Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
31/10/2016
ARTIGO – Metrologia e as fábricas do futuro

* Por Juliano Moraes

Atualmente a metrologia, definida como ciência da medição, é uma das áreas do conhecimento científico com maior aplicabilidade nos meios industriais, presente em inúmeros processos de tomada de decisão. Por representar um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento tecnológico, oferece grande contribuição para o aumento da competitividade na indústria.

Com a chegada da chamada Internet das Coisas e o crescimento da automatização, um novo cenário se desenha dentro das fábricas em todo o mundo. A indústria 4.0 promete revolucionar as linhas de montagem e gerar produtos inovadores e customizados já em futuro próximo, com robôs cada vez mais colaborativos no processo.

Diante deste cenário, novas tecnologias de medição surgem com a missão de reduzir os tempos de análise e aumentar a precisão dos resultados. Exemplo de inovação são os sistemas de medição integrados a linhas de produção (medição in line), que geram vantagens operacionais como a oportunidade de realizar o diagnóstico dimensional da peça logo após a fabricação.

Para a adoção desta e outras tecnologias, a tendência é que aumente a demanda por pessoas com alta qualificação no mercado porque logo o metrologista passará a ter uma função muito mais analítica do que operacional, o que certamente impulsionará a produtividade, de modo a minimizar erros e aumentar a qualidade.

Quem quiser garantir espaço nas fábricas do futuro deverá buscar o aperfeiçoamento de suas competências para desenvolver mais habilidades. Este profissional mais do que nunca precisará estar aberto a mudanças, ter flexibilidade para se adaptar a novas funções e se habituar a uma aprendizagem multidisciplinar e contínua.

Embora ainda um pouco distante do Brasil, esta nova aprendizagem ainda será ditada por uma maior cooperação entre as autopeças e montadoras, organizações que já possuem uma expressiva interdependência e devem desenvolver um relacionamento mais próximo do que somente relações comerciais, em razão da necessidade do desenvolvimento em conjunto das tecnologias.

Esses e outros assuntos serão debatidos por especialistas durante o Simpósio SAE BRASIL de Metrologia 2016, que será realizado na Meritor, em Resende (RJ), dia 30 de novembro. Este é um convite para deixar um pouco de lado a rotina pesada, olhar para frente e se preparar para a competitividade da nossa indústria, que demanda rapidez com qualidade.


* Juliano Moraes é chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Metrologia 2016 e supervisor de Qualidade da MAN Latin America. É mestre em Engenharia de Produção pela UNESP, pós-graduado em Gestão de Projetos pela FGV e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela PUC-Rio.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Juliano Moraes é chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Metrologia 2016
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308