Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
CREDENCIAMENTO IMPRENSA

Congresso SAE BRASIL

Acesse: http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/1244/auth

 Release
20/09/2015
Painel Elétricos e Híbridos do Congresso SAE BRASIL discute mercado para o segmento no País e outros emergentes, nesta quarta, 23

Painel Veículos Elétricos e Híbridos – “Veículos Elétricos e Híbridos em mercados emergentes” - 23 de setembro às 14 horas, no Auditório Jaçanã 1 Pavilhão Azul do Expo Center Norte
(r. José Bernardo Pinto, 333,V. Guilherme, SP)

São Paulo - A expansão do mercado de veículos elétricos nos países emergentes e a posição do Brasil em relação a essa tecnologia será o foco do painel Veículos Elétricos e Híbridos do Congresso SAE BRASIL 2015 (22 a 24 de setembro) para falar dos últimos e mais importantes desafios da indústria automotiva global.

As apresentações do painel estão marcadas para 23 de setembro às 14h, no Auditório Jaçanã 1.

Participam Bruno Jorge, coordenador de Manufatura Avançada da ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial), que falará de Políticas de Compartilhamento para veículos elétricos; Adalberto Maluf, diretor de Relações Institucionais e Marketing da fabricante chinesa de veículos BYD, especializada em TI e energia, que abordará os ônibus elétricos modelo K9 e os veículos leves E6; e o empresário carioca Ricardo Machado, sócio da DirijaJá (serviços de mobilidade inteligente com veículos elétricos compartilhados, conectados e integrados com multimodais), que trará sua visão sobre veículos compartilhados.

Mediador: Ronaldo Mazará Jr., gerente de Engenharia de Pesquisa e Desenvolvimento da Fujikura Automotive.

24º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Tema: Produtividade e Tecnologia: A nova revolução na indústria da mobilidade
22 a 24 de setembro - das 8h30 às 20h30
Expo Center Norte, Pavilhão Azul – r. José Bernardo Pinto, 333, V. Guilherme, SP


PROGRAMA DE FÓRUNS E PAINÉIS (SUJEITO A ALTERAÇÕES)

Dia 22 de setembro / terça-feira


CERIMÔNIA DE ABERTURA – Com Geraldo Alckmin, governador de São Paulo; Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL e diretor da Unidade de Produção Anchieta da Volkswagen do Brasil; Roberto Cortes, presidente do Congresso SAE BRASIL e da MAN Latin America; e Cuneyt L. Oge, presidente eleito 2016 da SAE International. Às 10h30, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.


Segurança Veicular – painel OS DESAFIOS DA REDUÇÃO DE MORTES NO TRÂNSITO NO BRASIL E NO MUNDO
A evolução da segurança viária na Suécia e o programa Vision Zero, a evolução das normas mundiais de segurança de trânsito, as soluções adotadas em Campinas e os desafios dessa matéria no Brasil serão os assuntos de destaque nas apresentações. Com Astrid Linder, diretora de Pesquisa de Segurança no Trânsito na Swedish National Road e do Instituto de Investigação de Transportes (VTI); Carlos Barreiro, secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec); e Walter Nissler, chief of Vehicle Regulations da UNECE WP29. Mediação do jornalista J. Pedro, consultor especialista em programas de segurança no trânsito e fundador do Programa Volvo de Segurança no Trânsito. Às 14h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.


Ferroviário – painel PRODUTIVIDADE E TECNOLOGIA NOS SISTEMAS FERROVIÁRIOS - CONCEPÇÃO, FABRICAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO.
Na concepção de sistemas ferroviários, se deve levar em conta que eles tenham planejamento, projeto, construção, fabricação de material fixo e rodante, operação e manutenção de ótima qualidade, baseadas em tecnologias certificadas que assegurem produtividade otimizada e alto desempenho final. Com Jorge Martins Secall, consultor; Juvenal Mome, sócio-gerente da JDA; e Rafael Batista, gerente geral de Eletroeletrônica e Projetos Especiais da MRS, sobre ferrovia de carga com sistema de sinalização baseado em radiocomunicação com bloco fixo. Às 14h, Auditório Jaçanã 1.


