A EESC-USP Alpha, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, sagrou-se campeã pela Classe Regular na 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, encerrada neste domingo, 1º de novembro, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP). O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 494.61 pontos na classificação geral. Na Classe Advanced, a vencedora foi a equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ao obter 377.77 pontos. A equipe EESC-USP Mike, também da USP de São Carlos, foi a vencedora na Classe Micro, com 384.99 pontos.
A competição apontou como segunda colocada, pela Classe Regular, a equipe AeroFeg, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Guaratinguetá, com 474.86 pontos. Na Classe Advanced, a segunda colocada foi a equipe Car-Kará Advanced, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com 332.55 pontos. A equipe mineira Tucano Aerodesign Micro, da Universidade Federal de Uberlândia, foi a segunda colocada na Classe Micro, com 308.26 pontos.
Com o resultado, as equipes classificadas em primeiro e segundo lugares na Classe Regular – EESC-USP Alpha e AeroFeg – e em primeiro lugar nas Classes Advanced e Micro – Leviatã e EESC-USP Mike – ganharam o direito de representar o Brasil na SAE Aero Design East. Essa competição, que reúne equipes de diversos países, será realizada pela SAE International, de 11 a 13 de março de 2016, no Estado do Texas, EUA, onde as equipes brasileiras fazem história: conquistaram sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Classe Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.
TROFÉU EMBRAER EXCELÊNCIA EM PROJETO - Para a edição de 2015 da Competição AeroDesign, a SAE BRASIL decidiu instituir o Troféu Excelência em Projeto, em reconhecimento à equipe concorrente à competição responsável por projeto, cujas qualidades o fazem diferenciado e representativo de melhores práticas de projeto aeronáutico.
A iniciativa visa destacar a natureza de competição de engenharia do projeto aerodesign e seu grande objetivo é reconhecer e valorizar a capacidade de equipes aerodesign de conduzir projetos de engenharia reconhecidos como de excelência por suas várias características: inovação, simplicidade, boas práticas, documentação etc.
Na condição de patrocinador exclusivo, a Embraer dá nome ao troféu, que passou a denominar-se Troféu Embraer Excelência em Projeto.
O troféu é de posse itinerante e deverá, ao cabo de um ano e por ocasião da realização de nova edição da competição, ser devolvido e transferido à nova equipe merecedora do prêmio. O nome de cada equipe vencedora do projeto ficará gravado de forma indelével em uma das 24 placas de metal que compõem o seu corpo.
Originariamente escolhida como uma das três equipes a receberem menção honrosa pelo Melhor Projeto, a equipe EESC-USP Mike, da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, é a primeira equipe a fazer jus ao troféu.
MENÇÕES HONROSAS - O Comitê Técnico da SAE BRASIL AeroDesign 2015 ainda conferiu menções honrosas às equipes que se destacaram em diversos quesitos:
Aeronave com Menor Tempo de Retirada de Carga – Classe Regular - equipe Minerva AeroDesign, da Universidade Federal de Minas Gerais (2,8 segundos); Classe Advanced - equipe Car-Kará Advanced, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (5,5 segundos); Classe Micro - equipe Car-Kará Micro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (3,8 segundos).
Aeronave de Menor Peso Vazio – Classe Micro – equipe EESC-USP Mike, com 0.7 kg.
Exemplo de Superação e Empreendedorismo – Classe Regular - equipe AeroDesign UFMT, da Universidade Federal do Mato Grosso.
Maior Acuracidade (previsão de carga a ser transportada) – Classe Advanced – equipe Leviatã; Classe Regular – equipe FEI Regular, do Centro Universitário da FEI.
Maior Acuracidade de Peso Vazio – Classe Micro – equipe Uirá Micro, da Universidade Federal de Itajubá/ MG.
Maior Eficiência Estrutural (carga transportada dividida pelo peso vazio da aeronave) – Classe Regular – equipe AeroFeg.
Melhor Apresentação Oral – Classe Regular - equipe FEI Regular; Classe Advanced - equipe Céu Azul, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Classe Micro - equipe EESC-USP Mike.
