Mais de 150 estudantes de engenharia da região Sul acertam os últimos detalhes de 17 aviões radiocontrolados, projetados e construídos em suas instituições de ensino superior. O objetivo é superar os desafios e voar alto na 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada entre 29 de outubro e 1º de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP.
As 17 equipes – seis do Paraná, seis do Rio Grande do Sul e cinco de Santa Catarina – integram as 95 inscritas nesta edição, 89 brasileiras e seis estrangeiras. Todas as equipes somam quase 1.300 participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos, que representam 71 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal), Venezuela e México.
A competição contará com 22 equipes de São Paulo, 18 de Minas Gerais e sete do Rio de Janeiro. Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão representados por seis equipes cada. Paraná e Rio Grande do Norte contam com cinco; Pernambuco, Piauí e Bahia aparecem com três cada; Brasília, Mato Grosso, Maranhão e Paraíba possuem duas; Amazonas, Espírito Santo e Sergipe têm uma equipe cada. Entre as estrangeiras, há cinco equipes da Venezuela e uma do México.
RIO GRANDE DO SUL – Depois de alcançar o 26º lugar na última edição, a equipe Carancho AeroDesign, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), disputará com avião monoplano de asa alta, construído com balsa, compensado de madeira, ABS, alumínio e fibra de carbono. Entre os pontos fortes do projeto, que está inscrito na Classe Regular, estão a estabilidade da aeronave e a resistência das asas e dos trens de pouso. “Em relação ao avião do ano passado, conseguimos reduzir o peso de 2,125 kg para 1,995 kg e aumentar a capacidade de carga de 8 kg para 11,3 kg”, comparou Willian Rigon, estudante do quinto semestre de Engenharia Mecânica, capitão da equipe, que possui 14 integrantes. A UFSM também será representada pela Carancho Micro. O Estado ainda contará com as equipes Kamikase e Kamikase Micro, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Aerocócus, da Fundação Universidade de Passo Fundo (UPF), e Aeropampa Regular, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
PARANÁ – Com 15 estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a veterana UTFalcon aposta em monoplano de asa alta com 2,5m de envergadura e 1,6m de comprimento, capaz de transportar 12 kg de aço. “Utilizamos fibra de carbono por apresentar resistência mecânica e baixo peso, madeira balsa por ser maleável e extremamente leve, e alumínio por ser usinável e leve, além de resistir a esforços”, diz João Pedro Woitchy Barbosa, estudante do sexto semestre de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, que obteve a 48ª colocação da Classe Regular na edição passada. No atual projeto, houve aumento de 0,7 m no tamanho da asa, o que ampliou a capacidade de carga em cerca de 4 kg. O Estado também contará com as equipes AeroCataratas e AeroCataratas Regular, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Pegasus AeroDesign, da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), e Grifo Aerodesign, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
SANTA CATARINA – Estreante, a equipe AeroSATC, formada por seis estudantes da Faculdade SATC, levará um monoplano de asa alta, empenagem convencional, propulsão tratora e sistema triciclo de trem de pouso. Inscrita na Classe Regular, a aeronave de 5,87 kg deve transportar 5 kg de carga útil e pode alcançar velocidade de 22 m/s. “Como somos um equipe iniciante, buscamos aprender o máximo possível, andando em caminhos conhecidos, com o foco de adquirir experiência e apresentar um avião que atenda os quesitos mínimos da competição”, disse Victor Mazzuco, estudante do oitavo período de Engenharia Mecânica, capitão da equipe. Após análise de custo-benefício, a AeroSATC optou pelo uso de compensado naval para fuselagem, madeira balsa para asa e empenagem e alumínio para ligação de asa-fuselagem e empenagem-fuselagem. De Santa Catarina também participam as equipes Albatroz AeroDesign e Albatroz Aerodesign Micro, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Céu Azul Aeronaves e Céu Azul Advanced, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Abaquar, da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).
Aeronaves – A competição abrange três categorias: Classe Regular, Classe Advanced e Classe Micro. Entre as novidades do regulamento deste ano está a distância máxima de decolagem, de 70m, independentemente da categoria. Antes era de 61m. Este limite será utilizado pela primeira vez na competição, representando o maior limite de toda história da SAE BRASIL AeroDesign.
Na Classe Regular, as aeronaves poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo, e deverão respeitar uma limitação de área projetada (vista superior), cuja somatória não poderá exceder 0,9 m². Serão permitidas apenas aeronaves monomotores – o motor deverá ser selecionado entre os quatro indicados no regulamento.
Na Classe Advanced, os aviões também poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo. A única restrição de projeto é o peso vazio da aeronave, que não poderá exceder 3kg. A escolha do tipo de motor (combustão ou elétrico) e do número de motores é totalmente livre. Nesta edição, como estímulo ao uso de motores elétricos, a bateria poderá ser considerada como carga útil.
Na Classe Micro, as aeronaves deverão transportar bolas de tênis em compartimento fechado, não podendo estar presas entre si. Todos os aviões deverão carregar a mesma carga em todos os voos: 43 bolinhas. A pontuação de voo será dada de acordo com o peso vazio da aeronave e o número de voos realizados com sucesso. Para esta categoria não existem restrições de geometria ou do número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave desmontada em caixa de 0,175m³.
Provas – As avaliações serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2016, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.
A competição conta com o patrocínio do Grupo Airbus, Boeing, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce, Saab e United Technologies. Além disso, desfruta do apoio de instituições governamentais: DCTA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Prefeitura de São José dos Campos. “As competições estudantis da SAE BRASIL são uma ferramenta fundamental para o fomento da engenharia e porta de entrada para o mercado de trabalho, pois despertam o interesse de empresas do setor e também dos jovens, que não raro saem das provas com estágio garantido”, aponta Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
Dia 29 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no Prédio de Eletrônica e Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Dias 30, 31 e 1º – das 7h30 às 18h – Competição de vôo no Aeroporto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP. |