Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/08/2016
UNIFEI sediará em 2017 1ª Competição SAE BRASIL Helidesign

Competição de aeronaves com asas rotativas tipo drone é destinada a estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio

São Paulo – A primeira Competição SAE BRASIL Helidesign, iniciativa de caráter educacional voltada para alunos do ensino técnico profissional de nível médio, que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2017, será realizada no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Itajubá, Minas Gerais. A Competição desafia estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio a desenvolverem sistemas embarcados em aeronaves de asas rotativas remotamente controladas (drones).

A UNIFEI dispõe de instalações adequadas para a realização de todas as etapas prevista na Competição, da Cerimônia de Abertura às provas teóricas (Competição de Projeto) e práticas (Competição de Voo). A universidade também acumula relevante histórico de atividades de pesquisa e desenvolvimento nas disciplinas de eletrônica, mecatrônica e robótica, que abrangem aplicações de veículos aéreos não tripulados (VANTs) e, mais particularmente, drones.

O processo de escolha da UNIFEI começou em maio passado com uma primeira visita de representantes da SAE BRASIL ao professor Alexandre Carlos Brandão Ramos e aos integrantes da equipe Black Bee Drones, sob sua coordenação e que teve sequência com novos contatos e consultas entre dirigentes da universidade e a associação de engenheiros.

“É uma honra e satisfação para a SAE BRASIL poder contar com o apoio de uma instituição de reconhecida capacidade e prestígio como a UNIFEI, que abrigará em suas dependências a 1ª Competição Helidesign, fator de crucial importância para mais esta iniciativa educacional da SAE BRASIL, que vem se somar a outras competições de sucesso, que são os Projetos Baja SAE, AeroDesign, Demoiselle e Fórmula SAE”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

“Sediar a 1ª Competição SAE BRASIL Helidesign no nosso campus sede em Itajubá está em total alinhamento e sincronia com o perfil tecnológico e a missão da UNIFEI, que é a formação, geração e aplicação de tecnologia com responsabilidade social dentro de um contexto regional, nacional e internacional. E temos a certeza que esse evento será uma oportunidade ímpar para despertarmos em muitos jovens o interesse em trilhar carreiras nas áreas tecnológicas e de engenharia”, declara o professor doutor Dagoberto Alves de Almeida, reitor da UNIFEI.

O Projeto SAE BRASIL Helidesign conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES).

O Projeto - O Projeto Helidesign tem por objetivo estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Equipes integradas por até 15 alunos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, deverão desenvolver sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de tarefas (ou missões) que constituem o desafio técnico da Competição, segundo requisitos detalhados no Regulamento da Competição.

O drone deverá seguir modelo padronizado, com características definidas em Regulamento e de valor acessível às equipes concorrentes. Os sistemas de bordo, desenvolvidos a partir de dispositivos e componentes eletrônicos disponíveis no mercado, deverão resultar do talento, capacidade criativa e dedicação de cada equipe.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
UNIFEI desenvolveu vocação e perfil tecnológico reconhecidos nacional e internacionalmente
Competição será realizada no campus principal da universidade
Complexo desportivo da UNIFEI se adequa de forma perfeita aos requisitos da Competição de Voo
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308