Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/08/2016
Começa amanhã (10), em SP, o 14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações

Lideranças mundiais participam do encontro, que abordará áreas avançadas como comunicação entre veículos, durabilidade, dinâmica e segurança veicular

Um dos principais desafios da engenharia brasileira é validar virtualmente todas as funções do produto antes de obter o primeiro protótipo. Isso pode diminuir o tempo entre o projeto e o lançamento do veículo. Para debater o assunto e apresentar as últimas tecnologias disponíveis para o mercado, especialistas da indústria e da academia participarão do 14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações, que será realizado nesta quarta e quinta-feira (10 e 11), no Sheraton São Paulo WTC Hotel, em São Paulo.

O simpósio contará com a parceria da Automaker TV & Media, especialista em mídias e eventos técnicos para a indústria da mobilidade, para a ampliação da mostra de tecnologia, que apresentará as últimas novidades em programas de simulação e sistemas de teste.

Entre as empresas expositoras estarão Alliance/Dewesoft d.o.o., Altair, Anacom, AVL, CD-Adapco, Correlated Solutions, CSM, Esi Group, ESSS, Haidar, Hangzhou Joyoung, HBM, Intrepid Control Systems, Lynx, MTS, NAC Image Technology, Photron, RED-ANT Measurement, Siemens, TDK Suplitek e Vibration Research.

Segundo Valdir Cardoso, chairperson do simpósio, o desenvolvimento de produtos tem incorporado desafios complexos que estão impulsionando a indústria a utilizar as mais avançadas ferramentas de teste e simulação. “Há uma acirrada competição entre as várias marcas no mercado. Quem conseguir entregar mais com menos avança. Hoje o que o consumidor mais deseja é ter o maior retorno possível sobre o seu investimento”, comenta.

PROGRAMAÇÃO – Organizado pela Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, o simpósio contará com palestras que abordarão áreas avançadas como comunicação entre veículos, durabilidade, dinâmica veicular e segurança veicular. Entre os palestrantes estará Scott Stanton, diretor de Tecnologias Avançadas da Ansys, que apresentará ferramentas de simulação para o desenvolvimento de radares automotivos e dispositivos de comunicação V2V para veículos inteligentes.

Principal referência brasileira sobre impactos estruturais, Marcilio Alves, professor Ph.D da Universidade de São Paulo, fará apresentação sobre o assunto com foco na segurança do ocupante. Uma proposta do pesquisador é diferenciar um projeto mais tradicional de veículo, linear e estático, de projetos robustos, que envolvem plasticidade e grandes deformações.

Outro palestrante será Colt Correa, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Intrepid Control Systems, que falará sobre a padronização de testes para otimizar os recursos utilizados no desenvolvimento de tecnologias de rede para veículos.

Expert em dinâmica veicular, Rajiv Rampalli, vice-presidente de Desenvolvimento de Software da Altair, abordará os últimos avanços em simulações dinâmicas para o desenvolvimento de sistemas automotivos mais eficientes e seguros.

Já Durrell Rittenberg, diretor da área de Defesa da CD-Adapco, discutirá a evolução das simulações, que vem modificando o desenvolvimento de modernas aeronaves. Confira abaixo a programação completa.

O 14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações é patrocinado pela Altair, AVL, CD-adapco, Haidar, Intrepid Control Systems, MTS, Smarttech e Siemens. Também recebe o apoio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, afirma Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.



PROGRAMAÇÃO

10 DE AGOSTO


8h30 – Abertura com Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.

8h50 – Palestra “Simulação de Corpos Rígidos: Estado da Arte e Direções Futuras”, com Rajiv Rampalli, vice-presidente de Desenvolvimento de Software da Altair (EUA).

09h40 – Palestra “Avaliação Numérico-Experimental de Modelo Elasto-Plástico com Dano Dúctil Aplicado no Projeto de Blindagem de Chapas Metálicas”, com Bruno Cesar Pockszevnicki, supervisor FEA da Vision Graphic Design.

10h15 – Palestra “Como Usar GPS como Sistema Inercial de Referência para Testes de Dinâmica Veicular e ADAS”, com Dr. Bertold Huber, diretor da GeneSys (Alemanha).

11h10 – Palestra “Desafios no Desenvolvimento de Sistemas de Radares Automotivos e das Tecnologias de V2V”, com Scott Stanton, diretor de Tecnologias Avançadas da Ansys (EUA).

12h – Palestra “Simulações e Testes no Desenvolvimento Ótico de Lâmpadas Automotivas”, com Carlos Alberto Leite de Moura, técnico de Iluminação da Arteb.

