Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/06/2016
SAE BRASIL completa 25 anos de fomento à Engenharia da Mobilidade

Data será celebrada no 25º Congresso SAE BRASIL, em outubro

São Paulo – Há 25 anos o norte-americano Ed Mabley, diretor da Ford para o programa Cargo e ex-presidente da SAE International, desembarcava no Brasil com John Casker, responsável pela expansão da entidade, com a missão de apoiar engenheiros na implantação da SAE BRASIL, que viria a ser a primeira afiliada da SAE International fora dos Estados Unidos. Era 1991 e o presidente Fernando Collor de Mello abria o mercado brasileiro para a importação de veículos.

Bem antes de sua fundação propriamente dita em dezembro de 1991, a semente da SAE BRASIL foi lançada em 1981 quando Philip Maziotti, diretor da Dana e então presidente da SAE International, veio ao Brasil e convidou engenheiros locais do setor automotivo para a reunião que estabeleceria as bases da filial brasileira. A partir daí as palestras para troca de experiências entre especialistas sobre temas relacionados ao desenvolvimento de produto e manufatura começaram a se tornar frequentes.

Apoiada por expoentes da engenharia brasileira como Carlos Buechler (General Motors do Brasil), Luc de Ferran (Ford), Berndt Wieldeman (Volkswagen), Ferdinand Panik (Mercedes-Benz), Ozires Silva e Horacio Forjaz (Embraer) Fernando Almeida (VW Caminhões/Chrysler), Flaminio Leme (Eaton), Edmir Bertolaccini e Vivaldo Russo (Clark), Fábio Braga e Marcus Bonito (TRW), Guilherme Sortino e Alberto Futuro, entre outros, a SAE BRASIL desenvolveu seu quadro associativo. Com a participação voluntária de seus membros, marca de gestão da entidade, a SAE BRASIL estendeu o programa de eventos técnicos e promoveu a expansão da entidade a fim de acompanhar o mapa da produção automotiva no País.

Desde a vinda de Ed Mabley, a trajetória da SAE BRASIL se funde aos avanços da indústria da mobilidade. Exemplos que fundamentam essa assertiva não faltam. Entre eles a tecnologia dos motores bicombustível, pela primeira vez relatada em um trabalho técnico apresentado no Congresso SAE BRASIL nos anos 1990 e apresentado nas mostras de engenharia do congresso como tecnologia pronta para o mercado.

“Desde a fundação a SAE BRASIL participa do desenvolvimento da engenharia brasileira não apenas por meio de programas como o de educação continuada com cursos de atualização e complementação profissional, mas também no fomento da tecnologia com a promoção de debates em seus eventos, como o Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, o maior encontro da mobilidade no Hemisfério Sul, que reúne expoentes da engenharia do Brasil e do mundo. Além disso, investe na formação acadêmica e incentiva jovens a seguirem carreira na engenharia da mobilidade por meio de seus programas estudantis”, analisa o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL. 2015-2016.

Sowade destaca ainda que os 25 anos da SAE no Brasil foram marcados pelo crescimento e pela consolidação da engenharia da mobilidade nos setores automobilístico, aeroespacial e ferroviário e pela busca contínua da excelência no desenvolvimento tecnológico, fundamental para a competitividade de mercados emergentes como o nosso. “Construímos uma base sólida no passado, e por isso vejo um futuro cheio de desafios, mas com muitas oportunidades”, conclui o presidente da SAE BRASIL.

SAE BRASIL em números - A SAE BRASIL conta atualmente com 6 mil associados, mais de mil deles atuantes voluntários dos programas da entidade. Está representada em sete Estados e 10 Seções Regionais: São Paulo (Seções São Paulo, Campinas, São Carlos/ Piracicaba, e São José dos Campos), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul (Seções Caxias e Porto Alegre), Paraná/Santa Catarina e Bahia, sedes das 10 Seções Regionais caracterizadas por polos tecnológicos em diversos segmentos da engenharia. Em nível global a instituição SAE está presente em 100 países e soma aproximadamente 138 mil sócios.

Atualmente a associação promove mais de 50 eventos por ano, entre simpósios, fóruns, colóquios, palestras e congresso, que contam com cerca de 18 mil participantes.

Ao longo de sua história no Brasil a SAE promoveu mais de 500 cursos e palestras com cerca de 8 mil horas de conteúdo ministrado a 7,5 mil pessoas. Nos 24 congressos anuais realizados, eventos-âncora da programação da entidade que conta com a participação de renomados especialistas do Brasil e do Exterior, recebeu cerca de 120 mil visitantes e apresentou 3,4 mil trabalhos técnicos relacionados à engenharia da mobilidade com tecnologias no estado da arte. Também realizou dezenas de simpósios técnicos em várias regiões do País.

Mais de 33 mil estudantes de engenharia de instituições de ensino, de Norte a Sul do País, desenvolveram projetos, construíram protótipos e os levaram para as competições dos programas estudantis da SAE BRASIL Aerodesign, Fórmula, Baja e Demoiselle, conquistando títulos nacionais e internacionais nas competições promovidas pela SAE International realizadas nos Estados Unidos.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308