Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
JORNALISTA CREDENCIE-SE
Envie seu nome, RG, telefone e nome do veículo de informação que representa para
susete@companhiadeimprensa.com.br

 Release
30/03/2016
AMANHÃ universitários de Guaratinguetá disputam 22ª Baja SAE BRASIL-PETROBRAS em São José

Pela 1ª vez em São José dos Campos, competição começa nesta 5ª feira, 31, e vai até 3 de abril, com 1.460 estudantes inscritos, de 19 Estados e Distrito Federal

São Paulo – Alunos da Universidade Estadual Paulista de Guaratinguetá (Unesp) estão em contagem regressiva para a 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, da qual participam estudantes de engenharia de universidades de todo o País.

Das 74 equipes inscritas na prova, 23 são de São Paulo, sendo 11 da região metropolitana e 12 do Interior (confira a lista). A equipe que representa Guaratinguetá é a experiente Piratas do Vale, composta por 20 estudantes, que espera repetir um lugar entre os 10 primeiros na competição.

Os bajas foram desenvolvidos e construídos pelos próprios estudantes, que também se encarregam da administração e viabilização econômica do projeto. Veja competição 2015 em https://www.youtube.com/watch?v=FaiaDvWCz-Y

As três instituições de ensino que alcançarem a melhor pontuação na soma geral das provas poderão representar o País na Baja SAE Tennessee Tech, de 14 a 17 de abril de 2017 em Cookeville, Tennessee, EUA.

Baja Unesp – Resistência mecânica é o diferencial do carro da equipe Piratas do Vale, que este ano reduziu a massa do protótipo em 18 kg em relação ao anterior e adicionou travamentos na estrutura do carro para aumento da rigidez torcional na dianteira e traseira. “Mantendo a resistência mecânica do protótipo e ao mesmo tempo diminuindo sua massa, o desempenho aumenta consideravelmente, dando à equipe a condição de brigar pela classificação ao mundial de Baja SAE”, diz o capitão Lucas Reis Rangel Querido Moreira, 7º semestre de Engenharia Mecânica.

Os bajas– Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS - 31 de março a 3 de abril de 2016
Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

31 de março
8h30 às 9h30 – Briefing da competição. 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios.

1º de abril
9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.

2 de abril
9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.

3 de abril
9h15 – Formação da largada. 10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Luana Sousa – luana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308