Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/10/2015
Equipe da FEI vence a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste, em São José dos Campos

Competição reuniu dias 17 e 18 de outubro 27 carros off-road, projetados e construídos por universitários do DF, ES, MG, RJ e SP

A equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, venceu a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste 2015, realizada neste sábado e domingo, dias 17 e 18 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos/SP. Em segundo lugar ficou a equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, seguida pela equipe EESC USP, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo.

A Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste 2015 apontou, ainda, as melhores equipes por provas:

Projeto – equipe Baja UFMG.
Suspension & Traction – equipe FEI Baja.
Aceleração – equipe Unicamp Baja SAE – da Universidade Estadual de Campinas.
Manobrabilidade – equipe Baja UFMG.
Enduro de Resistência – equipe FEI Baja.

Compareceram à competição 27 equipes, entre 30 inscritas, que representaram 27 instituições de ensino do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A Etapa Sudeste é evento regional preparatório para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, competição nacional realizada anualmente no primeiro semestre, em Piracicaba, SP, com a participação de cerca de 70 equipes, de todas as regiões do País.

Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza durante o ano mais duas competições regionais, também preparatórias: a Etapa Nordeste, que será realizada de 6 a 8 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia; e a Etapa Sul, de 20 a 22 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“Desenvolver nos futuros engenheiros as principais capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, é o grande objetivo dos programas estudantis da SAE BRASIL”, ressalta o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

A Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste 2015 teve o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa de Pós Graduandos do ITA (FAPG-ITA), NSK, Vallourec, New Holland Construct, Centro de Competência em Manufatura, Mercedes-Benz, Volkswagen, Hotel Nacional Inn, IBR Nanotecnologia, Palco & Tecnologia e SKA. O apoio foi do DCTA, ITA e Prefeitura de São José dos Campos.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308