São Paulo - Os engenheiros Eloy Martins Oliveira Jr, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e Rômulo Petrini Fogaça de Almeida, da Mahle Argentina, são os autores principais dos melhores trabalhos técnicos (papers) do Congresso SAE BRASIL 2015, selecionados nas categorias nacional e internacional, respectivamente. A cerimônia de premiação será realizada no início do próximo ano, em São Paulo.
O autor principal do melhor paper nacional receberá viagem e hospedagem para participar do SAE International Congress & Exhibition 2016, em Detroit (EUA) e o autor do melhor trabalho internacional, viagem e hospedagem para o Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2016, em São Paulo.
Paper Nacional – Com foco na área de Eletroeletrônica/ Eletrônica embarcada e o título “Um novo algoritmo de sincronização de relógios para compensar a dessincronização inicial de relógios baseado no controlador deadbeat para sistemas de controle por redes”, o melhor paper nacional destaca solução para os sistemas de controle aeroespaciais no atendimento às demandas de alto desempenho, precisão, exatidão, modularidade, integração e confiabilidade, entre outros requisitos.
O artigo propõe revisão de literatura e a discussão, modelagem e simulação do novo algoritmo. O trabalho foi desenvolvido por Eloy Martins Oliveira Jr. (autor principal) e Marcelo Lopes de Oliveira Souza.
Paper Internacional – O paper, intitulado “Válvulas para serviços pesados com desempenho melhorado através de tratamento de nitretação”, focou a área de Motores e Transmissões e desenvolveu tratamento de nitretação, aplicado em válvulas de serviço pesado, que apresenta maior resistência ao desgaste além de adequada resistência estrutural.
A nitretação é um tratamento bem conhecido em diversos componentes do motor e, em válvulas, é comum apenas em veículos leves. O trabalho foi desenvolvido por Rômulo Petrini Fogaça de Almeida (autor principal) e Pedro Martin Lerman.
Prêmio SAE BRASIL de Sustentabilidade - “Emissões de partículas de um veículo flexfuel com injeção direta de combustível” é o título do paper vencedor da área de Meio Ambiente, que foi desenvolvido por Luiz Carlos Daemme, da Lactec (autor principal), Renato Arruda Penteado, Daniel da Silva Costa, Cassio Paluch Menini, Marcelo Risso Errera, Rodrigo Soares Ferreira e Luiz Henrique Cruz Vilar. O paper se baseia no estudo de emissões de partículas a partir de um veículo com injeção direta, abastecido com gasolina A22 e etanol hidratado. Juntamente com a economia de combustível, o sistema de combustão tende a gerar mais material particulado em relação aos convencionais. Em relação à massa total de material particulado os resultados indicaram que as emissões de gasolina excederam às do etanol.
Menções honrosas - Além da premiação a essas três categorias, foram destacadas ainda 14 menções honrosas, nas áreas de Carroceria e Estrutura, Combustíveis e Recursos Energéticos, Eletroeletrônica, Gestão e Desenvolvimento de Produtos, Manufatura, Materiais, Meio-ambiente, Metodologia de Projeto e Design, Powertrain, Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade, Ruídos e Vibrações, Segurança, Testes e Simulações e Veículos.
O Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade recebeu este ano 289 papers, 206 deles aprovados e 132 apresentados durante o evento que foi realizado de 22 a 24 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O Congresso SAE BRASIL é um dos poucos no País a incentivar o desenvolvimento de papers. Voltados para a eficiência pela descoberta de novos métodos e processos de desenvolvimento em áreas diversas da engenharia, os trabalhos técnicos do Congresso são projetos inovadores e aplicáveis à realidade atual. De acordo com Gilberto Souza, engenheiro, professor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e chairperson do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL, o alto nível de pesquisa e inovação é a principal característica dos papers.
|