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 Release
22/09/2015
PAUTÃO - Mostra Tecnológica do 24º Congresso SAE BRASIL expõe avanços da tecnologia para produtividade

Tema do Congresso SAE BRASIL 2015 – “Produtividade e Tecnologia: A nova revolução na Indústria da Mobilidade”

A Mostra Tecnológica do Congresso SAE BRASIL 2015 reúne 61 expositores. Abaixo, o resumo das tecnologias que parte das empresas vão exibir.

Applus Idiada – Apresenta pela 1ª vez em âmbito mundial, fora dos muros da empresa, o veículo utilitário elétrico XeV, protótipo testado e validado no campo de provas da empresa, na Espanha, que mostra as mais recentes tecnologias em veículos elétricos quanto as funcionalidades do powertrain, sistemas de controle ativo do chassi e ajustes da suspensão dianteira para adaptação ao comportamento e performance a cada aplicação, entre outras. A apresentação será estática. (Contato Arnaldo Marques)

Arkema – A fabricante de soluções customizadas para variedade de aplicações automotivas traz lançamentos em poliamidas de cadeia longa com propriedades químicas e mecânicas especiais para uso em linhas de transmissão, eixos e barras de direção, trilhos de porta, entre outros itens, aplicados na produção de peças para veículos leves e pesados e máquinas agrícolas. Entre os lançamentos, a Rilsan HT, a primeira poliftalamida flexível do mercado capaz de substituir o metal e a borracha em aplicações automotivas que demandem alta resistência térmica. O polímero contém 70% de carbono renovável e é seis vezes mais leve que o aço, reduzindo consumo e custos com matéria-prima. Também a Orgalloy®, que apresenta resistência à alta temperatura, baixa densidade e resistência à fadiga mecânica, necessária em aplicações do receptáculo do motor de carros leves e caminhões, em mangueiras de entrada turbo, intercooler, linhas de combustíveis etc. O terceiro lançamento é o Elium LTR, resina líquida termoplástica, para fabricação de compósitos avançados, que quebra de paradigma em compósitos alinhando ausência de estireno, reciclabilidade e excelente desempenho termomecânico. (Rafael Nantes/Thiago Malagrino)

Axalta – A líder global de revestimentos dedicada ao desenvolvimento, fabricação e venda de revestimentos líquidos e em pó, com aplicações para desempenho e de transporte para veículos leves e comerciais além de aplicações industriais, apresenta a tecnologia altos sólidos, com maior concentração de sólidos por litro nas tintas automotivas, que apresentam maior rendimento, com mais produtividade e redução de custos. Patrocinadora da Stock Car com a equipe Axalta Racing, exibe ainda um dos carros da competição. O engenheiro da equipe, Guilherme Ferro, fará duas sessões diárias, às 10h e às 15h, mostrando os detalhes do carro e explicando como são feitos os planejamentos e estratégias de uma equipe de Stock Car e como se avalia o carro, para a melhor performance. (Contato Angela Negreiros).

BorgWarner – Líder no segmento de tecnologia e aplicações para powertrain e drivetrain de carros de passeio, utilitários e pesados, destaca o primeiro turbocompressor para veículos leves fabricado no Brasil. O componente melhora o desempenho do motor, reduz o consumo de combustível e emissões de poluentes, e auxilia no atendimento aos requisitos do Inovar-Auto. Projetado para propulsores de 0,8 até 1,6 litros, o novo turbo flex da BorgWarner estreia no mercado na nova versão do Volkswagen Up!. A marca mostra também as correntes de transmissão que substituem as usuais correias dentadas, com vantagens de maior durabilidade, redução de atrito e ruído e aumento da eficiência energética, pela redução do contato ríspido com o restante do sistema. Além disso, apresenta gama de correntes silenciosas, projetadas para os motores leves atuais, com mais resistência ao desgaste e geometria otimizada, visando a redução do tamanho. Os projetos e os processos de fabricação avançados pelos quais passam esse componente diminuem o atrito em até 25%, resultando em maior economia de combustível, menos ruído e maior durabilidade. Todos os componentes são montados no Brasil. (Assessoria Paula Balduino/Priscila Fabi)

