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 Release
24/10/2016
Mostra Tecnológica traz avanços na engenharia da mobilidade e destaca conectividade embarcada


AMETEK - Líder global fabricante de instrumentos eletrônicos e equipamentos eletromecânicos presente em mais de 30 países, a AMETEK mostra em apresentação dinâmica o funcionamento dos sistemas HandySCAN, MetraSCAN e HandyPROBE, de digitalização e medição 3D portátil, aplicados à engenharia reversa e inspeção dimensional de peças manufaturadas em quaisquer materiais, cores ou tamanhos. Os sistemas portáteis são de fácil operação, e realizam a digitalização em alta velocidade e com a peça em movimento, dispensando a necessidade de parar a operação para executar essa tarefa.


ARCELORMITTAL – Apresenta em exposição estática peças desenvolvidas para a redução de até 20% do peso do veículo, além de diminuir em 15% as emissões de CO₂ durante a produção e sua vida útil, fabricadas em Usibor®, tipo de aço usado principalmente na produção de peças estruturais críticas para a segurança, como colunas A e B, elementos de reforço (para-choque frontal e traseiro, travessa do teto, longarinas) e túnel do assoalho. O material é a aposta da empresa que se baseia na previsão de um aumento de utilização de aços de alta resistência nos veículos brasileiros dos atuais 6% para 25% até 2025, acompanhando a tendência da indústria automotiva global.


BOSCH – Em apresentação dinâmica embarcada em veículo disponível para teste, destaca soluções em tecnologias voltadas à segurança, eficiência, conectividade e conforto, como o e-Clutch (electronic Clutch System), que aciona eletronicamente a embreagem na troca de marcha realizada manualmente. A tecnologia adiciona características de conforto similares às de um câmbio automático, com o Stop&Go (anda e para em situações de tráfego intenso), Hill Assistance (saída em rampa) e o Park Assistance (assistente de estacionamento que possibilita engatar a primeira marcha e a ré sem pisar na embreagem), com economia de combustível de até 5% em circuito misto entre cidade e estrada.

DASSAULT SYSTÈMES – Mostra, em vídeo, sua Plataforma 3DEXPERIENCE, que permite a integração das etapas de criar, simular, testar e validar produtos, processos, serviços e experiências em ambientes virtuais 3D, obtendo competitividade por meio da inovação sustentável. Os visitantes poderão também participar de experiências de realidade virtual por meio do uso de óculos 3D, que remetem ao foco das soluções da Dassault. Entre as vantagens da solução estão a aceleração do ciclo de inovação de produtos com redução de custos e riscos associados; a redução de prazos e custos no lançamento de produtos; mais eficiência e produtividade na Manufatura; a redução do custo da qualidade, entre outras.


EDAG – Apresenta virtualmente o protótipo Soulmate, smart car exibido em primeira mão no Salão de Genebra 2016, totalmente integrado ao mundo digital das pessoas. Criado pela EDAG e pela Bosch, o Soulmate mostra as possiblidades a bordo de um carro conectado e como a tecnologia pode mudar o relacionamento entre o veículo e o motorista. O protótipo é um apelo também para uma nova forma de construção automobilística, com tecnologias revolucionárias em impressão 3D da manufatura generativa (conceito que trata da construção digital de produtos a partir de parâmetros pré-estabelecidos). Entre as funcionalidades, o acesso direto e sem exceções a serviços online e aplicativos de smartphones e direção por meio de displays com percepção de tato e gestos, entre outras. O exterior do Soulmate se apresenta tão orientado ao futuro quanto seu interior. A carroceria do roadster é baseada numa estrutura biônica de esqueleto, revestida com tecido, que permitiu aos desenvolvedores da EDAG iluminar de forma extensiva o interior e exterior do veículo. O Soulmate interage de forma inteligente com o motorista e também com o mundo exterior.


EMICOL - Empresa brasileira voltada ao desenvolvimento, produção e comercialização de controles e componentes eletrônicos, eletromecânicos, injetados e sobre injetados de termoplásticos e termofixos e estampados para os mais diversos segmentos de mercado atuando e presente em mais de 30 países, fornecedora dos principais sistemistas automotivos tais como Bosch, Denso, Magnetti Marelli, Valeo entre outros, traz componentes de engenharia que mostram a importância da verticalização para garantir a qualidade, flexibilidade e excelência requerida na indústria automotiva.


