Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
CREDENCIAMENTO IMPRENSA

Acesse: http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/1244/auth

Ou na recepção do evento

 Release
24/09/2015
Congresso SAE BRASIL termina hoje, com Painel de Presidentes

HOJE - Painel Presidentes começa às 16 horas no Auditório SAE BRASIL MWM Motores Diesel

São Paulo - O 24º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, maior fórum de profissionais de engenharia e tecnologias da mobilidade da América Latina, encerra nesta quinta-feira, 24 de setembro, e fecha a programação com o Painel Presidentes, às 16 horas, do qual participam Philipp Schiemer, Roberto Cortes, e Michael Kuester, respectivamente presidentes da Mercedes-Benz, Man Latin America e DAF Caminhões Brasil.
“Produtividade e Tecnologia: a Nova Revolução na Indústria da Mobilidade” é o tema geral do Congresso 2015, que este ano foi presidido por Roberto Cortes, CEO da MAN Latin America.

O Congresso incluiu:

PAINÉIS - 23 painéis e fóruns: três âncoras - Engenheiros-chefes, Internacional e Presidentes - e os demais painéis nas diferentes áreas: 4º Fórum R&D, Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Compras, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário, Logística, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, Veículos Elétricos e Híbridos;

SESSÕES TÉCNICAS - com 144 trabalhos inéditos de engenharia de autores nacionais e estrangeiros, com apresentações durante os três dias de Congresso;

MOSTRA TECNOLÓGICA – Abifer/Simefre, ABNT, Agência USP de Inovação, Applus IDIADA, Arkema Química, AVL South America, Axalta Coating Systems, BINS Indústria de Artefatos de Borracha, BorgWarner, BOS/Schwaben, BrTüv Nord, Cummins Brasil, Carsim, CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, Chevron Brasil Lubrificantes, Conemb, Cummins Brasil, DAF Trucks BR, EATON Divisão Transmissões, EDAG do Brasil, Embraer, Emicol, Empresas Randon, ESI-Group, Falcão Bauer, General MotorsHöganäs, Insper, IAV do Brasil, IQA, Kuraray South America, MAN Latin America, Mercedes-Benz do Brasil, Mitutoyo, National Instruments Brazil, Neumayer Tekfor Automotive, OPENCADD, Pollux Automation, Robert Bosch, Rudolph Usinados, Sabó, Scania, Schaeffler, SKF do Brasil, SCiTec Soluções em Ensaios de Materiais e Produtos, TCA/Horiba Sistemas de Testes Automotivos, Sindipeças, SPAL, Stratasys, TRY Tests, Texaco Lubrificantes, Tünkers, Virtual CAE, Volkswagen e ZF.

Confira a pauta de hoje

24º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade - “Produtividade e Tecnologia: A nova revolução na indústria da mobilidade” - 22 a 24 de setembro - das 8h30 às 20h30
Expo Center Norte, Pavilhão Azul – rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP
Portal - www.saebrasil.org.br


AÇÃO DE DESENCARCERAMENTO
Simulações de resgate de bebê (boneco) na cadeirinha em capotamento de veículo, e de adulto (uma pessoa) feitas pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, hoje (24), às 14h.

Realizada por equipe sob a coordenação do capitão Allan Muniz de Andrade, da Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a simulação de operação de resgate de vítimas mostram passo a passo como o salvamento é feito para preservar a integridade do ocupante e destacará a importância do uso da cadeirinha.

PROGRAMA DE FÓRUNS E PAINÉIS
Dia 24 – quinta-feira

Qualidade – painel QUALIDADE ELETRÔNICA X QUALIDADE MANUAL.
A performance dos processos produtivos tem se tornado o desafio para os profissionais de Engenharia. Além de desenvolver e implementar processos mais robustos, prover a agilidade no gerenciamento dos dados demanda estudos de produtividade nos controles de garantia de qualidade. Para isso, diversas variáveis surgem na tomada de decisão. O painel discutirá alternativas que possam direcionar a melhor solução: investir em tecnologia para garantir a qualidade e/ou desenvolver processos mais robustos sem prejuízo nos indicadores. Com Olavo Vidal, gerente de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Carlos Longarço, gerente de Marketing da Atlas Copco e Paulo Pereira, master black belt da Caterpillar Inc.. Moderador: engenheiro Marcelo Martin. Às 9h, Auditório Jaçanã 1.