Bosch – A Bosch mostra as principais funcionalidades do Advanced PFI (Advanced port fuel injection) e como tecnologia que favorece a localização da produção para o atendimento ao Inovar-Auto, já que permite maior índice de nacionalização dos componentes quando comparado à injeção direta. O sistema de injeção combina quatro sistemas - dois injetores por cilindro, controle da vazão da bomba de combustível (conhecido como Decos - Demand Controlled Supply), injeção de combustível com válvula de admissão aberta (OVI) e o chamado Scavenging (lavagem do cilindro) - para a melhor performance do motor e redução de consumo em até 12%. (Assessoria Alessandra Nascimento)

Cummins – A empresa apresenta tecnologias inovadoras (Adept, Smart Power e Power Comand entre outras), para redução de CO2, que atendem normas americanas e estarão em breve no Brasil, e o motor ISF 3.8 litros, fabricado na Cummins chinesa e em fase de nacionalização para atendimento do programa Inovar-Auto. (Contato João Carlos/Tatiana Cardoso)

Eaton - A empresa global de gerenciamento de energia apresenta novas soluções em transmissões e outras tecnologias para powertrain, que contribuem para a maior produtividade do setor de transporte de cargas e passageiros, com redução de custos operacionais, aumento da segurança na operação e diminuição das emissões de poluentes. Entre essas tecnologias se destacam: a transmissão Procision de dupla embreagem e 7 velocidades, que alia conforto das caixas automáticas sem interrupção de torque, com baixo consumo de combustível, aumento da segurança e fácil condução do controle do veículo pelo motorista; a transmissão automatizada UltraShift® PLUS MHD, para veículos médio-pesado 6x2 e 8x2, configurada para condições severas de trabalho e estradas; e o SmartAdvantage® powertrain, solução integrada em powertrain Eaton e Cummins que une a experiência das duas empresas na redução de consumo de combustível e melhoria do desempenho em veículos comerciais. (Contato Rose Mary Sacco)

Embraer - Pela primeira vez a fabricante de aeronaves levará um simulador de engenharia a um evento fora das dependências da empresa. Diferente dos simuladores tradicionais para o treinamento de pilotos, o simulador de engenharia apresentado pela Embraer é utilizado na concepção e desenvolvimento do projeto de novas aeronaves, por meio de modelos virtuais. Essa possibilidade de trabalhar com o “avião virtual” tem permitido à Embraer acelerar o desenvolvimento de novos produtos, testando aeronaves antes mesmo que elas saiam do solo. (Contato José Farah)

Emicol – Líder na fabricação e venda de componentes eletroeletrônicos para a indústria de eletrodomésticos, é também parceira estratégica para as principais empresas sistemistas (autopeças) do setor automotivo, destacará tecnologias para a fabricação de componentes plásticos injetados e sobre injetados com diversos tipos de materiais, inclusive as resinas com alto teor de cerâmicos como a fibra de vidro, de difícil processabilidade por serem muito abrasivas. Serão exibidas técnicas modernas de simulação computacional, tais como a análise de fluidez no molde, conhecida como “mold flow”, que permite a construção interna do ferramental possibilitando rapidez e flexibilidade. A linha de produtos automotivos da empresa é formada por componentes para alternadores, motores de partida, corpo de borboleta, sistema de limpadores de para-brisa, bombas de combustível, entre outros. (Assessoria Nereu Leme)

GM – A montadora apresentará o OnStar, sistema de telemática avançado que oferece ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação e Conectividade, e exibirá a nova S10 High Country, apresentada como conceito na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, e que inaugura um novo patamar de sofisticação entre as picapes de produção nacional. Destacará ainda o Programa PACE, resultado de parceria com empresas fornecedoras de softwares e hardware que utilizam suas operações globais para apoiar instituições acadêmicas escolhidas estrategicamente em todo o mundo para aprimorar o desenvolvimento profissional de futuros engenheiros já na própria universidade, com atividades diversificadas. (Assessoria Felipe Nóbrega/Beatriz Matarazzo)

Höganäs – Desenvolvedora e produtora de pós-metálicos para inúmeras aplicações, inclusive ferro puro, pós de aço de baixa liga, e misturas prontas para compactação, com infinitas aplicações em componentes para a indústria automotiva, a empresa mostrará portfolio para o atendimento a demandas de precisão, produtividade, desempenho e custo. Com centro de P&D na Suécia, a empresa trabalha na engenharia de aplicação e prototipagem, com testes de etapas de processo e novas soluções em metalurgia do pó. Um exemplo foi o desenvolvimento de engrenagens sinterizadas para caixas de mudanças, com redução de stress, peso, ruído e custos. (Contato Luiz Imparato)

