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 Release
28/03/2016
PAUTA -12 equipes de estudantes do Interior paulista competem na Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, 5ª feira, 31 de março

De 31 de março a 3 de abril, a competição nacional reunirá 1.460 universitários das cinco regiões do País, em São José dos Campos, São Paulo

São Paulo – Estudantes de engenharia de universidades da Grande São Paulo e Interior estão em contagem regressiva para a 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que tem 74 equipes inscritas de 19 Estados e Distrito Federal, e representam 68 instituições de ensino. A prova será realizada em São José dos Campos, de 31 de março a 3 de abril.

Das 74 equipes inscritas 23 são de São Paulo, sendo 11 da região metropolitana e 12 do Interior do Estado (confira a lista). Os bajas foram desenvolvidos e construídos pelos próprios estudantes, que também se encarregam da administração e viabilização econômica do projeto. Além do Enduro de Resistência (veja abaixo a programação) os veículos passam por avaliações técnicas estáticas e outras provas dinâmicas.

As três instituições de ensino que alcançarem a melhor pontuação na soma geral das provas poderão representar o País na Baja SAE Tennessee Tech, de 14 a 17 de abril de 2017 em Cookeville, Tennessee, EUA.

Eletrônica – A equipe Poli de Baja, da Escola Politécnica da USP, apostou forte na eletrônica para o protótipo, equipado com módulo eletrônico no volante que permite ao piloto, em tempo real, monitorar o combustível e a temperatura do óleo, além de fazer modificações no carro, como regulagem de freios e alinhamento da direção. Para auxiliar o piloto na melhor condução do carro outro módulo, no box da equipe, armazena as informações do protótipo durante a competição. Um cartão de memória capta os sinais de GPS e os dados gerados para análises pós-competição.

A equipe investiu ainda em novas geometrias e materiais para reduzir esforços na carroceria e garantir a integridade estrutural do protótipo. Também focou na análise estrutural de peças para confiabilidade na escolha de geometrias e materiais, com ensaios e estudos de comportamentos específicos como dureza, flexão, torção e propriedades metalográficas.

Para proteger os subsistemas do carro de contaminação por agentes externos que prejudiquem seu desempenho a equipe desenvolveu proteção feita de compósitos para a região do trem de força. “Sempre levamos em conta a facilidade e a precisão do processo de fabricação do protótipo. Ao projetar cada componente, avaliamos o método de fabricação a ser utilizado e a sua viabilidade e, apesar de serem voltados a competições, nossos protótipos poderiam ser produzidos em larga escala e comercializados, graças ao estudo para redução de custos de fabricação realizado durante o projeto”, explica o capitão Gabriel Borrasca, 4º ano de Engenharia Mecânica. Com 14 anos na competição, a equipe conquistou dois campeonatos nacionais e dois TOP 10 mundiais.

Resistência mecânica - É o diferencial da equipe Piratas do Vale, da UNESP (Universidade Estadual Paulista) campus Guaratinguetá, que este ano reduziu a massa do protótipo em 18 kg em relação ao anterior e adicionou travamentos na estrutura do carro para aumento da rigidez torcional na dianteira e traseira. “Mantendo a resistência mecânica do protótipo e ao mesmo tempo diminuindo sua massa, o desempenho aumenta consideravelmente, dando à equipe a condição de brigar pela classificação ao mundial de Baja SAE”, diz o capitão Lucas Reis Rangel Querido Moreira, 7º semestre de Engenharia Mecânica. Experiente, a equipe composta por 20 estudantes espera repetir um lugar entre os 10 primeiros na competição.

Materiais – A aplicação de material sinterizado a partir de pó metálico ao projeto, com resultado de redução de custo de fabricação e desperdícios de material, o uso de prolipropeno reciclável na carenagem e de recursos de telemetria e impressão 3D por prototipagem rápida em itens de design e eletrônica, são algumas das novidades no projeto da equipe Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas. “As crescentes colocações na competição, a confiabilidade do protótipo, o aumento na qualidade dos processos e o conhecimento que a atividade nos traz, somados ao amor pelo projeto, são as motivações da equipe”, afirma Mayumi Nakazawa Rodrigues, capitã da equipe Unicamp Baja SAE.

Suspensão e freios – Com inovações no subsistema da suspensão, que ganhou nova geometria e, no sistema de freios, com projeto novo de pinças, aplicados aos dois carros que vão disputar a competição, as equipes EESC USP 1 e EESC USP 2, da Escola de Engenharia da USP São Carlos, esperam participar do campeonato mundial. “Nossa principal expectativa é conseguir a vaga para o campeonato mundial. Por isso procuramos também evoluir na gestão de tempo e de pessoas e conseguimos antecipar o protótipo, realizando testes com tempo hábil para corrigir problemas, aumentando as chances de vitória” avalia o capitão Tiago Pissolati Sakomura.

Os bajas – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.


22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
31 de março a 3 de abril de 2016
Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec


PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

31 de março
8h30 às 9h30 – Briefing da competição. 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios.

01º de abril
9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.

02 de abril
9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.