Aeroespacial – painel NOVAS TECNOLOGIAS E A MELHORIA DA EXPERIÊNCIA E CONFORTO DOS PASSAGEIROS DO TRANSPORTE AÉREO.
O objetivo é mostrar as novas tecnologias em desenvolvimento para melhorar a produtividade das aeronaves e a experiência/conforto dos passageiros. Serão abordados, ainda, o embarque e desembarque de passageiros; a otimização da movimentação das aeronaves em táxi nos aeroportos; e as novas tecnologias de comunicação, navegação e vigilância do espaço aéreo, que visam aumentar a segurança e diminuir o tempo em voo. Com Alexandre Villaça Figueiredo, diretor de Engenharia da Embraer; Carlos Rosley, gerente de Engenharia da Rockwell Collins, e Fernando Catalano, professor associado da Escola de Engenharia São Carlos-USP. Mediação de Jose Chiessi, consultor. Às 14h, Auditório Jaçanã 2.


Engenheiros-chefes - painel A PRODUTIVIDADE DESDE O DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO.
Produtividade de ponta a ponta desde o desenvolvimento do produto é o foco do painel que reunirá engenheiros-chefes de empresas fabricantes de automóveis, caminhões e aeronaves. Com Emilio Kanuzoli Matsuo, vice-presidente e engenheiro-chefe da Embraer; Markus Kleimann, vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da Volkswagen; Milton Lubraico, diretor de Programas da Ford; e Rodrigo Chaves, diretor de Engenharia da MAN Latin America. Mediador: Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi Motors. Às 16h. Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

SAE BRASIL Awards Ceremony.
Entrega do 6º Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro; e premiação de Trabalhos Estudantis nas áreas de Educação de Engenharia e Tecnologia da Informação. Às 18h. Auditório Jaçanã 2.


Dia 23 de setembro / quarta-feira

Compras – painel A ESTRATÉGIA DE SUPRIMENTOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS.
Como as áreas de Compras incentivam suas cadeias de suprimentos a aumentar a produtividade da indústria brasileira é o foco do debate entre diretores de Compras. Com Erodes Berbetz, da Mercedes-Benz; Antonio Filosa, do Fiat Chrysler Group; Giulianno Ampudia, da Bosch; e Tarcísio Costa da ZF. Mediador: Christian Murayama, consultor da KPMG. Às 9h. Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.


Telemática e Infotainment – painel TECNOLOGIAS PARA MAIOR PRODUTIVIDADE EM VEÍCULOS COMERCIAIS (AGRÍCOLAS, CAMINHÕES E ÔNIBUS), VEÍCULOS AUTÔNOMOS E INTELIGENTES E A CONVERGÊNCIA EM TELECOMUNICAÇÕES.
A constante evolução entre a interação das máquinas com o ser humano e com outras máquinas cria um ecossistema complexo e de enormes oportunidades melhorar a eficiência, a segurança, a produtividade e o conforto. Para discutir os múltiplos aspectos da produtividade dos veículos automotivos, o painel abordará como a tecnologia tem influenciado os setores de veículos comerciais, máquinas agrícolas, veículos autônomos e inteligentes, e o papel das telecomunicações na conectividade destas aplicações. Com José Almeida, da Freescale; Christiano Blume, da Volvo; e Luciano Alakija, da Telefônica Vivo. Às 9h, Auditório Jaçanã 1.


Educação de Engenharia – painel QUAL A INTERAÇÃO ESPERADA ENTRE OS SETORES GOVERNO, INSTITUIÇÕES DE ENSINO E INDÚSTRIA FRENTE À BUSCA POR SOLUÇÕES INOVADORAS DE ENGENHARIA?
O alcance de novos patamares na formação de engenheiros no País ante os desafios do cenário econômico atual para a realização de investimentos será o tema da mesa-redonda do painel. Com Luciane Ortega, vice-coordenadora da Agência USP de Inovação, Massami Murakami, diretor de Administração de Marketing e Suporte a Vendas da Volvo, e Matheus Oliveira, estudante do Harvard University. Às 9h, Auditório Jaçanã 2.