Kuraray - Apresenta o Genestar (poliamida 9T), resina nova no Brasil, termo resistente, criada com tecnologia exclusiva Kuraray. Utilizada em componentes eletroeletrônicos e iluminação LED, sua aplicação na indústria automotiva vem crescendo por causa das vantagens em relação a outros polímeros, como baixa absorção de água, estabilidade dimensional superior, alta resistência química e à abrasão, excelentes propriedades mecânicas a altas temperaturas e barreira aos combustíveis. Algumas aplicações automotivas do Genestar estão o tanque intercooler, alojamento do termostato, guia da cremalheira de direção, engrenagens, tubo protetor do chicote, conector engate rápido, porca de vedação, tubo de combustível e outros. (Contato Bianca Carvalho)

MAN – Mostra os caminhões 19 420 Vtronic com transmissão automatizada de 16 velocidades, motor de 8,9 litros com turbo de geometria variável, melhor performance, eficiência operacional (TCO) e segundo eixo direcional com suspensão pneumática e controle eletrônico; e 13 Ton 6x2 Vtronic, veículo urbano de carga com exclusivo sistema de transmissão automatizada de 6 velocidades, motor de 3,8 litros com turbo alimentação de duplo estágio, plataforma de carga baixa com capacidade para 13 toneladas, suspensão traseira e eixo adicional com sistema eletrônico/ pneumático para levantamento e auxílio de tração. (Assessoria Marcos Brito)

Mercedes-Benz – Destaca chassi e furgão Sprinter 415 CDI para atividades de transporte de carga e distribuição de produtos, que graças às suas dimensões compactas, agilizam operações de carregamento e descarregamento, mesmo em locais estreitos e de difícil acesso. A oferta de furgões Sprinter abrange opções de capacidade volumétrica de carga de 7,5 m³ a 15,5 m³. Outra atração da montadora é a nova versão esportiva do SUV Mercedes-Benz GLA 45 AMG 4MATIC, que marca a chegada ao Brasil da nova geração da marca, com o potente motor de quadro cilindros de série e tração integral variável que distribui a força do motor para cada eixo conforme a necessidade do momento. (Assessoria Suzana Vieira)

National Instruments – Lançamento no Brasil da versão 2015 do software LabVIEW, que pode ser utilizado em diversos segmentos da indústria para alto desempenho no desenvolvimento e produtos com mais qualidade. A versão, a mais recente do LabVIEW, oferece mais velocidade, atalhos de desenvolvimento e ferramentas de depuração para capacitar desenvolvedores a interagir com eficácia com os sistemas. A tecnologia gera a padronização de códigos e processos de engenharia em diversos sistemas para que o usuário interaja em qualquer hardware, economizando tempo e dinheiro conforme a tecnologia avança, os requisitos evoluem e a pressão do tempo de lançamento no mercado aumenta. (Contato: Lucas Petrilli ou Karina Cypriano).

Neumayer Tekfor - Parceira global da indústria automobilística, a Tekfor mostra soluções para aplicações automotivas em sistemas de direção, de transmissão, de motores de combustão interna e elementos de fixação. Entre outros produtos, juntas para eixos de propulsão, anéis sincronizadores forjados em aço, eixos primários, carcaças de transmissão fabricadas em alumínio, coletor de exaustão, bielas para aplicações em veículos leves e comerciais, eixos comando de válvulas montados e porcas especiais e de segurança para aplicações em veículos leves e comerciais. (Contato Maria Aparecida Alves)

Opencadd – Distribuidora das principais plataformas globais para projetos de Engenharia, Ciência e Estatística, e provedora de soluções embarcadas em Model-Based Development para o mercado nacional, a empresa apresenta exemplos de aplicação dessa metodologia com protótipos de código embarcado e os respectivos modelos virtuais, com otimização da carga de trabalho da engenharia e vantagens de produtividade e qualidade. (Contato Tarcylla Souza).

