Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/05/2016
IQA oferece certificações em grupo ao setor de reparação automotiva

Serviço é oportunidade de melhorar os processos de gestão e qualidade com o custo reduzido

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro, oferece certificações em grupo ao setor de reparação automotiva. Trata-se de oportunidade para oficinas de reparação, varejos e atacados de autopeças melhorarem os processos de gestão e qualidade com o custo reduzido.

Os serviços contemplam todas as certificações, a exemplo de Centro de Reparação, Retífica de Motores, Varejo e Distribuição de Autopeças, Centro de Reciclagem e Certificação Ambiental (Selo Verde). “O objetivo é disseminar o conceito de gestão do negócio com base na qualidade, porque permite ao empresário utilizar ferramentas de gestão para tomar decisões de forma inteligente, com informações”, diz Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA.

Geralmente os grupos são formados por meio de entidades locais, que representam setores e aglutinam profissionais interessados. “Essa proximidade facilita as reuniões e as discussões sobre as necessidades de mudanças que são sugeridas ao longo do processo”, conta Sérgio Fabiano. Quando o grupo é formado, o IQA coordena palestras e treinamentos para a orientação técnica para as empresas.

O serviço permite maior interação dos empresários, velocidade no recebimento de informações e agilidade dos processos de implementação e certificação. “A partir do momento em que há troca de informações facilitada, melhorias descobertas por uma empresa podem ser aplicadas a outra. E, assim, todos ganham, sendo o cliente o maior beneficiado em todo o processo”, avalia o gerente de Serviços Automotivos do IQA.

O IQA desenvolve este trabalho desde 2007, quando verificou a necessidade de atingir empresas do setor que estão em localidades distantes. “Assim pudemos levar o conceito da qualidade para todos os cantos do Brasil, de Norte a Sul. Conscientizar o grupo de uma região melhora a competitividade e faz crescer a qualidade”, afirma Sérgio Fabiano.

A conscientização em grupo é considerada mais complexa porque nem sempre os integrantes estão no mesmo nível de maturidade em relação aos processos de gestão. “Nossa experiência, no entanto, mostra que, dependendo da afinidade dos participantes, essas diferenças são salutares porque a troca de informações traz a homogenia necessária para que todos sigam em frente simultaneamente”, analisa.

Segundo Sérgio Fabiano, a palavra-chave para a evolução dos serviços é comunicação, que deve ser clara e objetiva, sem interpretações dúbias. “Opiniões diversas e diferentes fazem bem para o debate assim como o bom senso para aceitar as mudanças necessárias para modernizar o negócio. Podemos ter um bom processo hoje e um excelente amanhã”, diz.

Para mais informações sobre as certificações em grupo, basta contatar o IQA por meio do telefone (11) 5091-4545 ou e-mail servicos@iqa.org.br.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone: (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308