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 Release
03/11/2015
Estudantes da EESC-USP e do ITA vencem a SAE BRASIL AeroDesign

Competição de engenharia encerrada neste domingo (1º), em São José dos Campos (SP), reuniu 85 equipes do Brasil, México e Venezuela

A EESC-USP Alpha, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, sagrou-se campeã pela Classe Regular na 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, encerrada neste domingo, 1º de novembro, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP). O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 494.61 pontos na classificação geral. Na Classe Advanced, a vencedora foi a equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ao obter 377.77 pontos. A equipe EESC-USP Mike, também da USP de São Carlos, foi a vencedora na Classe Micro, com 384.99 pontos.

A competição apontou como segunda colocada, pela Classe Regular, a equipe AeroFeg, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Guaratinguetá, com 474.86 pontos. Na Classe Advanced, a segunda colocada foi a equipe Car-Kará Advanced, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com 332.55 pontos. A equipe mineira Tucano Aerodesign Micro, da Universidade Federal de Uberlândia, foi a segunda colocada na Classe Micro, com 308.26 pontos.

Com o resultado, as equipes classificadas em primeiro e segundo lugares na Classe Regular – EESC-USP Alpha e AeroFeg – e em primeiro lugar nas Classes Advanced e Micro – Leviatã e EESC-USP Mike – ganharam o direito de representar o Brasil na SAE Aero Design East. Essa competição, que reúne equipes de diversos países, será realizada pela SAE International, de 11 a 13 de março de 2016, no Estado do Texas, EUA, onde as equipes brasileiras fazem história: conquistaram sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Classe Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.

TROFÉU EMBRAER EXCELÊNCIA EM PROJETO - Para a edição de 2015 da Competição AeroDesign, a SAE BRASIL decidiu instituir o Troféu Excelência em Projeto, em reconhecimento à equipe concorrente à competição responsável por projeto, cujas qualidades o fazem diferenciado e representativo de melhores práticas de projeto aeronáutico.

A iniciativa visa destacar a natureza de competição de engenharia do projeto aerodesign e seu grande objetivo é reconhecer e valorizar a capacidade de equipes aerodesign de conduzir projetos de engenharia reconhecidos como de excelência por suas várias características: inovação, simplicidade, boas práticas, documentação etc.

Na condição de patrocinador exclusivo, a Embraer dá nome ao troféu, que passou a denominar-se Troféu Embraer Excelência em Projeto.

O troféu é de posse itinerante e deverá, ao cabo de um ano e por ocasião da realização de nova edição da competição, ser devolvido e transferido à nova equipe merecedora do prêmio. O nome de cada equipe vencedora do projeto ficará gravado de forma indelével em uma das 24 placas de metal que compõem o seu corpo.

Originariamente escolhida como uma das três equipes a receberem menção honrosa pelo Melhor Projeto, a equipe EESC-USP Mike, da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, é a primeira equipe a fazer jus ao troféu.

MENÇÕES HONROSAS - O Comitê Técnico da SAE BRASIL AeroDesign 2015 ainda conferiu menções honrosas às equipes que se destacaram em diversos quesitos:

Aeronave com Menor Tempo de Retirada de Carga – Classe Regular - equipe Minerva AeroDesign, da Universidade Federal de Minas Gerais (2,8 segundos); Classe Advanced - equipe Car-Kará Advanced, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (5,5 segundos); Classe Micro - equipe Car-Kará Micro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (3,8 segundos).

Aeronave de Menor Peso Vazio – Classe Micro – equipe EESC-USP Mike, com 0.7 kg.

Exemplo de Superação e Empreendedorismo – Classe Regular - equipe AeroDesign UFMT, da Universidade Federal do Mato Grosso.

Maior Acuracidade (previsão de carga a ser transportada) – Classe Advanced – equipe Leviatã; Classe Regular – equipe FEI Regular, do Centro Universitário da FEI.

Maior Acuracidade de Peso Vazio – Classe Micro – equipe Uirá Micro, da Universidade Federal de Itajubá/ MG.

Maior Eficiência Estrutural (carga transportada dividida pelo peso vazio da aeronave) – Classe Regular – equipe AeroFeg.