SABÓ – Apresenta lançamentos os seguintes lançamentos: motores três cilindros nacionais e transmissões híbridas americanas (impulsionadas por motor a combustão interna conjugado com um motor elétrico de alto desempenho) com as suas respectivas vedações dinâmicas (retentores) e estáticas (juntas). Os produtos são mostrados em displays e aparatos mecânicos que simulam as condições de aplicação. A empresa destaca ainda nova geração de sistemas de vedação para aplicação start-stop que utiliza roda fônica de última geração; junta em alumínio e borracha que suporta movimento relativo no corpo da transmissão baseado em processos nanotecnológicos; retentor em Flúor (FPM) para vedar fluido hidráulico com alto desempenho em baixa temperatura; retentores de borracha e de PTFE com redução de 30% a 50% de carga; e pistão hidráulico conhecido como “bonded piston seal” aplicados em transmissões automáticas e de dupla embreagem, além de tratamentos superficiais de baixo atrito e equipamentos especiais de medição de torque. (Assessoria Paula Skoretzky).

SAE BRASIL – Associação expõe três veículos projetados e construídos por estudantes de engenharia, exclusivamente para disputar suas competições: veículo off-road da equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI; o Fórmula Elétrico, da equipe Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas; e a aeronave da equipe Urubus, da Unicamp.

Schaeffler – Baseada no conceito Mobility for Tomorrow, a empresa apresenta soluções para o futuro da mobilidade com sistemas de motor, transmissão e chassi, focados em eficiência energética e inovação. Entre elas destacam-se: Desativação de Cilindros (com pivô hidráulico e sistemas de trem de válvulas variáveis para a otimização da eficiência energética de motores de combustão interna, que resulta na redução de até 10% no consumo e na emissão de CO2); Rolamento 3ª geração (rolamento de roda com integração de flanges para o disco de freio), roda e alojamento, que prolonga vida útil da peça e é de fácil aplicação no sistema ABS; e Shift Tower (aplicada a qualquer tipo de transmissão, garante mais conforto e precisão aos movimentos de engate e seleção, pois todos os seus componentes estão diretamente ligados ao eixo principal), entre outras. (Assessoria Renata Campos)

SKF – Com foco em soluções a empresa vai mostrar o SKF Engineering Consultancy Services, baseado em ensaios computacionais para verificação e avaliação de desempenho de componentes testados em protótipos, além de modelagem de sistemas, e rolamentos, entre outros itens, para encontrar falhas de projeto. (Contato Daniella Pasarelli)

SPAL – Destaca a única ventoinha com vedação completa, que trabalha em qualquer ambiente, com aplicações em ar-condicionado e sistemas de arrefecimento veicular (motores Otto e Diesel), trocadores de calor de máquinas agrícolas e de construção, entre outras. O produto, que é produzido na Itália, será demonstrado com um motor elétrico em funcionamento dentro de um aquário. (Contato Rene Medeiros)

Stratasys – Fornecedora de serviços de fabricação in-house com vasto maquinário de impressão em 3D e manufatura avançada para acelerar inovação e desenvolvimento de produtos, mostra o sistema DMLS de impressão 3D de metal e micro soldagem, que facilita o processo de manufatura rápida e prototipagem com liberdade de desenho, especialmente para itens de geometrias muito difíceis não alcançadas por processos tradicionais. Serão exibidos protótipos funcionais disponíveis para teste e peças em tamanho original que a tecnologia é capaz de produzir. (Contato Vanessa Dezordi) num mundo dinâmico de mudanças.

Volkswagen – A montadora apresenta o Golf GTE, carro-conceito híbrido plug-in emissão zero capaz de rodar grandes distâncias, que pode percorrer até 50 quilômetros em modo totalmente elétrico, com autonomia estimada é de até 939 quilômetros. Golf GTE chega a 222 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6s. A outra atração é o novo up!TSI, com novo motor 1.0 TSI Total Flex, o mais avançado da Volkswagen no Brasil e o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no País. Mercado brasileiro é primeiro no mundo a oferecer o up! com o novo motor 1.0 TSI Total Flex. (Assessoria Fabiano Severo)

Programa de fóruns e painéis

Dia 22 de setembro / terça-feira


CERIMÔNIA DE ABERTURA – Com Geraldo Alckmin, governador de São Paulo; Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL e diretor da Unidade de Produção Anchieta da Volkswagen do Brasil; Roberto Cortes, presidente do Congresso SAE BRASIL e da MAN Latin America; e Cuneyt L. Oge, presidente eleito 2016 da SAE International. Às 10h30, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.