Melhor Equipe Internacional – Classe Regular – equipe AeroDesign SAE USB, da Universidad Simón Bolívar, da Venezuela.
Melhor Projeto – Classe Advanced - equipe Leviatã; Classe Micro - equipe EESC-USP Mike.
Maior Peso Carregado – Classe Regular: equipe Uai Sô Fly!!!, da Universidade Federal de Minas Gerais, com 14.2 kg; Classe Advanced – equipe Leviatã, com 14.1 kg.
Melhor Projeto de Aquisição de Dados – Classe Advanced - equipe Car-Kará Advanced.
Menor Tempo de Montagem – Classe Micro – equipe Uirá Micro (42 segundos).
Torcida Mais Animada – equipe Albatroz AeroDesign, da Universidade do Estado de Santa Catarina.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - A Classe Regular reuniu 60 equipes. Com maior liberdade oferecida pelo Regulamento, a maioria das equipes apresentou aeronaves com asas de grande envergadura e alongamento, o que proporciona melhor aerodinâmica e, consequentemente, maior capacidade de carregamento de carga. O desafio que as equipes encontraram foi manter o baixo peso das respectivas aeronaves. Outra inovação apresentada foi a sofisticação das ferramentas computacionais utilizadas no desenvolvimento das aeronaves, que na manufatura predominou o uso de componentes fabricados em impressoras 3D, a partir de desenhos em softwares de projeto computacional, a exemplo da indústria.
Na Classe Advanced, que recebeu cinco aviões competidores, o destaque em 2015 foi a possibilidade de equipes trabalharem em processos de engenharia de forma a escolherem o melhor sistema propulsivo para suas aeronaves, entre motores a combustão ou elétricos. O Regulamento permitia que baterias usadas em motores elétricos pudessem contar como até 1 kg da carga transportada, visando estimular o interesse das equipes por este tipo de propulsão alternativa. Também de destaque na Classe Advanced foi o emprego de sistemas de aquisição de dados durante o voo das aeronaves.
Na Classe Micro, que contou com 20 aviões, o Regulamento desafiou as equipes a apresentarem aeronaves extremamente leves e confiáveis. A carga paga a ser transportada em cada bateria aumentou de 40 para 43 bolinhas de tênis, provocando aumento de volume das aeronaves - e, consequentemente, do peso vazio - e introduzindo o desafio de se projetar aeronaves leves e confiáveis, capazes de executar ao menos cinco voos com esta carga. O resultado foi que grande parte das aeronaves da categoria ganhou estruturas mais leves e eficientes, por meio de treliças compostas de tubos de carbono e madeira balsa, incluindo peças cortadas a laser, assegurando alta precisão e facilidade construtiva.
“Os programas estudantis da SAE BRASIL constituem valiosas experiências extracurriculares que fazem diferença na formação do engenheiro, pois introduzem a aplicação prática e sistêmica da tecnologia, desafiam a criatividade e a inovação, além de estimularem o trabalho em equipe”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
A 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign teve início no dia 29 de outubro e registrou a presença de 85 equipes, representando 66 instituições de ensino, de 16 Estados do País, mais o Distrito Federal. Equipes oriundas de Venezuela e México completaram o quadro, totalizando aproximadamente 1.000 participantes presentes, de 1.330 inscritos originalmente.
As atividades começaram com a etapa denominada Competição de Projeto, em que as equipes tiveram seus projetos avaliados por juízes, engenheiros da indústria aeronáutica, todos voluntários. De sexta-feira a domingo teve lugar a etapa Competição de Voo, compreendendo nove baterias sucessivas de voos com aeronaves transportando cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite de cada projeto.
O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.
A 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign reuniu mais de 1,5 mil pessoas, entre participantes e público interessado, e contou com o patrocínio de empresas do segmento aeroespacial: Grupo Airbus, Boeing, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce, Saab e United Technologies. Além disso, recebeu o apoio do DCTA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de São José dos Campos, e Conventions & Visitors Bureau de São José dos Campos. |