Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
21/10/2016
ARTIGO - Conectividade veicular e convergência da informação

*por Thiago Negretti

O mundo está mudando radicalmente. O conceito de automação de atividades e processos toma novo rumo para um mundo digital em que empresas, indústrias, veículos, objetos em geral e até pessoas participam dessa revolução como integrantes e integrados aos conceitos envolvidos.

Estar mais conectado aos consumidores finais, atender suas necessidades na hora em que precisam e da forma mais simples e são requisitos comuns ao planejamento estratégico das corporações para a melhoria de desempenho e competitividade. Isso significa unir a tecnologia aos conhecimentos mais avançados, como os aplicados aos equipamentos celulares e wearables, entre outros, e também à engenharia, e à estratégia de negócios, tudo em um só foco.

Em consequência a mobilidade e própria indústria passarão por grande transformação, que exigirá a discussão intensa de conceitos como fábrica digital, veículos e caminhões conectados e absorvidos na intermodalidade física e virtual, transportes e logística, prevenção e cuidados de saúde, agronegócio, entre muitas outras aplicações.

Por sua pujança, tamanho da população e da frota de veículos, o Brasil é um dos países de maior potencial para essas soluções. Porém, não são poucos os entraves sociais, econômicos e políticos, bem como os desafios básicos na infraestrutura do País para que tais conexões se transformem em realidade.
Os desafios do futuro já estão aí e com intuito de fomentar esse debate o painel Tecnologia da Informação do 25º Congresso SAE BRASIL reunirá os melhores especialistas da indústria da mobilidade brasileira e internacional.

Um bom exemplo desse futuro é a LoRaWAN, a Internet das Coisas (IoT) global para um mundo mais seguro e sustentável, uma especificação de baixa potência Wide Area Network (LPWAN) destinada à bateria sem fio em rede regional, nacional ou global, com requisitos essenciais de IoT tais como serviços de comunicação bidirecional, de mobilidade e localização segura. Essa norma é capaz de fornecer interoperabilidade perfeita entre “coisas inteligentes” sem a necessidade de instalações locais complexas e com liberdade total a usuários e desenvolvedores.

As soluções de conectividade para caminhões configuram outro ponto fundamental para a mobilidade. O crescente arsenal de computação nos caminhões pesados, com aumento da capacidade de banda de redes celulares e a troca direta de dados entre os veículos na estrada e a infraestrutura, estão conectando cada dia mais a montadora e o fornecedor, o mercado e os clientes. Já é possível monitorar o comportamento do veículo e do motorista, e todos os sistemas incluídos, em tempo real, e ainda usar essa informação em serviços avançados para clientes.

A tecnologia da conectividade não conhece fronteiras para a inovação e avança rapidamente para a inclusão de localidades remotas. Uma empresa brasileira criou solução que viabiliza aos médicos fazerem diagnósticos de doenças por meio de imagens digitais ou digitalizáveis, em ambientes hostis, locais onde o custo do profissional médico inviabilizaria o laudo.

A história da evolução tecnológica segue vigorosamente por mais diversas áreas. No Agronegócio, responsável por 23% do PIB do Brasil, a mecanização e agricultura de precisão são realidade, e a conectividade e a IoT chegaram ao campo brasileiro, somando produtividade em atividades onde ainda é aplicada a mecanização tradicional.

Até pouco tempo atrás, empresas de Tecnologia da Informação (TI) nem imaginavam um dia desenvolver e implantar tecnologias inovadoras para ajudar pequenos, médios e grandes produtores agrícolas a administrar a produção e concretizar seus sonhos. Hoje a TI auxilia nas principais decisões de negócios, definindo a melhor época para o plantio e o cultivo de produtos sem prejuízos ao meio ambiente, promovendo o acompanhamento remoto da produção de qualquer lugar, a qualquer momento.

*Thiago Negretti é co-chairperson do Comitê Tecnologia de Informação do 25º Congresso SAE BRASIL



25º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade –
Data: 25 a 27 de outubro - das 8h30 às 20h30
Local: Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho – rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP

Painel TI – “Convergência da Informação na Conectividade Veicular”
Data: 26 de outubro, 11h – Auditório SAE BRASIL



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308