Segurança Veicular – painel OS DESAFIOS DA REDUÇÃO DE MORTES NO TRÂNSITO NO BRASIL E NO MUNDO
A evolução da segurança viária na Suécia e o programa Vision Zero, a evolução das normas mundiais de segurança de trânsito, as soluções adotadas em Campinas e os desafios dessa matéria no Brasil serão os assuntos de destaque nas apresentações. Com Astrid Linder, diretora de Pesquisa de Segurança no Trânsito na Swedish National Road e do Instituto de Investigação de Transportes (VTI); Carlos Barreiro, secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec); e Walter Nissler, chief of Vehicle Regulations da UNECE WP29. Mediação do jornalista J. Pedro, consultor especialista em programas de segurança no trânsito e fundador do Programa Volvo de Segurança no Trânsito. Às 14h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.


Ferroviário – painel PRODUTIVIDADE E TECNOLOGIA NOS SISTEMAS FERROVIÁRIOS - CONCEPÇÃO, FABRICAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO.
Na concepção de sistemas ferroviários, se deve levar em conta que eles tenham planejamento, projeto, construção, fabricação de material fixo e rodante, operação e manutenção de ótima qualidade, baseadas em tecnologias certificadas que assegurem produtividade otimizada e alto desempenho final. Com Jorge Martins Secall, consultor; Juvenal Mome, sócio-gerente da JDA; e Rafael Batista, gerente geral de Eletroeletrônica e Projetos Especiais da MRS, sobre ferrovia de carga com sistema de sinalização baseado em radiocomunicação com bloco fixo. Às 14h, Auditório Jaçanã 1.


Aeroespacial – painel NOVAS TECNOLOGIAS E A MELHORIA DA EXPERIÊNCIA E CONFORTO DOS PASSAGEIROS DO TRANSPORTE AÉREO.
O objetivo é mostrar as novas tecnologias em desenvolvimento para melhorar a produtividade das aeronaves e a experiência/conforto dos passageiros. Serão abordados, ainda, o embarque e desembarque de passageiros; a otimização da movimentação das aeronaves em táxi nos aeroportos; e as novas tecnologias de comunicação, navegação e vigilância do espaço aéreo, que visam aumentar a segurança e diminuir o tempo em voo. Com Alexandre Villaça Figueiredo, diretor de Engenharia da Embraer; Carlos Rosley, gerente de Engenharia da Rockwell Collins, e Fernando Catalano, professor associado da Escola de Engenharia São Carlos-USP. Mediação de Jose Chiessi, consultor. Às 14h, Auditório Jaçanã 2.




Engenheiros-chefes - painel A PRODUTIVIDADE DESDE O DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO.
Produtividade de ponta a ponta desde o desenvolvimento do produto é o foco do painel que reunirá engenheiros-chefes de empresas fabricantes de automóveis, caminhões e aeronaves. Com Emilio Kanuzoli Matsuo, vice-presidente e engenheiro-chefe da Embraer; Markus Kleimann, vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da Volkswagen; Milton Lubraico, diretor de Programas da Ford; e Rodrigo Chaves, diretor de Engenharia da MAN Latin America. Mediador: Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi Motors. Às 16h. Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

SAE BRASIL Awards Ceremony.
Entrega do 6º Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro; e premiação de Trabalhos Estudantis nas áreas de Educação de Engenharia e Tecnologia da Informação. Às 18h. Auditório Jaçanã 2.


Dia 23 de setembro / quarta-feira

Compras – painel A ESTRATÉGIA DE SUPRIMENTOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS.
Como as áreas de Compras incentivam suas cadeias de suprimentos a aumentar a produtividade da indústria brasileira é o foco do debate entre diretores de Compras. Com Erodes Berbetz, da Mercedes-Benz; Antonio Filosa, do Fiat Chrysler Group; Giulianno Ampudia, da Bosch; e Tarcísio Costa da ZF. Mediador: Christian Murayama, consultor da KPMG. Às 9h. Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.


