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 Release
26/07/2016
Professor da USP discutirá segurança veicular durante simpósio da SAE BRASIL

Marcílio Alves participará do 14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações, nos dias 10 e 11 de agosto, em São Paulo

Com regulamentações cada vez mais rígidas, montadoras investem fortemente na segurança veicular. Um dos caminhos para atender esta demanda é o uso integrado de simulação e teste, segundo Marcílio Alves, professor da Universidade de São Paulo (USP). Marcílio Alves participará do 14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações, nos dias 10 e 11 de agosto, no Sheraton São Paulo WTC Hotel (avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo), em São Paulo.

Principal referência brasileira sobre impactos estruturais, Marcilio Alves discutirá o assunto com foco nos avanços da segurança veicular entre aspectos técnicos e regulatórios para novos desenvolvimentos. “Uma proposta é diferenciar um projeto mais tradicional de veículo, linear e estático, de projetos robustos, que envolvem plasticidade e grandes deformações”, diz Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.

Marcílio Alves é engenheiro mecânico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre pela mesma instituição e doutor pela University of Liverpool Impact Research Centre. É professor associado na Universidade de São Paulo (USP), com tese de livre docência sobre impacto em vigas. Além disso, é fundador do único grupo brasileiro dedicado a impacto estrutural, que atua na Universidade de São Paulo.

A apresentação de Marcílio Alves será feita no dia 11, às 9h. Veja a programação completa do simpósio:


PROGRAMAÇÃO

10 DE AGOSTO
8h30 – Abertura
com Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.
8h50 – Palestra “Simulação de Corpos Rígidos: Estado da Arte e Direções Futuras”, com Rajiv Rampalli, vice-presidente de Desenvolvimento de Software da Altair.
09h40 – Palestra “Avaliação Numérico-Experimental de Modelo Elasto-Plástico com Dano Dúctil Aplicado no Projeto de Blindagem de Chapas Metálicas”, com Bruno Cesar Pockszevnicki, supervisor FEA da Vision Graphic Design.
10h15 – Palestra “Como Usar GPS como Sistema Inercial de Referência para Testes de Dinâmica Veicular e ADAS”, com Dr. Bertold Huber, diretor da GeneSys.
11h10 – Palestra “Desafios no Desenvolvimento de Sistemas de Radares Automotivos e Tecnologias de V2V”, com Markus Kopp, especialista sênior em Aplicação de Produtos da Ansys.
12h – Palestra “Simulações e Testes no Desenvolvimento Ótico de Lâmpadas Automotivas”, com Carlos Alberto Leite de Moura, técnico de Iluminação da Arteb.
12h25 – Palestra “Comparação da Severidade entre Rotas para uma Estrutura de Carcaça de Eixo”, com Fabio Andreassa Guedes Cezar, engenheiro sênior de Produto da Meritor.
14h20 – Palestra “Teste e Desenvolvimento de Ethernet Automotiva – Alcançando Qualidade e Interoperabilidade por meio de Testes Padronizados”, com Colt Correa, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Intrepid Control Systems.
15h10 – Palestra “Utilizando Espectro de Dano Fadiga para Acelerar Testes com Correlação do Ambiente do Usuário Final”, com John VanBaren, presidente da Vibration Research.
15h35 – Palestra “Influência do Processo de Manufatura na Otimização Topológica de Componentes”, com Tadeus Rossetti Marchesi, especialista técnico em Projetos de Produto da Cummins.
16h25 – Palestra “Otimizando a Cadeia de Ferramentas XIL de Testes Emissões ‘RDE’ e Benchmarking do Estágio Inicial dos Projetos até os Protótipos Iniciais na Pista de Provas”, com Klaus Stähle, diretor geral da Stähle GmbH.
17h15 – Palestra “Otimização do Chassi de uma Colheitadeira de Cana – Redução Significativa do Tempo de Trabalho Usando Simulação Numérica e Movendo Testes do Campo para o Laboratório”, com José Celso Mazarin, diretor de Operações da SMARTtech.
17h35 – Palestra “Comparativo da Eficiência entre ABS 4S/4M e ABS 4S/3M”, com Luís Fernando Nuss de Souza, engenheiro de Produto da Volkswagen.
17h55 – Encerramento com Plínio Cabral, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.


11 DE AGOSTO

8h30 – Abertura
com Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.
9h – Palestra “Impacto em Estruturas e Segurança Veicular”, com Marcilio Alves, professor Ph.D da Universidade de São Paulo (USP).
9h45 – Palestra “Metodologia para Análise de Resistência à Fadiga do Conjunto Roda e Cubo e Integridade de suas Uniões Aparafusadas por meio de Simulação Numérica e Comprovação Experimental”, com Flavio Arcanjo Santana, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Daimler.
10h35 – Palestra “O Impacto das Simulações Multifísicas Modernas na Melhoria do Projeto de Sistemas Aeronáuticos”, com Durrell Rittenberg, diretor de Defesa da CD-Adapco.
11h25 – Palestra “Conceitos Aplicados de “Design for Testability” no Desenvolvimento de Produto – Programa KC-390”, com Antonio Carlos Ribeiro Neto, engenheiro de Manufatura da Embraer.
11h45 – Palestra “Teste e Simulação de Softwares Embarcados”, com Hardikkumar Bhikhubhai Lad, engenheiro de Software da KPIT Technologies.
13h20 – Palestra “Estado da Arte em Ambiente de Câmara de Testes”, com Jorg Siebler, gerente de Produto da A&D Technology.
13h45 – Palestra “Simulação Orientando a Inovação – Indústria 4.0”, com Keshav Sundaresh, diretor global da Altair.
16h35 – Palestra “Estado da Arte da Simulação Numérica de Processos de Manufatura: Estampagem, Montagem e Soldagem”, com Arthur Camanho, gerente geral para América do Sul da ESI.
17h – Encerramento com Plínio Cabral, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.



14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações
Data: dias 10 e 11 de agosto, a partir das 8h30.
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo, São Paulo – SP




Mais informações à imprensa:
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Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

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 Perfil da empresa

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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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