HERE – Destaca o HD Live Map, solução tecnológica voltada para a condução autônoma. São mapas 3D de alta precisão com informações detalhadas sobre o terreno e condições das vias para que os carros autônomos tomem decisões assertivas. Outras tencologias são o True Car, o carro de mapeamento que capta imagens em 360° graus e recolhe os dados que são representados nos mapas, o Mobile SDK, plataforma de localização móvel e customizável com sistema de roteirização multimodal para navegação de pedestres, carros, transportes públicos e caminhões que informa sobre zonas e horários de restrições de circulação, congestionamentos, altura de pontes e passarelas, peso máximo por eixo, custos de viagem e monitoramento.
Na área de soluções de trânsito a empresa mostra o Real-Time Traffic – que atualiza informações a cada minuto sobre as condições do tráfego, acidentes e obras no viário; o Predictive Traffic, auxiliar no planejamento de viagens com dados precisos do tempo de deslocamento, por meio do histórico de fluxo de tráfego; o Traffic Patterns, para empresas de logística e desenvolvedores de soluções de navegação, informa a velocidade média em 82 países, considerando todos os tipos de via, além de rotas alternativas e estimativas de tempo de viagem; e o Traffic Analytics – oferece retrato fiel das vias da cidade que permite que governos e empresas decisões assertivas sobre construção de estradas e do redirecionamento de tráfego, além de auxiliar na gestão da rede rodoviária.


JETRO – Em participação inédita, 12 empresas japonesas vão expor seus produtos na Mostra Tecnológica do Congresso SAE Brasil no Pavilhão Japonês, coordenado pela JETRO. Trata-se de uma missão empresarial do setor automotivo do Japão interessada em conhecer o mercado brasileiro para detectar oportunidades de negócios com objetivo de investimentos para a localização de produtos e expansão de atividades no País. A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério da Economia, Comércio Exterior e Indústria do Japão (METI) e a JETRO. Na agenda da delegação japonesa estão programadas visitas técnicas e reuniões de negócios na Mostra Tecnológica do Congresso nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Entre as empresas participantes estão: Daifuku Co., Furukawa do Brasil, KBK do Brasil, Mitsuba Corporation, Nifast do Brasil, Nitto Denko Corporation, OSG, Shinko Kikki Co., Three Bond do Brasil, Tosei Brasil, Usui Kokusai Sangyo Kaisha, e Yushiro do Brasil.

MAN - Apresenta duas inovações de sua operação no Brasil: em maquete de 2,30 metros por 0,90 m, impressa em 3D, seu campo de provas na fábrica de Resende (RJ) o primeiro projetado e construído para testes de veículos comerciais do Grupo VW na América do Sul; e em demonstração virtual, as novas funcionalidades do Volksnet, tecnologia de telemetria para gerenciamento, monitoramento e rastreamento de frota de modelos Volkswagen. Trata-se de ferramenta completa focada no ganho de produtividade e na redução de custos que pode alcançar até 20%, segundo testes iniciais, e auxilia no controle de emissões.


MARCOPOLO – Traz protótipo, ainda em testes, da Antisleep Seat, poltrona antissono desenvolvida pelo Innovation Center da empresa em parceria com o CEMSA – Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes e a Woodbridge, que desenvolveram em conjunto a patente do sistema de monitoramento de fadiga para motoristas, por meio de estímulos distração mecânica e fisiológica provocados pela poltrona. O objetivo é prolongar o estado de alerta e atuar durante as fases de sonolência e fadiga do motorista de veículos pesados (ônibus e caminhões). Os distratores atuam para evitar a fadiga, por meio de estímulos de áudio, vibração eletromecânica, refrigeração e aquecimento, além de provocar o estresse térmico, reduzindo assim a sonolência e promovendo o estado de alerta.

Os testes finais e apresentação da poltrona a clientes e operadores estão previstos para ocorrer entre o final de 2016 e início de 2017.

MERCEDES BENZ – Apresenta automóvel S63 Coupe e um caminhão Actros 2651 Mega Space Segurança. S63 Coupe é o último modelo beneficiado pela implementação sistemática da estratégia AMG Lightweight Performance, com redução de peso de 65kg, obtida pelo uso de rodas de liga forjada, bateria leve de íons de lítio e da otimização do peso do sistema de freios compostos AMG de alta performance, entre outras medidas. Além disso, toda a parte externa e a dianteira da carroceria são feitas de alumínio.

