Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
JORNALISTA

PARA ANTECIPAR O CREDENCIAMENTO ACESSE

http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/1444/auth

OU NA RECEPÇÃO DO EVENTO
GUICHÊ IMPRENSA

 Release
24/10/2016
Sugestão de Pauta - 25º Congresso SAE BRASIL abre amanhã em São Paulo

Caro pauteiro,

AMANHÃ, dia 25, começa no Expo Center Norte, em São Paulo o Congresso SAE BRASIL, o segundo mais importante encontro de engenheiros e tecnologias na área da mobilidade do mundo, após o de Detroit, e que comemora sua 25ª edição. O evento abre às 10h, com a presença do ministro da Fazenda Henrique Meirelles, entre outras autoridades.

Com 16 fóruns, 102 apresentações técnicas e Mostra Tecnológica, o SAE BRASIL vai mostrar ao vivo os últimos desenvolvimentos da engenharia brasileira no setor automotivo para os veículos do futuro, mais conectados e dotados de sistemas inteligentes que ajudam os motoristas nos deslocamentos nas grandes cidades. São muitas tecnologias avançadas e prontas para as montadoras embutirem nos carros dos próximos anos.

Algumas tecnologias que rendem boas imagens:

1 - Protótipo de poltrona antissono, ainda não lançada no mercado, que não deixa o motorista dormir ao volante e emite estímulos sonoros, de vibração, e de mudança de temperatura para prolongar o estado de alerta de condutores de caminhões e ônibus, para evitar acidentes. Equipada com módulo que recebe dados sobre o estado de fadiga do motorista e os seus reflexos, a poltrona está ainda em fase de testes e será mostrada em primeira mão no congresso pela Marcopolo.

Veículo equipado com tecnologias que:
acionam eletronicamente a embreagem na troca manual de marcha, dando conforto similar ao do câmbio automático (e-clutch);

desligam o motor se o veículo estiver parado, em um congestionamento ou semáforo (start-stop) gerando redução de consumo de combustível e de emissão de poluentes;

não deixam o carro descer na saída da rampa (hill assistance);

ajudam o motorista a estacionar (park assistance) possibilitando o engate da primeira marcha e da ré sem a necessidade de pisar na embreagem.

Essas tecnologias podem dar economia de combustível de até 5% em trajetos mistos de cidade e rodovia. Tudo da Bosch. Disponível para teste no local.

2 - Carro (True Car) que capta imagens em 360° graus para reprodução em mapas 3D de alta precisão com informações detalhadas sobre condições de solo das vias para veículos autônomos tomarem decisões certas; tecnologias de navegação para pedestres, carros, transportes públicos e caminhões, mostradas em vídeo que informam sobre zonas e horários de restrições de circulação, congestionamentos, altura de pontes e passarelas, peso máximo por eixo, custos de viagem e monitoramento (segurança); tecnologias que atualizam informações em tempo real sobre as condições do tráfego, acidentes e obras na via, planejam viagem e dão rotas alternativas oferecendo retrato fiel das vias da cidade. Da Here.

3- Automóvel Mercedes com redução de peso de 65 kg obtida pelo uso de rodas especiais, bateria leve e sistema de freios de alto desempenho, além de parte da carroceria em alumínio; e caminhão com tecnologias avançadas em segurança, como freios que detectam situação de risco e reduzem a velocidade do veículo, avaliam o tráfego à frente e emitem alerta sonoro e visual quando há risco de colisão.

4- Peças desenvolvidas para a redução de até 20% do peso do veículo, além de diminuir em 15% as emissões de CO₂ durante a produção e sua vida útil, fabricadas em um novo tipo de aço, material que é aposta das empresas com base na previsão de aumento do uso de aços de alta resistência nos veículos brasileiros dos atuais 6% para 25% até 2025, acompanhando a tendência da indústria automotiva global. ArcelorMittal


5- Carro do futuro, protótipo em apresentação virtual de carro exibido no Salão de Genebra 2016, que mostra tecnologias de acesso direto e sem exceções a serviços online e aplicativos de smartphones, além de direção por meio de displays com percepção de tato e gestos. A carroceria é baseada numa estrutura biônica de esqueleto, revestida com tecido. O carro interage de forma inteligente com o motorista e também com o mundo exterior. EDAG

25º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade - “A Engenharia Criando a Mobilidade do Futuro - Intermodalidade - Conectividade - Veículos e Sistemas Inteligentes”

Data: 25 a 27 de outubro - das 8h30 às 20h30
Local: Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Julia Natulini – julia@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 99658-5828 - 94984-9581
www.companhiadeimprensa.com.br/assessoria

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308