Tecnologia de Informação – painel OS DESAFIOS DA INDÚSTRIA 4.0 E DA INTERNET DAS COISAS NA ENGENHARIA DA MOBILIDADE.
A Internet das Coisas ganha espaço cada vez maior na integração entre máquinas e pessoas, com mudança dramática na forma de concepção, desenvolvimento, fabricação, distribuição e até o consumo de produtos. Há avanços tecnológicos notáveis também na área da mobilidade, que em muitos casos já não são teorias em debate, mas projetos reais. Painel tem Florian Gruber, senior V.P. Sales & Industry Automotive & Manufacturing da T-Systems Alemanha; Marcelo Buratini, executivo de TI da ED2; Gilson Schwartz, diretor da Cidade do Conhecimento da USP; e Levi Lima, sales engineer da Zebra Technologies Corporation. Mediador: Rogério Albuquerque, gerente Desenvolvimento de Negócios, da Siemens Industry Software. Às 9h, Auditório Jaçanã 1.


Máquinas Agrícolas – painel CAMINHOS PARA IMPLEMENTAR TECNOLOGIA EM UM AMBIENTE DE BAIXA ATIVIDADE ECONÔMICA.
Os desafios da produtividade não param. Como resposta, a tecnologia também prossegue ao oferecer soluções cada vez melhores para que os níveis de produtividade, qualidade e segurança sejam cada vez maiores. Entretanto, apesar das soluções disponíveis, o Brasil vive uma crise econômica profunda. Há que se encontrar o caminho que contemple adoção das melhores tecnologias com a convivência em um mundo de redução dramática de investimentos. Com Thiago Malagrino, engenheiro de Materiais da Arkema; Afranio Chueire, presidente da Volvo; Paulo Herrmann, presidente da John Deere; e Odair Renosto, presidente da Caterpillar. Mediação do jornalista Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea. Às 11h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.


Motorsport - painel BRASIL, UM PAÍS OFF-ROAD.
Brasil, um país continental com somente 12%, de seus 1,8 mi de km, de estradas pavimentadas, um país onde 30% dos 50 modelos mais vendidos são SUVs ou pick-ups e que passa por uma onda de lançamentos de SUVs compactos. O Brasil é um país off-road. E esta característica tem se mostrado presente no automobilismo. Se somarmos os eventos amadores às categorias de âmbito nacional e às inúmeras empresas envolvidas na construção e preparação de carros de competição e promoção dos eventos teremos, sem dúvida, a maior categoria do automobilismo brasileiro. O painel traz alguns dos principais nomes do rali e do off-road brasileiro para discutir a marcante presença destas categorias, como os eventos destinados a amadores alimentam as categorias profissionais, qual o futuro do esporte no Brasil e qual a contribuição para o desenvolvimento da indústria automotiva nacional. Com Edu Piano, piloto, preparador da Território 4x4 Ford; Guilherme Spinelli, piloto e diretor da Mitsubishi; Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki e ex-piloto; Marcos E. Moraes, promotor da Dunas Race; Maurício Neves, piloto e preparador da Pro Macchina; e Reinaldo Varella, piloto. Mediação é do jornalista Wagner Gonzalez. Às11h, Auditório Jacanã2.