Melhor Apresentação Oral – Classe Regular - equipe FEI Regular; Classe Advanced - equipe Céu Azul, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Classe Micro - equipe EESC-USP Mike.

Melhor Equipe Internacional – Classe Regular – equipe AeroDesign SAE USB, da Universidad Simón Bolívar, da Venezuela.

Melhor Projeto – Classe Advanced - equipe Leviatã; Classe Micro - equipe EESC-USP Mike.

Maior Peso Carregado – Classe Regular: equipe Uai Sô Fly!!!, da Universidade Federal de Minas Gerais, com 14.2 kg; Classe Advanced – equipe Leviatã, com 14.1 kg.

Melhor Projeto de Aquisição de Dados – Classe Advanced - equipe Car-Kará Advanced.

Menor Tempo de Montagem – Classe Micro – equipe Uirá Micro (42 segundos).

Torcida Mais Animada – equipe Albatroz AeroDesign, da Universidade do Estado de Santa Catarina.


INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - A Classe Regular reuniu 60 equipes. Com maior liberdade oferecida pelo Regulamento, a maioria das equipes apresentou aeronaves com asas de grande envergadura e alongamento, o que proporciona melhor aerodinâmica e, consequentemente, maior capacidade de carregamento de carga. O desafio que as equipes encontraram foi manter o baixo peso das respectivas aeronaves. Outra inovação apresentada foi a sofisticação das ferramentas computacionais utilizadas no desenvolvimento das aeronaves, que na manufatura predominou o uso de componentes fabricados em impressoras 3D, a partir de desenhos em softwares de projeto computacional, a exemplo da indústria.

Na Classe Advanced, que recebeu cinco aviões competidores, o destaque em 2015 foi a possibilidade de equipes trabalharem em processos de engenharia de forma a escolherem o melhor sistema propulsivo para suas aeronaves, entre motores a combustão ou elétricos. O Regulamento permitia que baterias usadas em motores elétricos pudessem contar como até 1 kg da carga transportada, visando estimular o interesse das equipes por este tipo de propulsão alternativa. Também de destaque na Classe Advanced foi o emprego de sistemas de aquisição de dados durante o voo das aeronaves.

Na Classe Micro, que contou com 20 aviões, o Regulamento desafiou as equipes a apresentarem aeronaves extremamente leves e confiáveis. A carga paga a ser transportada em cada bateria aumentou de 40 para 43 bolinhas de tênis, provocando aumento de volume das aeronaves - e, consequentemente, do peso vazio - e introduzindo o desafio de se projetar aeronaves leves e confiáveis, capazes de executar ao menos cinco voos com esta carga. O resultado foi que grande parte das aeronaves da categoria ganhou estruturas mais leves e eficientes, por meio de treliças compostas de tubos de carbono e madeira balsa, incluindo peças cortadas a laser, assegurando alta precisão e facilidade construtiva.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL constituem valiosas experiências extracurriculares que fazem diferença na formação do engenheiro, pois introduzem a aplicação prática e sistêmica da tecnologia, desafiam a criatividade e a inovação, além de estimularem o trabalho em equipe”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

A 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign teve início no dia 29 de outubro e registrou a presença de 85 equipes, representando 66 instituições de ensino, de 16 Estados do País, mais o Distrito Federal. Equipes oriundas de Venezuela e México completaram o quadro, totalizando aproximadamente 1.000 participantes presentes, de 1.330 inscritos originalmente.

As atividades começaram com a etapa denominada Competição de Projeto, em que as equipes tiveram seus projetos avaliados por juízes, engenheiros da indústria aeronáutica, todos voluntários. De sexta-feira a domingo teve lugar a etapa Competição de Voo, compreendendo nove baterias sucessivas de voos com aeronaves transportando cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite de cada projeto.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

A 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign reuniu mais de 1,5 mil pessoas, entre participantes e público interessado, e contou com o patrocínio de empresas do segmento aeroespacial: Grupo Airbus, Boeing, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce, Saab e United Technologies. Além disso, recebeu o apoio do DCTA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de São José dos Campos, e Conventions & Visitors Bureau de São José dos Campos.

Crédito fotos – Sérgio Fujiki



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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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