Equacionar competitividade e confiabilidade. Esse é o desafio dos mais de 175 estudantes de engenharia de Minas Gerais para construir 18 aeronaves radiocontroladas, capazes de transportar cargas. As equipes acertam os últimos detalhes dos protótipos para disputar a 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, entre 29 de outubro e 1º de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP.
As 18 equipes mineiras integram as 95 inscritas nesta edição, 89 brasileiras e seis estrangeiras. Todas somam quase 1.300 participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos, que representam 71 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (Venezuela e México).
Nesta edição, a competição contará com 22 equipes de São Paulo, 18 de Minas Gerais e sete do Rio de Janeiro. Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão representados por seis equipes cada. Paraná e Rio Grande do Norte contam com cinco; Pernambuco, Piauí e Bahia aparecem com três cada; Distrito Federal, Mato Grosso, Maranhão e Paraíba possuem duas; Amazonas, Espírito Santo e Sergipe têm uma equipe cada. Entre as estrangeiras, há cinco da Venezuela e uma do México.
OURO PRETO – Veterana inscrita na Classe Regular, a equipe 12 Bis, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), desenvolveu monoplano de asa alta, empenagem em U e fuselagem trapezoidal, capaz de carregar 11,5 kg de aço SAE 1045 e atingir velocidade máxima de 27 m/s. Para esta competição, o avião recebeu diversas inovações tecnológicas como sistema de recarga da bateria que utiliza energia solar, sistema de segurança que evita queima de componentes elétricos durante voo e telemetria simples e de baixo custo, que foi desenvolvida pela própria equipe. “Os pontos fortes são a qualidade construtiva, a resistência e eficiência do aeromodelo”, destaca Ian Passos, estudante do sétimo período de Engenharia Mecânica, capitão da equipe de 15 integrantes, que alcançou o 30º lugar na edição de 2014.
FLORESTAL – Formada por sete estudantes da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, a equipe Acauãzim volta à competição depois de conquistar a 10ª colocação da Classe Micro na edição passada. Os alunos desenvolveram uma aeronave considerada estável e estruturalmente forte, capaz de carregar 43 bolinhas de tênis e atingir velocidade de 19,4 m/s. Trata-se de um monoplano cargueiro, de asa alta e trem de pouso triciclo. “Um dos pontos fortes do nosso protótipo é a agilidade na operação de retirada de carga, que já nos rendeu menção honrosa no passado. Na competição de 2013, fomos a equipe que fez a retirada de carga no menor tempo (2,2 s). Para essa edição, aprimoramos esse dispositivo, que foi adaptado para uma aeronave com aerodinâmica mais eficiente”, comenta Túlio Victor de Oliveira, estudante do nono período de Física, capitão da equipe.
Aeronaves – A competição abrange três categorias: Classe Regular, Classe Advanced e Classe Micro. Entre as novidades do regulamento deste ano está a distância máxima de decolagem, de 70m, independentemente da categoria. Antes era de 61m. Este limite será utilizado pela primeira vez na competição, representando o maior limite de toda história da SAE BRASIL AeroDesign.
Na Classe Regular, as aeronaves poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo, e deverão respeitar uma limitação de área projetada (vista superior), cuja somatória não poderá exceder 0,9 m². Serão permitidas apenas aeronaves monomotores – o motor deverá ser selecionado entre os quatro indicados no regulamento.
Na Classe Advanced, os aviões também poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo. A única restrição de projeto é o peso vazio da aeronave, que não poderá exceder 3kg. A escolha do tipo de motor (combustão ou elétrico) e do número de motores é totalmente livre. Nesta edição, como estímulo ao uso de motores elétricos, a bateria poderá ser considerada como carga útil.
Na Classe Micro, as aeronaves deverão transportar bolas de tênis em compartimento fechado, não podendo estar presas entre si. Todos os aviões deverão carregar a mesma carga em todos os voos: 43 bolinhas. A pontuação de voo será dada de acordo com o peso vazio da aeronave e o número de voos realizados com sucesso. Para esta categoria não existem restrições de geometria ou do número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave desmontada em caixa de 0,175m³.
Provas – As avaliações serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2016, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.
A competição conta com o patrocínio do Grupo Airbus, Boeing, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce, Saab e United Technologies. Além disso, desfruta do apoio de instituições governamentais: DCTA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Prefeitura de São José dos Campos. “Os programas estudantis da SAE BRASIL são uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro, pois introduzem a aplicação prática e sistêmica da tecnologia, desafiam a criatividade e a inovação, além de estimular o trabalho em equipe”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
Dia 29 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no Prédio de Eletrônica e Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Dias 30, 31 e 1º – das 7h30 às 18h – Competição de voo no Aeroporto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP. |