Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/11/2016
COFIP ABC ingressa em comissão do Consórcio Intermunicipal

O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC integra-se a agentes públicos para avançar na estruturação de resposta a emergências

O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – COFIP ABC apresentou nesta segunda-feira (07/11) os Planos de Trabalho ao Conselho do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André (SP), para ingressar na Subcomissão Regional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos da Região do Grande ABC, criada recentemente.

Para Francisco Ruiz, gerente executivo do COFIP ABC, o ingresso do Comitê no grupo regional permitirá o avanço e a manutenção dos planos de trabalho em desenvolvimento para o Polo Petroquímico. “Nós teremos o apoio de diversas instituições públicas, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar e Polícia Civil, que também estarão representadas na subcomissão regional”, comenta.

A expectativa é implantar junto às instituições públicas o Plano de Contingência do Polo (que estabelece normas e procedimentos para a evasão das fábricas em situações de emergência) e o Plano de Emergência para a Comunidade (que apresenta normas e procedimentos para o controle de situações de emergência nas comunidades vizinhas), além de criar protocolos ou acordos de cooperação para a manutenção dos trabalhos.

Na subcomissão regional, o COFIP ABC ainda assume o papel de criar condições de desenvolver um trabalho integrado entre as indústrias e os agentes públicos para que todos estejam preparados e capacitados para colocar em prática os planos de trabalho caso necessário.

O ingresso do Comitê no grupo regional do Consórcio está ligado à crença da entidade, destaca Ruiz. “O COFIP ABC foi criado em 2015 com o propósito de gerar sinergias entre as indústrias, o poder público e a comunidade em prol do desenvolvimento sustentável da região e essa é mais uma ação em prol desse objetivo”, afirma.


Sobre o Polo Industrial
O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros.

Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.


Sobre o COFIP ABC
O COFIP ABC - Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande - é uma entidade criada em 2015, com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, promovendo ações positivas e obtendo sinergias por meio de Grupos Técnicos. O COFIP busca ainda fomentar a competitividade, se articulando com os públicos estratégicos e promovendo melhorias para a região. Acesse www.cofipabc.com.br

Crédito das imagens: Divulgação/Consórcio ABC



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 11 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308