Manufatura – painel - MELHORIA DE PRODUTIVIDADE / TECNOLOGIAS.
O ciclo de vida dos produtos e por sua vez a estabilidade dos processos produtivos vem sendo reduzidos sistematicamente. Desta forma um processo de manufatura, em pouco tempo, pode se tornar obsoleto devido às mudanças na tecnologia dos produtos e equipamentos utilizados ou até pela capacidade de absorver as oscilações na demanda. Ter processos de manufatura flexíveis, facilmente adaptáveis às variações de demanda e capazes de absorver rapidamente as novas tecnologias de produto e processo, pode ser o diferencial que permita sustentar, ou mesmo melhorar a competitividade em condições adversas de mercado e de custos. Com Flávio Reis, diretor de Operações da Caterpillar; Ricardo Ávila, diretor industrial da Sabó; e José Rizzo Hahn Filho, presidente da POLLUX. Moderador: Gyorgy Henyei Jr., sênior advisor na STAUFEN Táktica. Às 11h, Auditório Jaçanã 1.

Caminhões e Ônibus – painel TRANSPORTE DE CARGAS E PASSAGEIROS - EMPREGO DA TECNOLOGIA NA REDUÇÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.
As empresas de transporte de carga e passageiros sofrem o impacto econômico do País, com redução do preço do frete, aumento dos custos operacionais, escassez de mão de obra qualificada, falta de infraestrutura e concorrência crescente de outros modais. Por isso, procuram por soluções tecnológicas para aumentar a produtividade. Serão 2 painéis: o primeiro com de CEOs de montadoras do País, e o segundo com a participação de engenheiros-chefe da indústria, ambos com visão estratégica de desenvolvimento e soluções tecnológicas. No primeiro bloco os convidados são Roberto Cortes, Philipp Schiemer e Michael Kuester, respectivamente presidentes da MAN Latin America, Mercedes-Benz e DAF Caminhões Brasil, com mediação do jornalista Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea. Do segundo bloco participam Roberto Poloni, Eustáquio Sirolli e Rodrigo Chaves, engenheiros-chefes da Marco Polo, Foton e MAN, respectivamente, com mediação do jornalista Rinaldo Machado, da revista Transpodata. Às 11h (1º bloco) e às 14h (2º bloco), no Auditório SAE BRASIL- MWM Motores Diesel.

Logística – painel RFID / DEPÓSITOS VERTICALIZADOS.
Cadeias de suprimentos são sistemas dinâmicos não-lineares, considerando ainda as dificuldades por atrasos nos fluxos de materiais e informações. Neste painel apresentaremos alternativas para melhoria da visibilidade da informação nas cadeias de abastecimento, reduzindo-se os atrasos no fluxo de informações, assim como alternativas para solução de armazenagem. As tendências e os recentes avanços na tecnologia da rádio-frequência (RFID) e depósitos verticalizados. Analisaremos a dinâmica de uma cadeia de abastecimento sob diferentes cenários de visibilidade das informações e possíveis aplicações do uso de etiquetas inteligentes, leitores/portais, códigos de identificação de produtos, assim como uso de sistemas automáticos de estocagem e recuperação - AS (Automated Storage) / RS (Retrieval System). Com André Alarcon Prado, diretor de Operações da Atlas Logística; Hans-Jürgen Klose, diretor da STAUFEN Táktica; Rafael Silva diretor da SSI-Schaefer e Ricardo Ruiz Rodrigues, do Magazine Luiza. Moderador: Edson Carillo, diretor da Connexxion Brasil. Às 14h – Auditório Jaçanã1.


Presidentes – painel PRODUTIVIDADE E TECNOLOGIA A NOVA REVOLUÇÃO NA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE.
A distância que separa o nível de produtividade brasileira dos competidores globais nos obriga a empreender nova revolução tecnológica. Identificar prioridades que afetem a competitividade em todos os processos que envolvem a indústria da mobilidade é condição indispensável à sobrevivência a médio e longo prazo. É incontestável a importância da tecnologia aplicada a todo o ciclo de vida do produto, da concepção, desenvolvimento e produção até o descarte sustentável. No Brasil, como no mundo, a busca da eficiência na atividade industrial começa muito antes do desenvolvimento do produto e é conectada à geração de novas ideias para um mercado ávido e altamente competitivo. Com David Powels, José Eduardo Luzzi, Koji Kondo e Wilson Bricio, respectivamente presidentes da Volkswagen, Navistar Mercosul, Toyota e ZF. Às 16h, Auditório SAE BRASIL- MWM Motores Diesel.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO – Com Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL e diretor da Unidade de Produção Anchieta da Volkswagen do Brasil; Roberto Cortes, presidente do Congresso SAE BRASIL e da MAN Latin America; e Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e presidente do Congresso SAE BRASIL 2016. Às 18h, Auditório SAE BRASIL



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Isabelle Lima – Isabelle@companhiadeimprensa.com.br

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308