Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
28/11/2016
Nesta quarta-feira (30), em Resende (RJ), SAE BRASIL debate metrologia para fábricas do futuro

Apresentar as tendências tecnológicas do setor, no contexto da Indústria 4.0, é a proposta do encontro

Novas tecnologias de medição industrial agora propõem reduzir o tempo das análises e aumentar a precisão dos resultados. Debater as tendências tecnológicas do setor, no contexto da Indústria 4.0, é o objetivo principal do Simpósio SAE BRASIL de Metrologia 2016, que será realizado nesta quarta-feira, 30, na empresa Meritor, situada no Polo Industrial de Resende, RJ.

“Com a chegada da Internet das Coisas e o crescimento da automatização, a indústria deve revolucionar as linhas de montagens e gerar produtos inovadores e customizados em futuro próximo, com robôs cada vez mais colaborativos no processo”, comenta Juliano Moraes, chairperson do simpósio e supervisor de Qualidade da MAN Latin America.

No cenário de inovações estão sistemas de medição integrados a linhas de produção (medição in line) e ferramentas de medição óptica 3D. “O metrologista passará a ter função muito mais analítica do que operacional, o que certamente impulsionará a produtividade, de modo a minimizar os erros e aumentar a qualidade”, avalia o engenheiro.

Programação – Com o tema “Metrologia na Cadeia de Fornecedores da Indústria da Mobilidade”, o encontro terá sete palestras. Especialistas com largas experiências na área falarão para engenheiros e técnicos que atuam em indústrias, centros de pesquisa e agências governamentais assim como acadêmicos e estudantes de engenharia.

Paulo Roberto Guimarães Couto, chefe do Laboratório de Pressão do Inmetro, abrirá o encontro e discutirá sobre a função dos laboratórios de metrologia no contexto da globalização. Em seguida, Vicente Massaroti, diretor técnico da Vtech, fará avaliação sobre o uso da medição óptica 3D na Indústria 4.0.

Gustavo Daniel Donatelli, ‎diretor executivo do Centro de Metrologia e Instrumentação da Fundação CERTI, falará sobre o controle estatístico de processos para a melhoria contínua da qualidade; e Celso Scaranello, presidente da Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp), discutirá sobre qualificação metrológica.

Depois Rodrigo dos Reis Pereira, da Embraer, abordará o tema “Consumo das Informações em MBD (Model Basead Definition)”. Integração de máquinas de medição por coordenadas a linhas de produção na Manufatura 4.0 será o tema de André Roberto de Sous, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Em seguida, Danilo Lapastini, vice-presidente da Hexagon Manufacturing Intelligence, ministrará palestra focada na Indústria 4.0.

Organizado pela Seção Regional Rio de Janeiro da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Mithermayer Menabó Junior, o encontro recebe patrocínio das empresas 3D Systems, Hexagon, Mitutoyo, Renishaw e Vtech, além de apoio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), Manufatura Inteligente, Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp) e Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM).

“Os simpósios da SAE BRASIL são focados em temas indispensáveis para o desenvolvimento da engenharia da mobilidade e voltados a uma visão das tendências globais da tecnologia de ponta”, diz o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.


PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO SAE BRASIL DE METROLOGIA 2016

09h – Abertura
com Mithermayer Menabó Junior, diretor da Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, e Valdir Lopes Urbaneja, gerente industrial da Meritor.

09h15 – Palestra “A Função de um Laboratório de Metrologia de Acordo com o Contexto de Globalização”, com Paulo Roberto Guimarães Couto, chefe do Laboratório de Pressão do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

10h – Palestra “Medição Óptica 3D – Uso e Aplicação na Indústria Automotiva e na Indústria 4.0”, com Vicente Massaroti, diretor técnico da Vtech.

11h05 – Palestra “CEP e Metrologia: Contribuindo para o Sucesso das Indústrias Brasileiras”, com Gustavo Daniel Donatelli, ‎diretor executivo do Centro de Metrologia e Instrumentação da Fundação CERTI.

11h50 – Palestra “Qualificação Metrológica”, com Celso Scaranello, presidente da Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp).

13h55 – Palestra “Consumo das Informações em MBD (Model Basead Definition)”, com Rodrigo dos Reis Pereira, da Embraer.

14h50 – Palestra “Integração de Máquinas de Medir por Coordenadas na Medição em Linhas de Produção na Manufatura 4.0”, com André Roberto de Sous, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

15h45 – Palestra “A Indústria 4.0 Pode Ser Simples”, com Danilo Lapastini, vice-presidente da Hexagon Manufacturing Intelligence.

16h30 – Encerramento com Juliano Moraes, chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Metrologia 2016.



Simpósio SAE BRASIL de Metrologia 2016
Data: 30 de novembro, das 9h às 16h30.
Local: Meritor – rua Engenheiro Alan da Costa Batista, 100, Polo Industria, Resende - RJ.





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308