12h25 – Palestra “Comparação da Severidade entre Rotas para uma Estrutura de Carcaça de Eixo”, com Fabio Andreassa Guedes Cezar, engenheiro sênior de Produto da Meritor.

14h20 – Palestra “Teste e Desenvolvimento de Ethernet Automotiva – Alcançando Qualidade e Interoperabilidade por meio de Testes Padronizados”, com Colt Correa, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Intrepid Control Systems (EUA).

15h10 – Palestra “Utilizando Espectro de Dano Fadiga para Acelerar Testes com Correlação do Ambiente do Usuário Final”, com John VanBaren, presidente da Vibration Research (EUA).

15h35 – Palestra “Influência do Processo de Manufatura na Otimização Topológica de Componentes”, com Tadeus Rossetti Marchesi, especialista técnico em Projetos de Produto da Cummins.

16h25 – Palestra “Cadeia de Ferramentas XIL Otimizada para Teste e Benchmarking de Emissões Reais (RDE) desde os Primeiros Estágios de Desenvolvimento até o Primeiro Protótipo no Campo de Provas”, com Klaus Stähle, diretor da Stähle GmbH (Alemanha).

17h15 – Palestra “Otimização do Chassi de uma Colheitadeira de Cana – Redução Significativa do Tempo de Trabalho Usando Simulação Numérica e Movendo Testes do Campo para o Laboratório”, com José Celso Mazarin, diretor de Operações da SMARTtech.

17h35 – Palestra “Comparativo da Eficiência entre ABS 4S/4M e ABS 4S/3M”, com Luís Fernando Nuss de Souza, engenheiro de Produto da Volkswagen.

17h50 – Encerramento com Plínio Cabral, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.


11 DE AGOSTO

8h30 – Abertura com Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.

9h – Palestra “Impacto em Estruturas e Segurança Veicular”, com Marcilio Alves, professor Ph.D da Universidade de São Paulo (USP).

9h45 – Palestra “Metodologia para Análise de Resistência à Fadiga do Conjunto Roda e Cubo e Integridade de suas Uniões Aparafusadas por meio de Simulação Numérica e Comprovação Experimental”, com Flavio Arcanjo Santana, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Daimler.

10h35 – Palestra“O Impacto das Simulações Multifísicas Modernas na Melhoria do Projeto de Sistemas Aeronáuticos”, com Durrell Rittenberg, diretor de Defesa da CD-Adapco.

11h25 – Palestra “Conceitos Aplicados de Design for Testability no Desenvolvimento de Produto – Programa KC-390”, com Antonio Carlos Ribeiro Neto, engenheiro de Manufatura da Embraer.

11h45 – Palestra “Teste e Simulação de Softwares Embarcados”, com Hardikkumar Bhikhubhai Lad, engenheiro de Software da KPIT Technologies.

13h20 – Palestra “Ferramentas para Engenharia e Testes de Multi-veículos”, com Colt Correa, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Intrepid Control Systems (EUA).

13h40 – Palestra “Estado da Arte da Simulação Numérica de Processos de Manufatura: Estampagem, Montagem e Soldagem”, com Arthur Camanho, gerente da ESI para América do Sul.

14h05 – Palestra “Simulação Orientando a Inovação – Indústria 4.0”, com Keshav Sundaresh, diretor global da Altair. (EUA).

14h35 – Palestra "Soluções de Testes e Simulações na Indústria da Mobilidade", com José Celso Mazarin, diretor de Operações da SMARTtech, e Mariana Rolo Batista, diretora técnica da SMARTtech.

15h – Palestra "Metodologias de Testes da AVL", com Maurilio Cassiani, engenheiro sênior de Calibração de Powertrain da AVL.

15h25 – Palestra "Sistemas Inerciais com GPS Precisos para Testes Automotivos", com Dr. Bertold Huber, diretor da GeneSys (Alemanha).

15h50 – Palestra "Sistemas Robóticos para Laboratórios e Pistas de Prova", com Klaus Stähle, da Stähle (Alemanha).

16h15 – Palestra "Simuladores Hardware in The Loop Conectados a Longas Distâncias", com Luigi Lauro, diretor de Engenharia da Anacom.

16h40 – Palestra “Beamforning Technique para Identificação das Fontes de Ruído durante Pass by Test", com Samir Gerges, professor Ph.D.

17h25 – Encerramento com Plínio Cabral, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.



14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações
Data: dias 10 e 11 de agosto, a partir das 8h30.
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo, São Paulo – SP




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Evento receberá palestras que abordarão áreas avançadas como comunicação entre veículos, durabilidade, dinâmica veicular e segurança
Valdir Cardoso, chairperson do simpósio
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308