Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/06/2016
CBMM aborda aplicação de nióbio em aços avançados para melhorar a soldagem

Marcelo Carboni, gerente de Desenvolvimento de Tecnologia, participará do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia no IPT, em SP, nesta terça-feira (dia 7)

Os aços avançados de alta resistência apresentam microestruturas bastante complexas e suscetíveis a sofrer transformações em processos de aquecimentos e resfriamentos rápidos, comuns em soldagem. Uma solução para aumentar a tolerância destes materiais é a aplicação de nióbio, elemento microligante que refina a microestrutura do aço.

A sugestão é do engenheiro Marcelo Carboni, gerente de Desenvolvimento de Tecnologia da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), que participará do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia, nesta terça-feira (dia 7), no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

Segundo Carboni, a aplicação de nióbio auxilia o refino das microestruturas. “Mais refinadas, essas microestruturas apresentam melhores propriedades durante e após o processo de soldagem. O nióbio, como elemento de liga para os aços avançados, permite que estes materiais tenham mais tolerância às variações de processo e à utilização de energias mais elevadas durante a fabricação”, adianta.

Carboni também destaca a atuação do nióbio para a soldagem de materiais dissimilares. “Com a tendência do uso de multimateriais – ou mesmo de diferentes aços – na composição das carroçarias, o nióbio é uma solução que pode evitar diversos problemas de resistência mecânica, a exemplo de chapas que apresentam um lado da solda mais resistente que o outro”, afirma o engenheiro.

Marcelo Carboni é mestre em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) e possui mais de 10 anos de experiência em siderurgia, na área de desenvolvimento de processos produtivos e novos produtos. Atualmente é gerente de Desenvolvimento de Tecnologia da CBMM, onde coordena projetos de desenvolvimento e aplicação de novos materiais com nióbio.

“Os simpósios da SAE BRASIL são ferramentas eficazes para os engenheiros acompanharem as mudanças e as tendências tecnológicas com profundidade e na velocidade dos mercados”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.


PROGRAMAÇÃO

08h – Abertura
com Marco Colosio, chairperson do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia.

Painel “Avanços das Tecnologias dos Materiais Ferrosos no Setor Automotivo”
08h30 – Palestra
“Otimização da Conformação a Quente de Aços com Nanoprecipitados a Base de Nióbio”, com Hardy Mohrbacher, sócio-diretor da NiobelCon.
09h – Palestra “Avançados Aços de Alta Resistência – Próxima Geração”, com Alexandre Cortez, especialista em Desenvolvimento de Projetos Automotivos da ArcelorMittal.
09h20 – Palestra “Soluções Leves – Tecnologias e Tendências para o Mercado Brasileiro”, com Frederico Hirota, gerente de Desenvolvimento de Estruturas da Benteler.
09h40 – Palestra “Recentes Desenvolvimentos dos Aços AHSS e PHS para o Segmento Automotivo – Desafios e Estratégias”, com Augusto de Oliveira, coordenador da Engenharia de Aplicação de Produtos e Soluções Inovadoras da CSN.
Debate moderado por Mauro Paraiso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz.

Painel “Avanços das Tecnologias dos Não Ferrosos no Setor Automotivo”
10h55 – Palestra
“Tecnologia em Estampagem de Alumínio para o Setor Automotivo”, com Fabio Meneghine, gerente da Área de Acabamento da Novelis.
11h15 – Palestra “FSW (Friction Stir Welding) em Aplicações Automotivas”, com Paulo Kaneji Kodama, supervisor de Contas da ALCOA.
11h35 – Palestra “Alumínio de Alta Resistência para Sistema de Absorção de Impacto em Veículos de Passeio”, com Carolina Sayuri Hattori, especialista sênior de Desenvolvimento de Produto da Votorantim Metais.
Debate moderado por Roberto Garabosky, da Ford.

Painel “Novos Materiais na Soldagem Automotiva”
12h05 – Palestra
“Sistemas de Exaustão : Soluções para Aumentar a Produtividade e Reduzir os Custos de Fabricação”, com Ronaldo Cardoso Junior, gerente de Produtos da ESAB.
12h25 – Poster Session: Soldagem Automotiva.
Debate moderado por José Castillo, assessor de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil.

Painel “Avanços das Tecnologias dos Materiais Poliméricos e Nanotecnologia no Setor Automotivo”
14h05 – Palestra
“Overview da Nanotecnologia Automotiva”, com Adriano Marim, pesquisador do IPT.
14h35 – Palestra “Desenvolvimento de Aplicações de Materiais Poliméricos no Setor de Transporte”, com Gustavo Spina de Almeida, coordenador de Tecnologia do SENAI.
14h55 – Palestra “Estudo e Caracterização de um Compósito de Polipropileno e Pneu em Pó para Uso em Encapsulamento de Motor”, com Kelly Cristina Lixandrão, doutoranda em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC (Universidade Federal do ABC).
Debate moderado por Flavio Lemos, líder técnico da EDAG.

Painel “Materiais Avançados & Engenharia de Superfície”
15h20 – Palestra
“Soldagem AHSS”, com Marcelo Carboni, gerente de Desenvolvimento da CBMM.
15h40 – Palestra “Efeitos Tribológicos da Qualidade Superficial de Chapas na Vida Útil de Ferramentas de Estapagem”, com João Henrique Souza, supervisor de Pesquisa & Desenvolvimento da Brunning.
16h – Palestra “Soluções em Revestimento de Matrizes para Conformações em Aços de Alta Resistência (Cold Forming/ Hot Forming)”, com Marcos Lima, gerente de Contas da Oerlikon.
16h20 – Palestra “O Laser na Manufatura Aditiva e no Tratamento Térmico”, com Diogo Corazza, engenheiro de Aplicação da Trumpf.
16h40 – Palestra “Novos Materiais para Arames”, com Vincent Vermeersch, gerente de Mercado Global da Belgo Bekaert Arames.
Debate moderado por Jesse Paegle, sócio-diretor da JWP Engineering & Consulting.

17h – Encerramento com Plínio Cabral Jr., diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.


9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia
Data: 7 de junho, das 8h às 17h.
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT (Auditório do Prédio 50) – av. Profº Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo.





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308