Telemática e Infotainment – painel TECNOLOGIAS PARA MAIOR PRODUTIVIDADE EM VEÍCULOS COMERCIAIS (AGRÍCOLAS, CAMINHÕES E ÔNIBUS), VEÍCULOS AUTÔNOMOS E INTELIGENTES E A CONVERGÊNCIA EM TELECOMUNICAÇÕES.
A constante evolução entre a interação das máquinas com o ser humano e com outras máquinas cria um ecossistema complexo e de enormes oportunidades melhorar a eficiência, a segurança, a produtividade e o conforto. Para discutir os múltiplos aspectos da produtividade dos veículos automotivos, o painel abordará como a tecnologia tem influenciado os setores de veículos comerciais, máquinas agrícolas, veículos autônomos e inteligentes, e o papel das telecomunicações na conectividade destas aplicações. Com José Almeida, da Freescale; Christiano Blume, da Volvo; e Luciano Alakija, da Telefônica Vivo. Às 9h, Auditório Jaçanã 1.


Educação de Engenharia – painel QUAL A INTERAÇÃO ESPERADA ENTRE OS SETORES GOVERNO, INSTITUIÇÕES DE ENSINO E INDÚSTRIA FRENTE À BUSCA POR SOLUÇÕES INOVADORAS DE ENGENHARIA?
O alcance de novos patamares na formação de engenheiros no País ante os desafios do cenário econômico atual para a realização de investimentos será o tema da mesa-redonda do painel. Com Luciane Ortega, vice-coordenadora da Agência USP de Inovação, Massami Murakami, diretor de Administração de Marketing e Suporte a Vendas da Volvo, e Matheus Oliveira, estudante do Harvard University. Às 9h, Auditório Jaçanã 2.


Tecnologia de Informação – painel OS DESAFIOS DA INDÚSTRIA 4.0 E DA INTERNET DAS COISAS NA ENGENHARIA DA MOBILIDADE.
A Internet das Coisas ganha espaço cada vez maior na integração entre máquinas e pessoas, com mudança dramática na forma de concepção, desenvolvimento, fabricação, distribuição e até o consumo de produtos. Há avanços tecnológicos notáveis também na área da mobilidade, que em muitos casos já não são teorias em debate, mas projetos reais. Painel tem Florian Gruber, senior V.P. Sales & Industry Automotive & Manufacturing da T-Systems Alemanha; Marcelo Buratini, executivo de TI da ED2; Gilson Schwartz, diretor da Cidade do Conhecimento da USP; e Levi Lima, sales engineer da Zebra Technologies Corporation. Mediador: Rogério Albuquerque, gerente Desenvolvimento de Negócios, da Siemens Industry Software. Às 9h, Auditório Jaçanã 1.


Máquinas Agrícolas – painel CAMINHOS PARA IMPLEMENTAR TECNOLOGIA EM UM AMBIENTE DE BAIXA ATIVIDADE ECONÔMICA.
Os desafios da produtividade não param. Como resposta, a tecnologia também prossegue ao oferecer soluções cada vez melhores para que os níveis de produtividade, qualidade e segurança sejam cada vez maiores. Entretanto, apesar das soluções disponíveis, o Brasil vive uma crise econômica profunda. Há que se encontrar o caminho que contemple adoção das melhores tecnologias com a convivência em um mundo de redução dramática de investimentos. Com Thiago Malagrino, engenheiro de Materiais da Arkema; Afranio Chueire, presidente da Volvo; Paulo Herrmann, presidente da John Deere; e Odair Renosto, presidente da Caterpillar. Mediação do jornalista Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea. Às 11h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.


Motorsport - painel BRASIL, UM PAÍS OFF-ROAD.
Brasil, um país continental com somente 12%, de seus 1,8 mi de km, de estradas pavimentadas, um país onde 30% dos 50 modelos mais vendidos são SUVs ou pick-ups e que passa por uma onda de lançamentos de SUVs compactos. O Brasil é um país off-road. E esta característica tem se mostrado presente no automobilismo. Se somarmos os eventos amadores às categorias de âmbito nacional e às inúmeras empresas envolvidas na construção e preparação de carros de competição e promoção dos eventos teremos, sem dúvida, a maior categoria do automobilismo brasileiro. O painel traz alguns dos principais nomes do rali e do off-road brasileiro para discutir a marcante presença destas categorias, como os eventos destinados a amadores alimentam as categorias profissionais, qual o futuro do esporte no Brasil e qual a contribuição para o desenvolvimento da indústria automotiva nacional. Com Edu Piano, piloto, preparador da Território 4x4 Ford; Guilherme Spinelli, piloto e diretor da Mitsubishi; Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki e ex-piloto; Marcos E. Moraes, promotor da Dunas Race; Maurício Neves, piloto e preparador da Pro Macchina; e Reinaldo Varella, piloto. Mediação é do jornalista Wagner Gonzalez. Às11h, Auditório Jacanã2.