Internacional – painel ÚLTIMOS DESAFIOS DE TECNOLOGIA E EFICIÊNCIA DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA GLOBAL.
Em todo o mundo a indústria do automóvel é confrontada com desafios importantes de redução de custos, consumo de energia e emissões. Tudo isso em um ambiente de alta concorrência e restrições políticas com consequências comerciais, técnicas e grandes desafios para a gestão do negócio. Neste painel líderes da indústria automotiva internacional falam sobre as estratégias para encontrar a produtividade nesse cenário. Com Cuneyt L. Oge, president eleito 2016 da SAE International - Automobility 2050; Andre Tünkers, CEO da Tünkers Co–Automation in 3D-Faster to Productivity; Dr. Li Qin, chief tecnology officer da Weichai Power CO. Ltd. Shandong (China); Prof. Dr. Ferdinand Panik, da Future Mobility Systems (Alemanha) – Potencials and Prespectives of Alternative Vehicles; Holger Jene, CEO da Formel D – Global Quality Assurance along the Automotive Value Chain; Eric J. Degenfelder, OEM Global Product Management Axala; Jörg Ohlsen, CEO da EDAG Fulda (Alemanha) – Business in Brazil-Process, Development and Cultural Characteristics from the Perspective of na EDL; e Roberto Cortes, CEO MAN Latin America-Brazilian. Mediação de Horst Bergmann, Daimler AG Truck and Vans retired directo. Às 14h, Auditórios Santana 2 e 3.


Veículos Elétricos - painel VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS EM MERCADOS EMERGENTES.
O mundo dos veículos elétricos está se expandindo. Mais e mais modelos são lançados. Se no início, os lançamentos focavam predominantemente em mercados maduros, para o nicho de luxo, os super econômicos e compactos, hoje já contamos com modelos intermediários/médios e soluções para diversas categorias, que se adequam a mercados emergentes. Entre os emergentes, quem lidera é a China, se valendo dos elétricos como solução para problemas de mobilidade e poluição. O painel debaterá essa expansão. Como o Brasil se prepara para acolher essa nova tecnologia e o que falta para se tornar polo de desenvolvimento na área. Às 14h, Auditório Jaçanã 1.


Duas Rodas – painel AS EVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS ATUAIS APLICADAS AS MOTOCICLETAS. As modernas motocicletas estão cada vez mais sofisticadas e seguras. No painel discutiremos a visão das marcas quanto ao avanço tecnológico dessas máquinas para os próximos anos, no âmbito do meio ambiente e da segurança. Com Alfredo Guedes Júnior, engenheiro mecânico especialista em motores ciclo Otto, supervisor de Relações Públicas da Honda; Renato Linke, gerente de Engenharia Automotiva e Certificação da Cetesb; Henrique Silva, (cargo) da Yamaha; e Samuel Santana Barboza (cargo), da Pirelli. Às14h, Auditório Jaçanã 2.


Dia 24 – quinta-feira

Qualidade – painel QUALIDADE ELETRÔNICA X QUALIDADE MANUAL.
A performance dos processos produtivos tem se tornado o desafio para os profissionais de Engenharia. Além de desenvolver e implementar processos mais robustos, prover a agilidade no gerenciamento dos dados demanda estudos de produtividade nos controles de garantia de qualidade. Para isso, diversas variáveis surgem na tomada de decisão. O painel discutirá alternativas que possam direcionar a melhor solução: investir em tecnologia para garantir a qualidade e/ou desenvolver processos mais robustos sem prejuízo nos indicadores. Com Olavo Vidal, gerente de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Carlos Longarço, gerente de Marketing da Atlas Copco e Paulo Pereira, master black belt da Caterpillar Inc.. Moderador: engenheiro Marcelo Martin. Às 9h, Auditório Jaçanã 1.


Manufatura – painel - MELHORIA DE PRODUTIVIDADE / TECNOLOGIAS.
O ciclo de vida dos produtos e por sua vez a estabilidade dos processos produtivos vem sendo reduzidos sistematicamente. Desta forma um processo de manufatura, em pouco tempo, pode se tornar obsoleto devido às mudanças na tecnologia dos produtos e equipamentos utilizados ou até pela capacidade de absorver as oscilações na demanda. Ter processos de manufatura flexíveis, facilmente adaptáveis às variações de demanda e capazes de absorver rapidamente as novas tecnologias de produto e processo, pode ser o diferencial que permita sustentar, ou mesmo melhorar a competitividade em condições adversas de mercado e de custos. Com Flávio Reis, diretor de Operações da Caterpillar; Ricardo Ávila, diretor industrial da Sabó; e José Rizzo Hahn Filho, presidente da POLLUX. Moderador: Gyorgy Henyei Jr., sênior advisor na STAUFEN Táktica. Às 11h, Auditório Jaçanã 1.


