São Paulo – Três equipes de universitários de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal representarão a região Centro-Oeste na 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que este ano será realizado em São José dos Campos (SP), de 31 de março a 03 de abril.
São as equipes UFMT Baja SAE, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Baja Guaicurus, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e Piratas do Cerrado, da Universidade de Brasília (UnB), que participam com um carro cada uma.
Os SAE-bajas foram desenvolvidos e construídos pelos próprios estudantes, que, também, são responsáveis pela administração e viabilização econômica do projeto. Os veículos serão submetidos a avaliações estáticas e dinâmicas. As três instituições de ensino que alcançarem a melhor pontuação na soma geral das provas poderão representar o País na Baja SAE Tennessee Tech, de 14 a 17 de abril de 2017 em Cookeville, Tennessee, EUA.
Mato Grosso – Catorze estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso formam a equipe UFMT Baja SAE, que adotou novo sistema eletrônico para medição da velocidade e da temperatura na transmissão (CVT), mais compacta para reduzir o peso do carro. A geometria da parte traseira mudou e a suspensão também foi alterada, para garantir altura maior do veículo em relação ao solo. “Buscamos em primeiro lugar consertar alguns erros identificados no último projeto para melhorar o atual. Também reestruturamos a equipe criando funções organizacionais para que cada um possa se dedicar mais aos detalhes na sua área”, diz Victor Mariano Beneti, 20 anos, do quarto semestre de Engenharia Mecânica.
Distrito Federal – A veterana Piratas do Cerrado, da Universidade de Brasília (UnB), participa de todas as competições nacional e regional do Baja desde 1997. Composta por oito integrantes, a equipe priorizou a eletrônica e aplicou pela primeira vez ao projeto uma central de processamento em PCBs (Process Control Block), estrutura de dados no núcleo do sistema operacional que permite armazenamento de informações para estudos futuros. Também foram aprimorados processos construtivos, com impressão 3D de componentes, ampliado o uso de automação, e alterado o processo de montagem de tubos para minimização de erros na fabricação da gaiola. “Corrigimos os freios, projetamos uma gaiola mais leve sem perda de segurança, e buscamos saídas para o projeto e a construção serem mais precisos”, diz Matheus Rocha, capitão da equipe. “Ver o fruto de meses de dedicação e superar limites a cada competição são as nossas grandes motivações”, acrescenta.
Mato Grosso do Sul – Estreante na competição nacional, a equipe Baja Guaicurus, da Universidade Federal da Grande Dourados (MS), desenvolveu chassi com base em alumínio onde serão acoplados motor e transmissão. Para garantir a integridade estrutural, foram agregados ao projeto tubos com espessura ligeiramente maior que a mínima exigida por regulamento. “Esperamos bom resultado nessa estreia como aconteceu ano passado na etapa do Baja Regional Sul, nossa primeira participação em uma competição SAE, onde nos destacamos como equipe revelação”, destaca o capitão Ademar Goelzer. A Baja Guaicurus é formada por 30 estudantes.
Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínios para viabilizar o projeto.
“Os programas estudantis da SAE BRASIL são uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro, pois introduzem a aplicação prática e sistêmica da tecnologia, desafiam a criatividade e a inovação, além de estimular o trabalho em equipe”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS - 31 de março a 3 de abril de 2016
Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
31 de março 8h30 às 9h30 – Briefing da competição. 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios.
1º de abril – 9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.
02 de abril – 9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.
03 de abril – 9h15 – Formação da largada. 10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento
|