Cerca de 250 estudantes de engenharia de Minas Gerais e Rio de Janeiro já testam 13 veículos de alto desempenho, que foram projetados e construídos dentro de suas instituições de ensino. Os universitários se preparam para disputar a 13ª Competição Fórmula SAE BRASIL, que será realizada entre os dias 25 a 27 de novembro, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba (SP).
As 13 equipes (sete de Minas Gerais e seis do Rio de Janeiro) integram as 50 inscritas nesta edição, que levarão 40 carros a combustão e 10 elétricos. Todas as equipes somam mais de 900 universitários e representam 39 instituições de ensino superior do Brasil (10 Estados e Distrito Federal) e da Venezuela. Com recorde histórico de equipes, a competição contará com 19 de São Paulo, sete de Minas Gerais, seis do Rio de Janeiro e quatro de Santa Catarina. Paraíba e Rio Grande do Sul são representados por três cada. Bahia e Paraná contam com duas. Distrito Federal, Mato Grosso e Sergipe possuem uma. Esta edição terá, ainda, uma equipe da Venezuela.
Minas Gerais – Depois de conquistar a 12ª posição na edição passada, a equipe veterana FSAE-UFSJ, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), aposta em veículo a combustão construído em aço e alumínio, com menor peso e maior capacidade de realizar manobras. “Em relação ao carro do ano passado, nós reduzimos em 11% o seu peso, que passou de 275 kg para 245 kg. Uma das mudanças foi a diminuição do chassi em 52 centímetros para se obter melhor comportamento em curvas”, conta Bárbara Duarte Soares, 23, estudante do 10º período de Engenharia de Produção e capitã da equipe, composta por 20 estudantes. Para a equipe, o projeto é oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. “Temos a necessidade de nos adequar a cronogramas e imprevistos, o que nos capacita para situações do dia a dia de uma empresa”, destaca Bárbara.
O Estado também será representado pelas equipes Cheetah Racing e Cheetah E-Racing, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Campus Itajubá; Fórmula CEFAST, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); Escuderia UFJF, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Fórmula UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Iron Racers, da UNIFEI, campus Itabira.
Rio de Janeiro – Veterana na competição e inscrita na categoria elétrica, a equipe Faraday Racing, composta por 20 estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói, levará um carro mais compacto com design otimizado, que permitiu reduzir o peso do veículo em torno de 10%. “Utilizamos aço no chassi por conta da resistência e fibra de vidro na carenagem em função do custo-benefício, além de baterias de íons-li pela eficiência”, conta Leonardo Sgura, 25, estudante do oitavo período de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, que obteve a oitava colocação em 2015. Para a competição deste ano, a equipe está mais otimista. “Esperamos mostrar no autódromo todo o nosso esforço deste último ano”, diz o capitão.
Também irão representar o Rio de Janeiro as equipes Icarus UFRJ e Minerva E-Racing UFRJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Buffalo, da UFF, campus Niterói; Ufformula, da UFF, campus Volta Redonda; e Alpha, da Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ).
Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para atingir velocidade superior a 100 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. A recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.
A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br), que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro do tipo fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
Provas – Em Piracicaba, os carros serão avaliados por engenheiros da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica até a viabilidade comercial. No dia 25, os veículos devem passar por provas estáticas para inspeção técnica e avaliação de custo, design, freios, ruído e tilt table (inclinação). No dia 26, os estudantes farão as apresentações orais de seus projetos e os veículos enfrentarão provas dinâmicas (prova de aceleração em reta de 75 metros, prova de estabilidade lateral e volta em pista montada por cones). No último dia, haverá a prova mais disputada da competição – o enduro de resistência com 22 km, realizada numa pista travada – que exige muito dos carros e pilotos.
História – Os carros Fórmula SAE surgiram em 1981, nos Estados Unidos. Além de Brasil e Estados Unidos, competições de veículos Fórmula SAE a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria, nos Estados Unidos.