Caminhões e Ônibus – painel TRANSPORTE DE CARGAS E PASSAGEIROS - EMPREGO DA TECNOLOGIA NA REDUÇÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.
As empresas de transporte de carga e passageiros sofrem o impacto econômico do País, com redução do preço do frete, aumento dos custos operacionais, escassez de mão de obra qualificada, falta de infraestrutura e concorrência crescente de outros modais. Por isso, procuram por soluções tecnológicas para aumentar a produtividade. Serão 2 painéis: o primeiro com de CEOs de montadoras do País, e o segundo com a participação de engenheiros-chefe da indústria, ambos com visão estratégica de desenvolvimento e soluções tecnológicas. No primeiro bloco os convidados são Roberto Cortes, Philipp Schiemer e Michael Kuester, respectivamente presidentes da MAN Latin America, Mercedes-Benz e DAF Caminhões Brasil, com mediação do jornalista Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea. Do segundo bloco participam Roberto Poloni, Eustáquio Sirolli e Rodrigo Chaves, engenheiros-chefes da Marco Polo, Foton e MAN, respectivamente, com mediação do jornalista Rinaldo Machado, da revista Transpodata. Às 11h (1º bloco) e às 14h (2º bloco), no Auditório SAE BRASIL- MWM Motores Diesel.


Logística – painel RFID / DEPÓSITOS VERTICALIZADOS.
Cadeias de suprimentos são sistemas dinâmicos não-lineares, considerando ainda as dificuldades por atrasos nos fluxos de materiais e informações. Neste painel apresentaremos alternativas para melhoria da visibilidade da informação nas cadeias de abastecimento, reduzindo-se os atrasos no fluxo de informações, assim como alternativas para solução de armazenagem. As tendências e os recentes avanços na tecnologia da rádio-frequência (RFID) e depósitos verticalizados. Analisaremos a dinâmica de uma cadeia de abastecimento sob diferentes cenários de visibilidade das informações e possíveis aplicações do uso de etiquetas inteligentes, leitores/portais, códigos de identificação de produtos, assim como uso de sistemas automáticos de estocagem e recuperação - AS (Automated Storage) / RS (Retrieval System). Com André Alarcon Prado, diretor de Operações da Atlas Logística; Hans-Jürgen Klose, diretor da STAUFEN Táktica; Rafael Silva diretor da SSI-Schaefer e Ricardo Ruiz Rodrigues, do Magazine Luiza. Moderador: Edson Carillo, diretor da Connexxion Brasil. Às 14h – Auditório Jaçanã1.


Presidentes – painel PRODUTIVIDADE E TECNOLOGIA A NOVA REVOLUÇÃO NA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE.
A distância que separa o nível de produtividade brasileira dos competidores globais nos obriga a empreender nova revolução tecnológica. Identificar prioridades que afetem a competitividade em todos os processos que envolvem a indústria da mobilidade é condição indispensável à sobrevivência a médio e longo prazo. É incontestável a importância da tecnologia aplicada a todo o ciclo de vida do produto, da concepção, desenvolvimento e produção até o descarte sustentável. No Brasil, como no mundo, a busca da eficiência na atividade industrial começa muito antes do desenvolvimento do produto e é conectada à geração de novas ideias para um mercado ávido e altamente competitivo. Com David Powels, José Eduardo Luzzi, Koji Kondo e Wilson Bricio, respectivamente presidentes da Volkswagen, Navistar Mercosul, Toyota e ZF. Às 16h, Auditório SAE BRASIL- MWM Motores Diesel.


CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO – Com Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL e diretor da Unidade de Produção Anchieta da Volkswagen do Brasil; Roberto Cortes, presidente do Congresso SAE BRASIL e da MAN Latin America; e Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e presidente do Congresso SAE BRASIL 2016. Às 18h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Isabelle Lima – Isabelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308