dos VEHs”, com Luiz Carlos da Silva, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

12h – Palestra “Veículos Pesados Elétricos e Tecnologias de Tração”, com Ricardo Ferraccioli, engenheiro de Desenvolvimento de Negócios, Antonio Claudino, consultor, ambos da Siemens.

12h20 – Sessão de debate mediado por Wanderlei Marinho, professor PhD da Fundação Getúlio Vargas (FGV).


PAINEL 3 – CENÁRIOS DE APLICAÇÕES DA ELETROMOBILIDADE

13h40 – Palestra
“Scooters Elétricas”, com Ian Mc Courtney, da CBMM.

14h – Palestra “Novo Prius”, com Anderson Suzuki, gerente geral de Produto da Toyota.

14h20 – Palestra “BMW e DRIVE – The Electrical Powertrain Modular Kit”, com Elmar Hockgeiger, diretor de Engenharia do BMW Group Brasil.

14h40 – Sessão de debate mediado pelo engenheiro Ricardo Takahira.


PAINEL 4 – O MUNDO DA FORMULA E

15h30 – Palestra
“A História Formula E", com Alvaro Buenaventura, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Formula E.

15h50 – Palestra “Impressões na Pilotagem do Formula E”, com Nelson Piquet Jr., piloto de Formula E.

16h20 – Sessão de debate mediado por Alexandre Guimarães, diretor de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Térmica da General Motors América do Sul e chairperson do simpósio.

16h40 – Palestra “Uma Visão Geral de Cidades Inteligentes e a Integração VEH”, com José Sidnei Colombo Martini, professor doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

17h – Sessão de debate mediado por Plínio Cabral Jr, diretor de Engenharia Elétrica da General Motors.

17h15 – Encerramento.



5º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos
Data: 24 de novembro, das 8h30 às 17h30.
Local: Club Transatlântico – rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo/ SP




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308