Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
14/09/2016
IQA realiza 4º Fórum da Qualidade Automotiva nesta segunda-feira

Em sua quarta edição, encontro reunirá lideranças de toda a cadeia nesta segunda-feira (19), no Centro de Convenções Milenium, em SP

“A Qualidade do Setor Automotivo para Competir no Mercado Global”. Este é o mote do 4º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, que será realizado nesta segunda-feira (19), no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo. O encontro é promovido pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor.

Reconhecido como principal encontro brasileiro de discussão sobre qualidade no setor automotivo, o fórum reunirá lideranças de todos os elos da cadeia – montadoras, autopeças, distribuidores, oficinas, concessionárias, entidades setoriais, consultorias e governo – para debater a qualidade como requisito para competição no mercado global de veículos. (Veja abaixo a programação completa)

Mario Guitti, superintendente do IQA, avalia o fórum como oportunidade de ouvir a cadeia automotiva como um todo e fazer interface entre todos os segmentos. “Os problemas decorrentes deste período de crise vão além da queda nas vendas, pois afetam também a fabricação de peças e veículos. As dificuldades precisam ser colocadas à mesa para que providências sejam tomadas”, enfatiza o engenheiro.

O 4º Fórum IQA da Qualidade Automotiva ainda traçará paralelos da qualidade na indústria brasileira com mercados internacionais. “Vamos comparar o nosso cenário para debater se o Brasil tem condições de competir no mercado global. Hoje a disparidade do real em relação ao dólar dificulta a importação e propicia o desenvolvimento para a fabricação local”, avalia Guitti.


PROGRAMAÇÃO

8h30 – Abertura
com Ingo Pelikan, presidente do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA).

8h45 – Palestra "O Avanço da Indústria nos Programas do Governo: A Política Industrial no Setor Automotivo Nacional”, com Antonio Megale, presidente da Anfavea.

9h15 – Painel “A Evolução dos Padrões de Qualidade na Cadeia de Produção: A Qualidade na Cadeia de Autopeças”, com Alessandra Rhoden, gerente da Qualidade Corporativa da Saint-Gobain; Bruno Neri, Gerente da Qualidade Corporativa da Bosch; Flávio Mateus, diretor executivo da Schaeffler; e Andrea Leal, gerente Conf. Prod. & Reg. Técn. Goodyear América Sul.

10h05 – Palestra “Qualidade para Avançar no Mercado Internacional: Receitas para a Indústria Ganhar Competitividade”, com Rodrigo Custódio, diretor da Roland Berger.

11h10 – Palestra “O Valor da Qualidade para a Indústria Local se Recuperar: A Retomada do Crescimento do Setor Automotivo Nacional”, com Dan Ioschpe, presidente do Sindipeças.

11h40 – Painel “Os Avanços dos Sistemas de Qualidade: A Nova ISO 9001:2015 e a Nova ISO/TS:2016/17”, com Adam Biegai, gerente de Compliance de Produto Automotivo da TÜV-SÜD MS (Alemanha); e Marcos Miklos, diretor da Quality Results Consultoria.

12h40 – Palestra “Qualidade e Certificação na Cadeia de Produção e Distribuição Automotiva: A Visão do Inmetro para o Setor Automotivo Nacional”, com Carlos Augusto de Azevedo, presidente do Inmetro.

14h10 – Palestra “O Papel das Concessionárias de Veículos na Área da Qualidade: A Visão da Fenabrave nas Atividades e na Qualidade no Segmento de Distribuição”, com Gláucio Geara, vice-presidente da Fenabrave.

14h40 – Painel “Os Esforços para Disciplinar o Pós-Venda e Estabelecer Novos Padrões de Qualidade: O Aftermarket Nacional - A Visão do Sebrae sobre a Cadeia Automotiva Nacional”, com Hulda Giesbrecht, Coordenadora de Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional; e José Luiz Albertin, secretário técnico da ABNT CB05.

15h30 – Palestra “Os Pontos Essenciais nos Programas da Qualidade: A Equação da Qualidade Automotiva”, com Alexandre Meira, diretor da Price Waterhouse.

16h – Palestra “Em Busca de Padrões de Excelência Internacionais: A Qualidade na Montadora no Brasil e no Mundo”, com Ehrhard Werner Wolfgang Thiel, diretor de Projeto para Caminhões da Mercedes-Benz.

16h40 – Encerramento.



4º FÓRUM IQA DA QUALIDADE AUTOMOTIVA
Data: 19 de setembro – recepção a partir das 07h30
Local: Centro de Convenções Milenium – Rua Dr. Bacelar, 1.043, São Paulo, SP.

Informações e inscrições: www.iqa.org.br
E-mail: forumdaqualidade@iqa.org.br
Telefone: (11) 5091-4545




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone: (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308