São destaques no caminhão Actros tecnologias avançadas em sistemas de segurança, como: Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), que utiliza diversos sistemas do veículo para diminuir os impactos de um eventual acidente. Quando detecta situação de risco, o sistema reduz a velocidade do caminhão; avalia as condições do tráfego à frente, bem como as velocidades dos veículos. Se há risco de colisão, o ABA ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, quando necessário, realiza freada de emergência.

Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System) que, com uma câmera especialmente montada no parabrisa, detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada à direita e à esquerda. Um alerta sonoro avisa o motorista se o veículo se move para fora dessa via, aumentando a segurança de circulação;

Sistema de Controle de Proximidade (Proximity Control System), sensor de radar localizado no parachoque, que monitora o tráfego à frente. Com base na velocidade dos demais veículos e na distância do caminhão em relação ao veículo da frente, a unidade adequa a velocidade do caminhão às variações do tráfego, mantendo uma distância segura. O sistema monitora distâncias entre 15 e 150 metros, indicando-as no painel.


SCHAEFFLER BRASIL – Em displays mostra em exposição estática o conceito batizado Mobility for Tomorrow, soluções para o futuro da mobilidade para a otimização do desempenho de veículos com sistemas inovadores de motor, transmissão e chassi, focados em eficiência energética. São eles:
- Acionamento de Acessórios por Correia (FEAD), composto por polias plásticas, metálicas, desaclopadora e tensionadores, para a minimização de perdas por atrito. Ajusta automaticamente a tensão mantendo-a praticamente constante durante toda a vida do sistema, com vantagens de compensação do alongamento e desgaste da correia pelo comportamento térmico dos componentes do sistema, redução dos picos dinâmicos de força e minimização de deslizamento, ruído e vibrações;

- Variador de fase do eixo de comando (VCP), sistema de válvula variável que contribui com o processo de combustão, reduzindo perdas e melhorando o rendimento, o que reverte também em menos consumo de combustível e redução de emissões;

- Rolamento 3ª geração, com integração dos flanges para o disco de freio, roda e alojamento, permitindo ajuste preciso da folga axial durante a produção, prolongando a vida útil da peça. De fácil integração ao sistema ABS, permite pré-carga predefinida sem interferência do processo de montagem, redução de falhas de montagem e do custo logístico;

- Coluna de Direção com rolamentos que suportam esforços do sistema sem folgas indesejáveis no volante, com mais precisão, conforto na dirigibilidade e baixo torque de giro;

- Shift Tower, solução tecnológica na qual são eliminados vários componentes individuais, materiais de fixação e etapas de montagem, que oferece diferenciais ao sistema de transmissão dos veículos, como mais conforto ao dirigir com mais precisão nos movimentos de engate e seleção de marchas, e melhor desempenho.


THYSSENKRUPP – Em apresentação estática, mostra protótipo em tamanho original de coluna de direção com assistência elétrica (C-EPS) importada da China, cuja nacionalização está prevista para 2018, e outras aplicações de sistemas de direção com assistência elétrica, tais como R-EPS, atualmente produzidos pela Thyssenkrupp na Alemanha, França, e EUA, que contribuem para melhorar a eficiência energética por meio de tecnologia Power on-demand, com possibilidades de modulação da assistência e novas funcionalidades como park assist, lane assist, e compensação de ventos laterais, entre outras. Concebidos em conceito modular para dar flexibilidade à aplicação, esses sistemas de direção atenderão carros autônomos e estarão conectados a diversas funções do veículo, incluindo frenagem automática e leitura do ambiente, com radares e câmeras, com informações coletadas do próprio veículo e do ambiente, analisadas em unidades de processamento (ECUs).

