Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/06/2016
AMANHÃ - Equipes brasileiras FEI Elétrico (SP) e RS Racing (RS) disputam a Fórmula SAE Lincoln nos EUA

Competição será de 15 a 18 de junho, no Nebraska (EUA), com a participação equipes do Canadá, Índia, Japão, México e Coréia do Sul, além do Brasil e dos EUA

São Paulo – As equipes Fórmula FEI Elétrico do Centro Universitário da FEI, de São Paulo, e RS Racing, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que representarão o Brasil na Fórmula SAE® Lincoln de 15 a 18 de junho, em Nebraska (EUA), estão prontas para o desafio da competição internacional, que contará com a participação de cerca de 80 equipes de países como Canadá, Índia, Japão, México e Coréia do Sul, além dos EUA.

As equipes brasileiras foram finalistas na 12ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE (2 a 4 de outubro de 2015 em Piracicaba-SP) respectivamente com o 1º lugar na categoria Elétrica e 2° lugar na categoria Combustão.

Fórmula FEI Elétrico – Pela primeira vez na liderança da categoria na competição nacional, a equipe Formula FEI Elétrico equipou seu carro com telemetria, tecnologia que permite a medição e envio em tempo real de informações de interesse do piloto. O carro foi desenvolvido a partir do uso de softwares para simulações estruturais e dinâmicas, bem como de construção de sua parte eletrônica.

De acordo com Guilherme Luis Paulo, capitão da Fórmula FEI Elétrico, algumas mudanças foram adotadas no carro que vai disputar a prova internacional: “Fizemos adaptações no chassi, aerofólios, cobertura nas baterias das laterais para melhorar a aerodinâmica”, destaca.

RS Racing – O carro que levou a equipe RS Racing ao vice-campeonato da categoria Combustão na competição brasileira foi equipado com motor lateral, que permitiu encurtar o veículo e levar o centro de gravidade para o meio do protótipo. Incorporou ainda componentes projetados de maneira enxuta e com dupla funcionalidade a fim de diminuir o peso.

Para Lincoln a equipe construiu um novo projeto, conta Fernando Stein Brito, capitão da equipe: “Fizemos um carro novo, 20 kg mais leve e com um motor traseiro e mais potente para aumentar a competitividade”. A equipe embarca para os EUA no próximo dia 11 de junho, com 17 componentes.

História - Os carros Fórmula SAE surgiram nos EUA em 1978 e são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia sob a orientação de professores, de acordo com regras definidas pela SAE International.

Além do Brasil, que entrou no circuito em 2004, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão também são países-sede das competições Fórmula SAE Combustão. Na categoria Elétrica fazem parte das competições os EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, desde 2013, o Brasil.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 11 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308