Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
29/07/2016
SAE BRASIL anuncia competição de drones

Prevista para 2017 competição Helidesign será voltada a alunos e professores do ensino profissional técnico de nível médio e terá foco na inteligência de bordo

São Paulo – Lastreada no conhecimento e experiência acumulados ao longo de mais de duas décadas de trajetórias bem-sucedidas dos seus programas estudantis Baja SAE, Fórmula SAE e, em particular, AeroDesign; e contando com o precioso apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior), a SAE BRASIL lança o Projeto Helidesign, nova iniciativa educacional desta feita voltada a alunos e professores do ensino profissional técnico de nível médio.

O Projeto Helidesign tem por objetivo estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Equipes integradas por até 15 alunos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, deverão desenvolver sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de tarefas (ou missões) que constituem o desafio técnico da Competição, segundo requisitos detalhados no Regulamento da Competição.

O drone deverá seguir modelo padronizado, com características definidas em Regulamento e de valor acessível às equipes concorrentes. Os sistemas de bordo, desenvolvidos a partir de dispositivos e componentes eletrônicos disponíveis no mercado, deverão resultar do talento, capacidade criativa e dedicação de cada equipe.

Em sua primeira edição, que cumprirá a função de “projeto piloto”, o Projeto Helidesign será desenvolvido nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e abrangerá todos os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, no total de 10 instituições, fornecendo ensinamentos e subsídios para a expansão geográfica em plano nacional, desejada para futuras edições.

A competição - evento final de três dias de duração - deverá ter lugar na cidade de Itajubá, MG, no primeiro semestre de cada ano. A primeira edição da Competição Helidesign está programada para ocorrer no primeiro semestre de 2017.

Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL, explica que a escolha de Itajubá como sede da primeira competição do Projeto Helidesign foi uma escolha lógica e natural, uma vez que a cidade mineira é um importante centro industrial de produção de helicópteros no Brasil. “Além disso, abriga a UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), em que atividades voltadas ao desenvolvimento e pesquisa de "drones" - pequenas aeronaves de asas rotativas radiocontroladas, com enormes perspectivas de mercado - são desenvolvidas de maneira sistematizada", diz o engenheiro.

O Projeto prevê ainda um programa de treinamento e capacitação voltado a professores orientadores das equipes concorrentes, estruturado de maneira modular, com ênfase nos elementos de missão definidos para a Competição, a ocorrer no segundo semestre de 2016.

Do seu antecessor e inspirador AeroDesign, o Projeto Helidesign fará uso de conceito similar, da mesma organização e processos, da mesma equipe técnica, diferindo no foco tecnológico (sistemas inteligentes de bordo, em contraposição a estruturas e aerodinâmica) e no público alvo (estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio, em contraposição a estudantes engenharia).

“O conhecimento e experiência acumulados em mais de duas décadas de realização de competições estudantis da SAE BRASIL serão utilizados na formulação e realização do Projeto Helidesign, constituindo-se em garantia do sucesso da nova iniciativa, em benefício de alunos e professores do ensino profissional de nível médio”, declara Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.


Imagens – gentilmente cedidas pela equipe Black Bee Drones (contato@blackbeeunifei.com.br)





Para o regulamento da prova acesse:

http://portal.saebrasil.org.br/Portals/0/PE/Heli/Rl011-16%20-%20HDN%20-%20Regulamento%20-%20rev%2001%2007%20-%20rev%20RB%20em%2021jul16.pdf



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: +55 11 4435-0000 / +55 11 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308