Estudantes de engenharia de Minas Gerais e do Rio de Janeiro acertam os últimos detalhes de 15 carros de alto desempenho, que foram projetados e construídos dentro de suas instituições de ensino. O objetivo é pisar fundo e superar os desafios da 12ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE, que será realizada entre sexta-feira (2) e domingo (4), no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, São Paulo.
As 15 equipes – oito de Minas Gerais e sete do Rio de Janeiro – integram as 49 inscritas nesta edição (12 a mais que em 2014), que levarão 39 veículos a combustão e 10 elétricos. Os inscritos somam mais de 800 universitários e representam 37 instituições de ensino superior do Brasil (oito Estados e Distrito Federal) e do Exterior (Estados Unidos, Itália e Venezuela). Com recorde histórico de equipes, esta edição contará com 17 equipes de São Paulo, oito de Minas Gerais, sete do Rio de Janeiro e quatro de Santa Catarina. Bahia, Brasília, Mato Grosso, Paraíba e Rio Grande do Sul terão duas equipes cada.
Minas Gerais – Depois de conquistar o sétimo lugar na edição passada, a equipe Fórmula UFMG, formada por 20 estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais, retornará com carro a combustão, construído para apresentar robustez, alto rendimento e baixo custo, com larga utilização de materiais como aço carbono e fibra de vidro. “Para a temporada de 2015 levaremos carro testado e validado exaustivamente. Entre as novidades estão controle de largada, controle de tração e corte de centelha”, destaca Gustavo Abreu Araújo, estudante do nono período de Engenharia Mecânica, capitão da equipe, que agora busca o Top 3.
O Estado de Minas Gerais ainda será representado pelas equipes Cheetah Racing e Cheetah E-Racing, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá; Fórmula CEFAST, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); Apollo Racer, da Faculdade Pitágoras; GTR FSAE Team, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Iron Racers, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itabira; e FSAE UFSJ, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
Rio de Janeiro – Décima colocada na última competição, a equipe Ícarus UFRJ, composta por 20 estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, levará um carro a combustão com motor de 600 cc, cujo desenvolvimento focou confiabilidade, a partir do aumento de resistência. “Fizemos essa escolha porque nos últimos dois anos o nosso protótipo quebrou durante o enduro”, justifica Fernando Merotto, estudante do sexto período de Engenharia Mecânica, integrante da equipe. Peças que quebraram foram modificadas, a exemplo do semi-eixo (responsável por transferir o torque do diferencial para a roda), que recebeu tratamento térmico para ser mais resistente. “Aumentamos a resistência do carro sem afetar o peso, de 225 kg, e, por consequência, a aceleração, de 0 a 75 km/h em 4.1 s, e a velocidade máxima, estipulada em 180 km/h”, disse Merotto.
Do Rio participam, ainda, as equipes Buffalo e Faraday Racing, da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Niterói; Petrus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); UFFormula, da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda; Alpha, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ); e Unian Racing, da Faculdade Anhanguera.
Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para atingir velocidade superior a 100 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3.7s. A recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.
A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br), que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro do tipo fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
Provas – Em Piracicaba, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) até a viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e passarão por provas dinâmicas (prova de aceleração em reta de 75 metros, prova de estabilidade lateral e volta em pista montada por cones). No domingo, haverá a prova mais disputada: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.
As três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas – duas da categoria Combustão e uma da categoria Elétrico – poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2016, nos Estados Unidos: 11 a 14 de maio, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na Combustão); e 15 a 18 de junho, na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Combustão e primeira na Elétrico).
História – Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos Estados Unidos. Além de Brasil e Estados Unidos, competições de veículos Fórmula SAE a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria, nos Estados Unidos.
Já as competições de veículos Fórmula SAE elétricos são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além de Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou no circuito em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.
“Os programas estudantis da SAE BRASIL são uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro, pois introduzem a aplicação prática e sistêmica da tecnologia, desafiam a criatividade e a inovação, além de estimular o trabalho em equipe”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
12ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE
Data: de 2 a 4 de outubro de 2015
Local: ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba/ SP.
Dia 2 (sexta-feira) – Provas estáticas (design, custo, inspeção técnica, freios, tilttable e ruído) – das 9h às 16h
Dia 3 (sábado) – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e auto cross) – 9h às 16h
Dia 4 (domingo) – Enduro de resistência – das 9h às 12h |