Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/09/2016
AMANHÃ, em Caxias do Sul (RS), Simpósio SAE BRASIL debate manufatura competitiva

Referência na área, encontro reunirá executivos de montadoras, fabricantes e consultorias no Hotel Intercity Premium

Em meio a um ciclo de recessão econômica, as empresas precisam se adaptar para se manter no mercado. Discutir as principais estratégias em manufatura para superar os obstáculos e se manter em contínua evolução para a retomada é a proposta do 8º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura, que será realizado amanhã (14), no Hotel Intercity Premium, em Caxias do Sul (RS).

Com o tema “Manufatura Competitiva: Lições Aprendidas e Caminhos da Retomada”, o encontro receberá executivos de montadoras, fabricantes e consultorias, que irão avaliar as perspectivas macroeconômicas, o cenário interno e as contribuições da manufatura para a competitividade.

Haverá ainda mostra tecnológica de produtos e serviços ligados à área. Entre os expositores estarão Dassault, Eidt Ciriex, Lesi/ Seco, Mastertech, Produttare, Powermig, Siemens, Salvagnini, Susin Francescutti e Trumpf.

Para Fernando Bortolini, chairperson do simpósio, manufaturas competitivas requerem excelência operacional, que é pautada por segurança, qualidade e produtividade. “Empresas que possuem esses três elementos em harmonia em suas áreas de manufatura são aquelas que se preocupam com a segurança de suas ações, produzem com qualidade e aproveitam melhor os seus recursos”, explica o engenheiro.

PROGRAMAÇÃO – Organizado pela Seção Regional Caxias do Sul da SAE BRASIL, à frente o engenheiro Sandro Trentin, o encontro abre com apresentação de Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark do Brasil, que falará sobre o cenário e as perspectivas macroeconômicas.

Na sequência, Alexandros Aravanis, diretor de Manufatura e Melhoria Contínua da AGCO, e Nelson Wagner, gerente sênior de Excelência Operacional da Dana Indústrias, irão analisar o cenário interno com foco em lições aprendidas e rotas para a retomada. Alberto Pezeiro, CEO da Seta Desenvolvimento Gerencial, fará a mediação do debate.

Depois Francisco Gomes Neto, CEO da Marcopolo S/A, discutirá sobre a revitalização do Sistema Marcopolo de Produção com base nas metodologias lean manufacturing e kaizen. Em seguida, Celso Luis Placeres, diretor da Engenharia da Manufatura da Volkswagen, falará sobre a integração das operações com os fornecedores e a Manufatura 4.0. A mediação do debate ficará a cargo de Alexandre Baroni, consultor associado da Produttare.

Entre os participantes do último painel estarão Rafael Rodrigues de Souza, gerente do Sistema de Produção da Volvo, e Julio Affeldt, gerente de Manufatura da GM Gravataí, que apresentarão cases de sucesso. O debate será mediado por Gyorgy Henyei Jr., consultor sênior da Staufen Táktica.

O 8º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura é patrocinado pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Dassault, Foton, Lesi/ Seco, Marcopolo, Powermig, Produttare, Salvagnini, Seta e Siemens. Recebe apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Caxias do Sul, APL MMeA (Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha), CIC (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul), IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), PGQP (Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade), Sindipeças, Uniftec Centro Universitário e Volvo.

“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, afirma Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.


PROGRAMAÇÃO

14 DE SETEMBRO

08h45 – Solenidade de abertura
com Fernando Bortolini, chairperson do simpósio.

09h15 – Palestra “Cenário e Perspectivas Macroeconômicas”, com Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark do Brasil.

10h45 – Bloco “Cenário Interno – Lições Aprendidas e Caminhos da Retomada”, com Alexandros Aravanis, diretor de Manufatura e Melhoria Contínua da AGCO, e Nelson Wagner, gerente sênior de Excelência Operacional da Dana Indústrias.

11h55 – Debate mediado por Alberto Pezeiro, CEO da Seta Desenvolvimento Gerencial.

13h35 – Palestra “A Revitalização do Sistema Marcopolo de Produção com Base no Lean & Kaizen”, com Francisco Gomes Neto, CEO da Marcopolo S/A.

14h10 – Palestra “A Integração das Operações com os Fornecedores e a Manufatura 4.0”, com Celso Luis Placeres, diretor da Engenharia da Manufatura da Volkswagen.

14h45 – Debate mediado por Alexandre Baroni, consultor associado da Produttare.

15h55 – Bloco “Cases de Alternativas para a Manufatura Competitiva”, com Rafael Rodrigues de Souza, gerente do Sistema de Produção da Volvo, e Julio Affeldt, gerente de Manufatura da GM Gravataí.

16h55 – Debate mediado por Gyorgy Henyei Jr., consultor sênior da Staufen Táktica.

17h30 – Sessão de encerramento.


15 DE SETEMBRO

09h30 – Curso
“Cultura de Confiabilidade Operacional como Vantagem Competitiva”, com Odilon Cunha Jr., sócio e diretor de Operações Brasil da Comportamento Psicologia do Trabalho.

09h30 – Curso “Utilizando Programas de Excelência Operacional para o Desenvolvimento de Carreira”, com Alberto Pezeiro, CEO e fundador da Seta Desenvolvimento Gerencial.

09h30 – Curso “Salvagnini na Indústria 4.0”, com Mirko Bucca, gerente de área da Salvagnini.

09h30 – Curso “Como a 3D Experience Abre o Caminho da Indústria 4.0”, com Rémi Germain, gerente de Parcerias de Excelência para América Latina da Dassault Systèmes.

09h30 – Curso “Tecnologia & Produtividade: A Busca da recuperação com a melhoria de processos”, com João Fagundes, coordenador da área técnica da Lesi Seco.

09h30 – Curso “Virtualização na Manufatura 4.0”, com Vinicius Fortes, consultor associado da Produttare.

14h – Visitas Técnicas: Agrale, Marcopolo e Mastertech.



8º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura
Data: 14 de setembro, das 8h45 às 17h30.
Local: Hotel Intercity Premium Caxias – avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Caxias do Sul – RS

Minicursos
Data: 15 de setembro, das 9h30 às 11h30.
Local: UniFTEC – Rua Gustavo Ramos Sehbe, 107, Cinquentenário, Caxias do Sul – RS

Visitas Técnicas
Data: 15 de setembro, das 14h às 16h.
Locais: Agrale (Fábrica 2), Marcopolo e Mastertech Pinturas Automotivas




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308