Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/11/2015
SMARTTECH lança metodologia inédita para desenvolvimento de embalagens primárias

Com tecnologia de ponta e aplicação de técnicas integradas a empresa traz soluções em tempo recorde para os gargalos do segmento

Holambra, novembro de 2015 – Com foco também no setor de embalagens a SMARTTECH, empresa 100% brasileira especializada em tecnologia e serviços de apoio a projetos de engenharia, criou um grupo para dar suporte ao desenvolvimento de embalagens. Uma das etapas a serem contempladas é o desenvolvimento das embalagens primárias (aquelas que ficam em contato direto com o produto), segmento que acumula perdas que somam bilhões de dólares anuais em todo o mundo devido a problemas de projeto, transporte e processo.

A metodologia compreende a aplicação de softwares e equipamentos de última geração combinada a várias técnicas, sob a supervisão de equipe multidisciplinar de engenheiros treinados para o atendimento personalizado a cada caso.

De acordo com Mariana Rollo Batista, diretora técnica da SMARTTECH um dos desafios no desenvolvimento de embalagens são as variações de projeto e processos produtivos. “Hoje a maioria dos projetos ainda é desenvolvida pelo processo de tentativa e erro, que somada à desvios de processo redundam em perdas que chegam a mais da metade da produção em muitos casos”, aponta a engenheira.

Mariana explica que a tecnologia consegue, com larga vantagem, identificar e solucionar obstáculos para atingir os requisitos de engenharia e marketing solicitados para a embalagem, tais como distribuição de espessuras, resistência mecânica e design. “Com tecnologia e método é possível definir como deve ser o processo para o desenvolvimento do projeto específico e sugerir modificações que favoreçam sua otimização, com redução de protótipos e redução substancial de custos e prazo de validação”, afirma.

Metodologia – Com softwares capazes de definir sem necessidade da construção de protótipo,a metodologia que faça por exemplo com que um frasco de água tenha as características certas de altura, diâmetro, curvatura , resistência ao squeeze (aperto) e ao empilhamento, a engenharia da SMARTTECH avalia com alta precisão a presença de falhas em todas as suas variáveis, e faz as alterações virtualmente de maneira automatizada fornecendo soluções que atendam aos requisitos necessários.

Na simulação do transporte, com shakers e atuadores, o trajeto que um caminhão faria em duas semanas de teste pode ser realizado, por exemplo, em algumas horas por meio de testes de durabilidade acelerada. “A tecnologia cria um fluxo de otimização que inclui os processos produtivos e cada etapa do desenvolvimento do produto, o qual gera parâmetros e diversas combinações e repostas que reduzem drasticamente o número de protótipos, pois são assertivos”, explica Mariana.

Com as tecnologias e os equipamentos dos laboratórios da SMARTTECH, no TechCenter da empresa em Holambra (SP), é possível desenvolver projetos com previsibilidade e soluções nas condições de uso típico das embalagens, que incluem a movimentação da fábrica ao consumidor, montagem final em pallet, desenvolvimento dos processos típicos de manufatura, como por exemplo sopro e injeção, além de aplicações de matérias-primas metálicas e testes físicos. O objetivo é a redução do tempo e do custo de desenvolvimento da embalagem, bem como o seu aperfeiçoamento para torná-la resistente às cargas de transporte.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – (11) 4435-0000 e 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio a projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (Smarttech Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (Smarttech Serviços de Engenharia).Dispõe de um Techcenter único no Brasil paraapoiar suas atividades com laboratórios de shakers, atuadores hidráulicos, câmara acústica e pista de teste de ruído. Durabilidade, NVH, Cálculo Estrutural, Multicorpos, Injeção de Plásticos são algumas das disciplinas oferecidas pela Smarttech. O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 135 km da capital paulista.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308