Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/08/2016
Diretor da CD-Adapco abordará inovações no desenvolvimento de aeronaves

Durrell Rittenberg participará do 14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações, que será realizado quarta e quinta-feira (10 e 11), em São Paulo

Discutir novas simulações para o desenvolvimento de aeronaves mais seguras. Este será o foco de Durrell Rittenberg, diretor de Defesa da CD-Adapco, que participará do 14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações. O encontro será realizado quarta e quinta-feira (10 e 11), no Sheraton São Paulo WTC Hotel (avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo), em São Paulo.

Na palestra, Durrell Rittenberg falará sobre a evolução da tecnologia, que vem modificando o desenvolvimento de modernas aeronaves. “Há algum tempo seria impossível criar aeronaves inteiras em ambiente virtual e incluir praticamente todos os fenômenos físicos que estas precisam suportar, mas empresas líderes já estão conseguindo isso, principalmente por conta da disponibilidade de supercomputadores”, comenta Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.

Durrell Rittenberg é diretor de Defesa da CD-Adapco e possui pós-doutorado em físico-química pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, onde estudou design, modelagem e caracterização de materiais avançados. Há mais de 15 anos também trabalha com grupos de engenharia para alavancar métodos de simulação no processo de design.

Durrell Rittenberg ministrará a palestra na quinta-feira (11), às 10h35. Veja a programação completa do encontro:


PROGRAMAÇÃO

10 DE AGOSTO


8h30 – Abertura com Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.

8h50 – Palestra “Simulação de Corpos Rígidos: Estado da Arte e Direções Futuras”, com Rajiv Rampalli, vice-presidente de Desenvolvimento de Software da Altair (EUA).

09h40 – Palestra “Avaliação Numérico-Experimental de Modelo Elasto-Plástico com Dano Dúctil Aplicado no Projeto de Blindagem de Chapas Metálicas”, com Bruno Cesar Pockszevnicki, supervisor FEA da Vision Graphic Design.

10h15 – Palestra “Como Usar GPS como Sistema Inercial de Referência para Testes de Dinâmica Veicular e ADAS”, com Dr. Bertold Huber, diretor da GeneSys (Alemanha).

11h10 – Palestra “Desafios no Desenvolvimento de Sistemas de Radares Automotivos e das Tecnologias de V2V”, com Scott Stanton, diretor de Tecnologias Avançadas da Ansys (EUA).

12h – Palestra “Simulações e Testes no Desenvolvimento Ótico de Lâmpadas Automotivas”, com Carlos Alberto Leite de Moura, técnico de Iluminação da Arteb.

12h25 – Palestra “Comparação da Severidade entre Rotas para uma Estrutura de Carcaça de Eixo”, com Fabio Andreassa Guedes Cezar, engenheiro sênior de Produto da Meritor.

14h20 – Palestra “Teste e Desenvolvimento de Ethernet Automotiva – Alcançando Qualidade e Interoperabilidade por meio de Testes Padronizados”, com Colt Correa, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Intrepid Control Systems (EUA).

15h10 – Palestra “Utilizando Espectro de Dano Fadiga para Acelerar Testes com Correlação do Ambiente do Usuário Final”, com John VanBaren, presidente da Vibration Research (EUA).

15h35 – Palestra “Influência do Processo de Manufatura na Otimização Topológica de Componentes”, com Tadeus Rossetti Marchesi, especialista técnico em Projetos de Produto da Cummins.

16h25 – Palestra “Cadeia de Ferramentas XIL Otimizada para Teste e Benchmarking de Emissões Reais (RDE) desde os Primeiros Estágios de Desenvolvimento até o Primeiro Protótipo no Campo de Provas”, com Klaus Stähle, diretor da Stähle GmbH (Alemanha).

17h15 – Palestra “Otimização do Chassi de uma Colheitadeira de Cana – Redução Significativa do Tempo de Trabalho Usando Simulação Numérica e Movendo Testes do Campo para o Laboratório”, com José Celso Mazarin, diretor de Operações da SMARTtech.

17h35 – Palestra “Comparativo da Eficiência entre ABS 4S/4M e ABS 4S/3M”, com Luís Fernando Nuss de Souza, engenheiro de Produto da Volkswagen.

17h50 – Encerramento com Plínio Cabral, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.


11 DE AGOSTO

8h30 – Abertura com Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.

9h – Palestra “Impacto em Estruturas e Segurança Veicular”, com Marcilio Alves, professor Ph.D da Universidade de São Paulo (USP).

9h45 – Palestra “Metodologia para Análise de Resistência à Fadiga do Conjunto Roda e Cubo e Integridade de suas Uniões Aparafusadas por meio de Simulação Numérica e Comprovação Experimental”, com Flavio Arcanjo Santana, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Daimler.

10h35 – Palestra“O Impacto das Simulações Multifísicas Modernas na Melhoria do Projeto de Sistemas Aeronáuticos”, com Durrell Rittenberg, diretor de Defesa da CD-Adapco.

11h25 – Palestra “Conceitos Aplicados de Design for Testability no Desenvolvimento de Produto – Programa KC-390”, com Antonio Carlos Ribeiro Neto, engenheiro de Manufatura da Embraer.

11h45 – Palestra “Teste e Simulação de Softwares Embarcados”, com Hardikkumar Bhikhubhai Lad, engenheiro de Software da KPIT Technologies.

13h20 – Palestra “Ferramentas para Engenharia e Testes de Multi-veículos”, com Colt Correa, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Intrepid Control Systems (EUA).

13h40 – Palestra “Estado da Arte da Simulação Numérica de Processos de Manufatura: Estampagem, Montagem e Soldagem”, com Arthur Camanho, gerente da ESI para América do Sul.

14h10 – Palestra “Simulação Orientando a Inovação – Indústria 4.0”, com Keshav Sundaresh, diretor global da Altair. (EUA).

14h30 – Palestra “Visão do Futuro de Testes e Simulações”, com Sidnei Tarelow, coordenador de Vendas da MTS.

15h30 – Palestra "Metodologias de Testes da AVL", com Maurilio Cassiani, engenheiro sênior de Calibração de Powertrain da AVL.

15h50 – Palestra “Como Usar GPS como Sistema Inercial de Referência para Testes de Dinâmica Veicular e ADAS”, com Dr. Bertold Huber, diretor da GeneSys (Alemanha).

17h – Encerramento com Plínio Cabral, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.


14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações
Data: dias 10 e 11 de agosto, a partir das 8h30.
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo, São Paulo – SP






Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308