Já as competições de veículos Fórmula SAE elétricos são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além de Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou no circuito em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos EUA. “Por definição as competições estudantis da SAE BRASIL são laboratórios de inovação onde a criatividade é estimulada para a superação de obstáculos por meio de soluções técnicas desenvolvidas por estudantes, um aprendizado extracurricular sem igual”, diz Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
13ª Competição Fórmula SAE BRASIL
Data: 25 a 27 de novembro de 2016
Dia 25 (sexta-feira) – Provas estáticas (inspeção técnica, custo, design, freios, ruído e tilt table) – das 9h às 16h
Dia 26 (sábado) – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e auto cross) – 9h às 16h
Dia 27 (domingo) – Enduro de resistência – das 9h às 12h
Local: ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba/ SP
13ª COMPETIÇÃO FÓRMULA SAE BRASIL
25 a 27 de novembro de 2016 – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – Piracicaba/ SP
Total de equipes inscritas: 50 – sendo 40 na categoria Combustão e 10 na categoria Elétrico
Total de instituições de ensino representadas: 39
10 Estados + DF + Venezuela
(Em 2015, foram 49 equipes – 39 na categoria Combustão e 10 na categoria Elétrico)
EQUIPES FÓRMULA COMBUSTÃO
REGIÃO SUL
Paraná (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Equipe Cataratas Racing Team
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Equipe UFPR Fórmula SAE
Rio Grande do Sul (3 equipes / 3 instituições)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Equipe IFF MotorSports
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Equipe Fórmula UFSM
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Equipe RS Racing UFRGS
Santa Catarina (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) – Equipe Fórmula UNO
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Equipes Fórmula UFSC e Fórmula CEM
REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais (6 equipes / 6 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – Equipe Fórmula CEFAST
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Equipe Escuderia UFJF
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá –Equipe Cheetah Racing
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itabira – Equipe Iron Racers
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Equipe Fórmula UFMG
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – Equipe FSAE-UFSJ
Rio de Janeiro (4 equipes / 4 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) – Equipe Alpha
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Niterói – Equipe Buffalo
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Volta Redonda – Equipe Ufformula
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Equipe Icarus UFRJ
São Paulo (14 equipes / 14 instituições)
Grande São Paulo (4 equipes / 4 instituições)
Centro Universitário da FEI (FEI) – Equipe Fórmula FEI
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) – Equipe Poli Racing
Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá) – Equipe Mauá Racing
Universidade Paulista (UNIP) – Equipe Fórmula UNIP
Interior Paulista (10 equipes / 10 instituições)
Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) – Equipe Sale Racing
Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP) – Equipe ELL Racing
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) – Equipe EESC-USP Fórmula SAE
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – Equipe V8 Racing
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Equipe FSAE-Unicamp
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Bauru – Equipe FEB Racing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Ilha Solteira – Equipe Fênix Racing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Guaratinguetá – Equipe Unesp Racing
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Equipe Fórmula Route UFSCar
Universidade São Francisco (USF) – Equipe San Francisco Racing
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – Equipe Apuama Racing
Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Equipe Carcaroo
REGIÃO NORDESTE
Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Faculdade SENAI CIMATEC – Equipe Tec Racing
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Equipe KRT UFBA
Paraíba (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Equipe Scuderia UFCG
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Equipe Fórmula UFPB
Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Sergipe (UFS) – Equipe Escuderia UFSAE
EXTERIOR
Venezuela (1 equipe / 1 instituição)
Universidad de Oriente – Equipe Tem Fórmula SAE UDO
EQUIPES FÓRMULA ELÉTRICO
REGIÃO SUL
Santa Catarina (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Equipes Ampera – UFSC SAE
REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá –Equipe Cheetah E-Racing
Rio de Janeiro (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Equipe Faraday Racing
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Equipe Minerva E-Racing UFRJ
São Paulo (5 equipes / 5 instituições)
Grande São Paulo (2 equipes / 2 instituições)
Centro Universitário da FEI (FEI) – Equipe Fórmula FEI Elétrico
Universidade Paulista (UNIP) – Equipe Fórmula UNIP Elétrico
Interior (3 equipes / 3 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) – Equipe EESC-USP Tupã
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – Equipe B'Energy Racing
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Equipe Unicamp E-racing
REGIÃO NORDESTE
Paraíba (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Equipe Fórmula-E UFPB
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