Internacional – painel ÚLTIMOS DESAFIOS DE TECNOLOGIA E EFICIÊNCIA DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA GLOBAL.
Em todo o mundo a indústria do automóvel é confrontada com desafios importantes de redução de custos, consumo de energia e emissões. Tudo isso em um ambiente de alta concorrência e restrições políticas com consequências comerciais, técnicas e grandes desafios para a gestão do negócio. Neste painel líderes da indústria automotiva internacional falam sobre as estratégias para encontrar a produtividade nesse cenário. Com Cuneyt L. Oge, president eleito 2016 da SAE International - Automobility 2050; Andre Tünkers, CEO da Tünkers Co–Automation in 3D-Faster to Productivity; Dr. Li Qin, chief tecnology officer da Weichai Power CO. Ltd. Shandong (China); Prof. Dr. Ferdinand Panik, da Future Mobility Systems (Alemanha) – Potencials and Prespectives of Alternative Vehicles; Holger Jene, CEO da Formel D – Global Quality Assurance along the Automotive Value Chain; Eric J. Degenfelder, OEM Global Product Management Axala; Jörg Ohlsen, CEO da EDAG Fulda (Alemanha) – Business in Brazil-Process, Development and Cultural Characteristics from the Perspective of na EDL; e Roberto Cortes, CEO MAN Latin America-Brazilian. Mediação de Horst Bergmann, Daimler AG Truck and Vans retired directo. Às 14h, Auditórios Santana 2 e 3.


Veículos Elétricos - painel VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS EM MERCADOS EMERGENTES.
O mundo dos veículos elétricos está se expandindo. Mais e mais modelos são lançados. Se no início, os lançamentos focavam predominantemente em mercados maduros, para o nicho de luxo, os super econômicos e compactos, hoje já contamos com modelos intermediários/médios e soluções para diversas categorias, que se adequam a mercados emergentes. Entre os emergentes, quem lidera é a China, se valendo dos elétricos como solução para problemas de mobilidade e poluição. O painel debaterá essa expansão. Como o Brasil se prepara para acolher essa nova tecnologia e o que falta para se tornar polo de desenvolvimento na área. Às 14h, Auditório Jaçanã 1.


Duas Rodas – painel AS EVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS ATUAIS APLICADAS AS MOTOCICLETAS. As modernas motocicletas estão cada vez mais sofisticadas e seguras. No painel discutiremos a visão das marcas quanto ao avanço tecnológico dessas máquinas para os próximos anos, no âmbito do meio ambiente e da segurança. Com Alfredo Guedes Júnior, engenheiro mecânico especialista em motores ciclo Otto, supervisor de Relações Públicas da Honda; Renato Linke, gerente de Engenharia Automotiva e Certificação da Cetesb; Henrique Silva, (cargo) da Yamaha; e Samuel Santana Barboza (cargo), da Pirelli. Às14h, Auditório Jaçanã 2.


Dia 24 – quinta-feira

Qualidade – painel QUALIDADE ELETRÔNICA X QUALIDADE MANUAL.
A performance dos processos produtivos tem se tornado o desafio para os profissionais de Engenharia. Além de desenvolver e implementar processos mais robustos, prover a agilidade no gerenciamento dos dados demanda estudos de produtividade nos controles de garantia de qualidade. Para isso, diversas variáveis surgem na tomada de decisão. O painel discutirá alternativas que possam direcionar a melhor solução: investir em tecnologia para garantir a qualidade e/ou desenvolver processos mais robustos sem prejuízo nos indicadores. Com Olavo Vidal, gerente de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Carlos Longarço, gerente de Marketing da Atlas Copco e Paulo Pereira, master black belt da Caterpillar Inc.. Moderador: engenheiro Marcelo Martin. Às 9h, Auditório Jaçanã 1.


