Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
01/08/2016
Equipe Black Bee Drones apoia Projeto SAE BRASIL Helidesign

Projeto Helidesign lançado em julho culminará na realização de nova competição de aeronaves, agora de asas rotativas tipo drone

São Paulo – O Projeto Helidesign, anunciado em julho pela SAE BRASIL e que será lançado em 2017, conta com importante apoio da equipe Black Bee Drones, integrada por alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). A equipe tem por objetivo o desenvolvimento de aeronaves não tripuladas, capazes de realizar missões complexas que requerem elevado nível de inteligência artificial. É integrada por 33 alunos, organizados em equipes de Gestão, Eletrônica e Mecânica.

A Black Bee Drones originou-se de projeto de pesquisa criado em meados de 2014, pelo professor doutor Alexandre Carlos Brandão Ramos, que atualmente é o coordenador da equipe. O trabalho de pesquisa se transformou em Projeto de Competição Tecnológica no segundo semestre de 2015.

No mesmo ano a equipe participou pela primeira vez da International Micro Air Vehicles (IMAV) Competition, realizada em Aachen, na Alemanha. Na competição alemã a Black Bee Drones conquistou o terceiro lugar, tendo sido alvo de elogios dos organizadores, que ficaram surpresos por uma equipe de origem tão distante ter logrado sucesso logo em sua primeira participação, acrescido do fato de todos os integrantes serem alunos de graduação. As demais equipes concorrentes incluíam alunos de mestrado e doutorado.

Com isso a equipe, além da conquista do troféu correspondente ao terceiro lugar, fez jus a uma premiação especial conferida pela organização do evento, juntamente com seis licenças dos softwares MATLAB e Simulink.

Mestrado - Além da competição, a IMAV inclui uma conferência, com apresentações de diversos trabalhos e artigos relacionados com o tema de veículos aéreos não tripulados. Em 2015, um dos integrantes da equipe Black Bee Drones apresentou trabalho que hoje faz parte de sua tese de mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação, junto à UNIFEI.

A contribuição da equipe Black Bee Drones à competição certamente irá, e muito, ajudar no sucesso do Projeto SAE BRASIL Helidesign, que inicialmente englobará estudantes de institutos federais de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, num total de 10 instituições. A ideia é que forneçam ensinamentos e subsídios para a expansão geográfica em plano nacional, desejada para futuras edições.

No Brasil a competição terá três dias de duração e será realizada no primeiro semestre de 2017 em Itajubá, MG.

O Projeto - O Projeto Helidesign tem por objetivo estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Equipes integradas por até 15 alunos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, deverão desenvolver sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de tarefas (ou missões) que constituem o desafio técnico da Competição, segundo requisitos detalhados no Regulamento.

O drone deverá seguir modelo padronizado, com características definidas em Regulamento e de valor acessível às equipes concorrentes. Os sistemas de bordo, desenvolvidos a partir de dispositivos e componentes eletrônicos disponíveis no mercado, deverão resultar do talento, capacidade criativa e dedicação de cada equipe.

“O conhecimento e experiência acumulados em mais de duas décadas de realização de competições estudantis da SAE BRASIL serão utilizados na formulação e realização do Projeto Helidesign, constituindo-se em garantia do sucesso da nova iniciativa, em benefício de alunos e professores do ensino profissional de nível médio”, declara Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308