Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/11/2015
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA – Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos 2015

Debater rotas para expansão dos veículos elétricos e híbridos no Brasil é o objetivo do simpósio, que reunirá lideranças da indústria, do governo e da academia em São Paulo, dia 17

Caro (a) colega,

Se você deseja participar do Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos 2015, retorne esta mensagem para sara@companhiadeimprensa.com.br com:

Nome completo:
Cargo:
Órgão de imprensa:
CPF:
RG:
Endereço com CEP:
E-mail:
Telefone com DDD:



PROGRAMAÇÃO

08h30 – Abertura
com Alexandre Guimarães, chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos 2015.

BLOCO “PANORAMA DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS NO MUNDO E NO BRASIL”

8h40 – Palestra
“A Cadeia Global de Valor do Veículo Elétrico: Desafios Tecnológicos para o Brasil”, com Ailton Conde Jussani, professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA USP).

Moderação de Alexandre Guimarães, diretor de Engenharia Elétrica e Eletrônica da General Motors do Brasil.


BLOCO “EVOLUÇÃO DAS REGULAMENTAÇÕES E SEUS IMPACTOS NAS CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA E MONTADORAS DE VEÍCULOS”

9h25 – Palestra
“Legislação e Cenário Internacional para Emissões e Eficiência Energética", com Kurt Engeljehringer, gerente de Desenvolvimento de Negócios da AVL Internacional.

9h45 – Palestra "Considerações Estratégicas das Montadoras Frente às Regulamentações Brasileiras", com Marco Antônio Bottacin, supervisor de Desenvolvimento Estratégico da VW Eletric Vehicles.

10h05 – Palestra “Veículos Híbridos e Elétricos: Perspectivas e Atuação do BNDES”, com Luiz Felipe Hupsel, engenheiro do Departamento das Indústrias Metal-Mecânica e de Mobilidade do BNDES.

Moderação de Marcelo Gongra, ‎coordenador de Inovação Corporativa na CPFL Energia.


BLOCO “ADEQUAÇÃO INDUSTRIAL E CAPACITAÇÃO DA MÃO DE OBRA EM NOVAS COMPETÊNCIAS”

11h20 – Palestra
“Desafios da Indústria Nacional na Adequação de Processos para a Tração Elétrica na Mobilidade", com Alex Sandro Barbosa Passos, coordenador de Motores para Tração Veicular da WEG.

11h40 – Palestra “Chegou o Momento da Mobilidade Elétrica no Brasil”, com Adalberto Maluf, diretor de Relações Governamentais e Marketing da BYD Brasil.

12h – Palestra “Soluções de Serviços para VEs – Equipamentos, Capacitação e Pós-venda", com Marcelo Lima, gerente de Marketing e Engenharia da Bosch.

12h20 – Palestra "Adequação da Capacitação e Desenvolvimento de Mão de Obra Especializada", com Sérgio Ribeiro Augusto, coordenador de Projetos de Veículos Experimentais da Escola de Engenharia Mauá.

Moderação de Ronaldo Mazará, gerente de Engenharia de Pesquisa e Desenvolvimento da Fujikura Automotive.


BLOCO “COMPONENTES E TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS”

14h15 – Palestra
"A Evolução das Baterias para Veículos Elétricos", com Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora da Área de Sistemas de Energia da CPqD.

14h35 – Palestra “Tendências e Topologias Avançadas de Motores para Veículos Elétricos – Indução ou Imãs Permanentes?”, com Alex França, engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento da CPqD.

14h55 – Palestra “Novos Controladores para Inversores e Controle de Motores”, com José Geraldo Almeida, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Freescale Semicondutores Brasil.

Moderação de Raul Beck, engenheiro responsável pela Área de Sistemas de Energia do CPqD.


BLOCO “INOVAÇÕES E ESTADO DA ARTE”

16h10 – Palestra
“Novas Tendências na Mobilidade Híbrida e Elétrica”, com Wanderlei Marinho, assessor da Superintendência do Programa Nuclear do Centro Tecnológico da Marinha do Brasil.

16h30 – Palestra “Sistemas de Recarga Wireless”, com Flavio Cabaleiro, gerente de Desenvolvimento de Negócios América Latina da Primove/ Bombardier.

16h50 – Palestra “Veículos Elétricos Movidos a Hidrogênio”, com Roberto Matarazzo Braun, gerente de Assuntos Governamentais da Toyota.

Moderação de Ricardo Takahira, co-chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos 2015.

17h35 – Encerramento com Plínio Cabral Jr., diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.



Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos 2015
Data: 17 de novembro de 2015, a partir das 8h30.
Local: Club Transatlântico – rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo – SP.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308