Também apresenta componentes importados em fibra de carbono, de baixo peso e design otimizado, desenvolvidos para veículos de passeio de pequeno e médio porte para otimização da resistência estrutural com redução de peso


HUB TECNOLÓGICO

Integrado à Mostra o 25º Congresso SAE BRASIL inaugura o HUB Tecnológico, espaço exclusivo para a interação de empresas com seus públicos de interesse. Inspirado na experiência bem sucedida da SAE International, e tendo na flexibilidade sua principal característica, o espaço dispõe de telão e auditório e terá a participação de 31 empresas, entre usuários, tradicionais desenvolvedoras de tecnologia e startups, que vão mostrar seus projetos durante os três dias do Congresso.
A programação do HUB se estende pelos três dias do Congresso. Confira:


PROGRAMAÇÃO
DIA 25 DE OUTUBRO/ TERÇA-FEIRA

VIVO – Como a conectividade está impulsionando o futuro do carro? Das 11h15 às 11h45.

BMW GROUP – BMW Connected. Das 12h às 12h30.

SABIC – Como as soluções da SABIC estão viabilizando a localização de componentes e substituição de materiais termofixos, com redução de custos e massa. Das 12h45 às 13h15.

MAGNETI MARELLI – Sistema automatizado de Validação OBD1. Das 13h30 às 14h.

KONKER – Arquitetura de alto desempenho para Internet das Coisas. Das 14h15 às 14h45.

BOSCH – Das 15h às 15h30.

HERE – Enriquecendo a experiência ao dirigir – Explorando as tecnologias por trás do sistema de navegação. Das 15h45 às 16h15.

THYSSENKRUPP – Steering column, EPS-electric powered system, trends and modular column, carbon fiber components - General view at Thyssenkrupp. Das 16h30 às 17h45.

EMBRAPII – Um novo modelo de apoio à inovação. Das 18h às 20h.

OMNICOMM – Como crescer em telemática de frotas? Controle de combustível é a solução. Das 18h45 às 19h15.

TEC-EASE – Reduzindo custos com o GD&T (Dimensionamento Geométrico e Tolerâncias). Das 19h30 às 20h.


DIA 26 DE OUTUBRO/ QUARTA-FEIRA

APEX BRASIL – Realiza a segunda edição do evento “Corporate Venture in Brasil”, com o objetivo facilitar o encontro de grandes multinacionais interessadas em inovação e pequenos empresários e empreendedores que desenvolvem novas soluções no Brasil. Das 9h às 12h.

APPLUS IDIADA– Innovative Services at Passive Safety. Das 12h45 às 13h45.

DELPHI RoadRunner – Conheça o carro autônomo da Delphi. Das 14h às 14h30.

TRUMPF – Manufatura aditiva e aplicações na indústria automotiva. Das 14h45 às 15h15.

BOSCH – Das 15h30 às 16h.

STRATASYS – Aplicação da impressão 3D na área automobilística – vantagem competitiva. Das 16h15 às 16h45.

HERE – Enriquecendo a experiência ao dirigir – Da direção assistida ao carro autônomo. Das 17h às 17h30.

BMW GROUP BRASIL – BMW Connected - Das 17h45 às 18h15.


DIA 27 DE OUTUBRO/ QUINTA-FEIRA

OMNICOMM – Onde a Telemática vai: Ameaças e oportunidades. Das 9h às 9h30.

KONKER – A democratização da Internet das Coisas. Das 9h50 às 10h20.

HERE – Enriquecendo a experiência ao dirigir – Soluções para o segmento de caminhões. Das 10h40 às 11h10.

EMBRAPII – Um novo modelo de apoio à inovação. Das 11h30 às 12h.

BMW GROUP BRASIL – BMW Connected - Das 12h20 as 12h50.

SABIC – Mais segurança e redução de peso proporcionadas por soluções SABIC na indústria automotiva – Soluções em plásticos de engenharia para a substituição do aço de estampagem a quente em reforços de carroceria e absorvedores de energia visando redução de peso e maior segurança dos ocupantes do veículo. Das 13h10 às 13h40.

APPLUS IDIADA – Advances and challenges in Automated Driving. 14h as 14h30.

APPLUS IDIADA – Automotive development with ISO 26262 in the real world. 14h30 às 15h.

BOSCH - Das 15h15 às 15h45

STRATASYS – Aplicação da impressão 3D na área automobilística – vantagem competitiva. Das 16h às 16h30.

OMNICOMM – Como crescer em telemática de frotas? Controle de combustível é a solução. Das 16h45 às 17h15.

DELPHI RoadRunner + Rodada de RH- Carro autônomo da Delphi. Das 17h30 às 18h30.

PROGRAMA FORMARE - Das 18h45 às 19h15.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
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Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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