Manufatura – painel - MELHORIA DE PRODUTIVIDADE / TECNOLOGIAS.
O ciclo de vida dos produtos e por sua vez a estabilidade dos processos produtivos vem sendo reduzidos sistematicamente. Desta forma um processo de manufatura, em pouco tempo, pode se tornar obsoleto devido às mudanças na tecnologia dos produtos e equipamentos utilizados ou até pela capacidade de absorver as oscilações na demanda. Ter processos de manufatura flexíveis, facilmente adaptáveis às variações de demanda e capazes de absorver rapidamente as novas tecnologias de produto e processo, pode ser o diferencial que permita sustentar, ou mesmo melhorar a competitividade em condições adversas de mercado e de custos. Com Flávio Reis, diretor de Operações da Caterpillar; Ricardo Ávila, diretor industrial da Sabó; e José Rizzo Hahn Filho, presidente da POLLUX. Moderador: Gyorgy Henyei Jr., sênior advisor na STAUFEN Táktica. Às 11h, Auditório Jaçanã 1.


Caminhões e Ônibus – painel TRANSPORTE DE CARGAS E PASSAGEIROS - EMPREGO DA TECNOLOGIA NA REDUÇÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.
As empresas de transporte de carga e passageiros sofrem o impacto econômico do País, com redução do preço do frete, aumento dos custos operacionais, escassez de mão de obra qualificada, falta de infraestrutura e concorrência crescente de outros modais. Por isso, procuram por soluções tecnológicas para aumentar a produtividade. Serão 2 painéis: o primeiro com de CEOs de montadoras do País, e o segundo com a participação de engenheiros-chefe da indústria, ambos com visão estratégica de desenvolvimento e soluções tecnológicas. No primeiro bloco os convidados são Roberto Cortes, Philipp Schiemer e Michael Kuester, respectivamente presidentes da MAN Latin America, Mercedes-Benz e DAF Caminhões Brasil, com mediação do jornalista Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea. Do segundo bloco participam Roberto Poloni, Eustáquio Sirolli e Rodrigo Chaves, engenheiros-chefes da Marco Polo, Foton e MAN, respectivamente, com mediação do jornalista Rinaldo Machado, da revista Transpodata. Às 11h (1º bloco) e às 14h (2º bloco), no Auditório SAE BRASIL- MWM Motores Diesel.


Logística – painel RFID / DEPÓSITOS VERTICALIZADOS.
Cadeias de suprimentos são sistemas dinâmicos não-lineares, considerando ainda as dificuldades por atrasos nos fluxos de materiais e informações. Neste painel apresentaremos alternativas para melhoria da visibilidade da informação nas cadeias de abastecimento, reduzindo-se os atrasos no fluxo de informações, assim como alternativas para solução de armazenagem. As tendências e os recentes avanços na tecnologia da rádio-frequência (RFID) e depósitos verticalizados. Analisaremos a dinâmica de uma cadeia de abastecimento sob diferentes cenários de visibilidade das informações e possíveis aplicações do uso de etiquetas inteligentes, leitores/portais, códigos de identificação de produtos, assim como uso de sistemas automáticos de estocagem e recuperação - AS (Automated Storage) / RS (Retrieval System). Com André Alarcon Prado, diretor de Operações da Atlas Logística; Hans-Jürgen Klose, diretor da STAUFEN Táktica; Rafael Silva diretor da SSI-Schaefer e Ricardo Ruiz Rodrigues, do Magazine Luiza. Moderador: Edson Carillo, diretor da Connexxion Brasil. Às 14h – Auditório Jaçanã1.


Presidentes – painel PRODUTIVIDADE E TECNOLOGIA A NOVA REVOLUÇÃO NA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE.
A distância que separa o nível de produtividade brasileira dos competidores globais nos obriga a empreender nova revolução tecnológica. Identificar prioridades que afetem a competitividade em todos os processos que envolvem a indústria da mobilidade é condição indispensável à sobrevivência a médio e longo prazo. É incontestável a importância da tecnologia aplicada a todo o ciclo de vida do produto, da concepção, desenvolvimento e produção até o descarte sustentável. No Brasil, como no mundo, a busca da eficiência na atividade industrial começa muito antes do desenvolvimento do produto e é conectada à geração de novas ideias para um mercado ávido e altamente competitivo. Com David Powels, José Eduardo Luzzi, Koji Kondo e Wilson Bricio, respectivamente presidentes da Volkswagen, Navistar Mercosul, Toyota e ZF. Às 16h, Auditório SAE BRASIL- MWM Motores Diesel.


CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO – Com Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL e diretor da Unidade de Produção Anchieta da Volkswagen do Brasil; Roberto Cortes, presidente do Congresso SAE BRASIL e da MAN Latin America; e Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e presidente do Congresso SAE BRASIL 2016. Às 18h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.



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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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