Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
31/05/2016
IQA apresentará serviços e produtos para qualidade na Autopar 2016

Instituto divulgará certificações de serviços, produtos e sistemas de gestão assim como ensaios laboratoriais, manuais técnicos e treinamentos

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo técnico especializado no setor, participará da Autopar 2016 – 8ª Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, que será realizada de 8 a 11 de junho, na Expotrade (rodovia João Leopoldo Jacomel, 10.454, vila Amélia), em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. No estande 123 B, localizado na rua P, o Instituto divulgará as principais áreas de atuação, orientadas a fomentar a cultura da qualidade e estimular a competitividade no setor automotivo.

Segundo Eduardo Câmara, coordenador comercial do IQA, a Autopar – um dos principais canais de lançamento de produtos e serviços para o setor automotivo no Sul do Brasil – representa uma grande oportunidade para o Instituto. “Vamos apresentar os nossos diferentes serviços e produtos para a melhoria da qualidade a um público diretamente interessado em Curitiba, que é um dos polos produtivos mais fortes do País”, avalia.

Serviços e produtos – Na feira, o IQA divulgará certificações de serviços automotivos, de produtos e de sistemas de gestão, além de ensaios laboratoriais, manuais técnicos e treinamentos. Em certificações de serviços, o IQA disponibiliza a oficinas, centros de reparação e empresas de reciclagem (antigos desmanches) certificações que demonstram a qualidade dos serviços e permitem a melhoria contínua dos processos. “A padronização dos serviços gera uma série de vantagens competitivas como a eliminação dos desperdícios e o maior comprometimento da equipe”, destaca Câmara.

Aos fabricantes e importadores, o IQA oferece certificações de produtos fabricados pela indústria, conforme os requisitos estabelecidos nas portarias Inmetro, para comercialização no mercado nacional. Com metodologias específicas para cada tipo de componente automotivo, o Instituto verifica a conformidade com os requisitos de avaliação. “Tais certificações dão segurança ao consumidor que, ao adquirir um produto com o Selo de Conformidade Inmetro, terá a garantia de um produto que segue rígidos padrões de qualidade”, afirma Câmara.

O IQA ainda disponibiliza ao mercado certificações de sistemas de gestão como ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO/ TS 16949 (Gestão Automotiva). Todos os processos são acompanhados pelo IQA, por meio de auditorias periódicas, para garantia do cumprimento das exigências e a melhoria contínua dos processos.

Por meio de laboratório de análises químicas, instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba, o IQA também tem capacidade para testar produtos utilizados pela indústria automotiva, como fluidos para freios, aditivos para radiador e Arla 32. Todos os ensaios são realizados segundo as normas nacionais e internacionais para avaliação da conformidade.

À classe automotiva, o IQA ainda disponibiliza cursos técnicos, conforme as principais demandas na área da qualidade e os requisitos das montadoras, e diversas publicações para apoio ao processo de gerenciamento das ferramentas da qualidade aplicadas em todo o setor.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone: (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308