03 de abril
9h15 – Formação da largada.10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento

Equipes na 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Total: 74 equipes inscritas • 19 Estados mais DF • 68 instituições de ensino
(em 2015 foram 76 equipes inscritas • 16 Estados mais DF e EUA • 70 instituições de ensino)


CENTRO-OESTE (1 estado + DF – 3 equipes – 3 instituições)

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 30)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) – equipe UFMTBaja SAE (carro 48)

Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – equipe Baja Guaicurus (carro 69)



NORDESTE (7 Estados – 13 equipes – 11 instituições)

Alagoas (1 equipe / 1 instituição)
Faculdade Pitágoras Maceió – equipe Bode Guerreiro Baja (carro 68)

Bahia (1 equipe /1 instituição)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira Baja (carro 63)

Paraíba (4 equipes / 3 instituições)
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 73)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – equipes UFPBaja Inebriável (carro 42) e UFPBaja Inobliterável (carro 43)
Universidade Federal Campina Grande (UFCG) – equipe ParahyBaja (carro 72)

Pernambuco (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Fed. de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 (carro 2) e Mangue Baja 2 (carro 3)
Universidade de Pernambuco (UPE) – equipe Corisco (carro 17)

Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – equipe Car-Kará (carro 10)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – equipe Cactus Baja (carro 14)

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – equipe Bumba Meu Baja (carro 57)

Piauí (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Federal do Piauí (IFPI) – equipe IFPI Baja SAE (carro 55)


NORTE (2 Estados – 3 equipes – 3 instituições)

Amazonas (1 equipe / 1 instituição)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – equipe Baja UEA (carro 56)

Pará ( 2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – equipe Bajara UFOPA (carro 70)
Universidade Federal do Pará (UFPA) – equipe Baja Tucuruí (carro 71)



SUDESTE (4 Estados – 44 equipes – 40 instituições)

São Paulo
Grande São Paulo – (12 equipes / 10 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 (carro 4) e FEI Baja 2 (carro 5)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 - MLR (carro 12) e Mauá STR (carro 13)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe ITA Baja (carro 18)
Instituto Presbiteriano Mackenzie – equipe Mack Gear (carro 53)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP)– equipe Poli Atlas (carro 16)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo – equipe Fatecnólogos (carro 49)
Universidade Estadual Paulista – Unesp – equipe Pac Baja (carro 34)
Universidade Federal do ABC (UFABC) – equipe Baja UFABC (carro 37)
Universidade Paulista (UNIP) – equipe Gulin (carro 65)
Universidade São Judas Tadeu (USJT) – equipe Bajiganga (carro 59)


São Paulo / Interior – (11 equipes / 10 instituições)
Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) – equipe EEP Baja (carro 50)
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESCUSP) – equipes EESC USP 1 (carro 7) e EESC USP 2 (carro 8)
Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Facens Baja Mud Racing (carro 62)
Fundação Hermínio Ometto – equipe FhoBaja (carro 61)
Universidade Estadual Paulista – Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 11)
Universidade Estadual de Campinas - Campinas – equipe Unicamp Baja SAE (carro 15)
Universidade Estadual de Campinas – Limeira – equipe Torque Baja (carro 52)
Universidade Estadual Paulista - Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha Baja (carro 35)
Universidade Federal de São Carlos – equipe Genau Baja UFSCar (carro 46)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 33)


Minas Gerais – (10 equipes / 10 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFAST) – equipe Cefast Baja (carro 9)
Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) – equipe Baja-Unifeg (carro 66)
Centro Universitário Newton Paiva – equipe camaleão (54)
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Juiz de Fora – equipe Corsários (carro 47)
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci (carro 26)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 1)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – equipe Inconfidentes Baja (carro 51)
Universidade Federal de São João del Rei ( UFSJ) – equipe Komiketo Baja UFSJ (carro 20)
Universidade Federal de Viçosa (UFV) – equipe UFVbaja-Pererecas (carro 64)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Zebu Baja – UFTM (carro 36)


Espírito Santo – (3 equipes / 3 instituições)
Faculdades Integradas Espírito Santenses – equipe Faesa Baja (carro 45)
Instituto Federal do Espírito Santo (IFEP) – equipe SamaBaja (carro 39)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – equipe Vitória Baja (carro 21)

Rio de Janeiro (8 equipes /7 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CFETRJ) – equipes Mud Runner 1 (carro 40) e Mud Runner 2 (carro 41)
Instituto Politécnico UERJ – equipe Caledônia Racing (carro 74)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – equipe Reptiles Baja (carro 25)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Minerva Baja UFRJ (carro 32)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Macaé – equipe Ali Babaja (carro 58)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipe Tuffão Baja SAE (carro 23)
Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda – equipe UFF Baja (carro 44)


SUL (3 Estados – 11 equipes – 11 instituições)

Santa Catarina (2 equipes / 2 instituições)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipe Udesc Velociraptor (carro 6)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – equipe UFSC Baja SAE (carro 24)


Rio Grande do Sul (6 equipes / 6 instituições)
Centro Universitário Univates – equipe Baja Univates Team (carro 38)
Faculdade Horizontina – equipe Sinuelo Fahor (carro 28)
Universidade de Passo Fundo (UPF) – equipe Mas Baja Tchê (carro 31)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 19)
Universidade Federal do Rio Grande (UFRG) – equipe Baja Furg (carro 67)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – equipe Bombaja UFSM (carro 27)

Paraná (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – equipe UFPR Baja SAE (carro 22)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba (UTFPR) – equipe Imperador UTFPR (carro 29)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Campus Cornélio Procópio) – equipe Procobaja (carro 60)






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