Estudantes de engenharia da Bahia e da Paraíba fazem os últimos ajustes em quatro carros de alto desempenho, que foram projetados e construídos dentro de suas instituições de ensino para a 12ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE. A competição de engenharia será realizada entre sexta-feira (2) e domingo (4), no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de São Paulo.
As quatro equipes – duas baianas e duas paraibanas – integram as 49 inscritas nesta edição (12 a mais que em 2014), que levarão 39 veículos a combustão e 10 elétricos. Os inscritos somam mais de 800 universitários e representam 37 instituições de ensino superior do Brasil (oito Estados e Distrito Federal) e do Exterior (Estados Unidos, Itália e Venezuela).
Com recorde histórico de equipes, esta edição contará com 17 equipes de São Paulo, oito de Minas Gerais, sete do Rio de Janeiro e quatro de Santa Catarina. Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraíba e Rio Grande do Sul terão duas equipes cada.
Paraíba – Estreante, a equipe Scuderia UFCG, formada por 19 estudantes da Universidade Federal de Campina Grande, aposta na construção de carro a combustão que pesa em torno de 350 kg. O protótipo possui motor de 400 cc com restrição de ar, para proporcionar maior segurança, e utiliza materiais como aço 1020, aço 1045, alumínio 6063 e fibra de vidro. “Fizemos simulações para cada subsistema do carro com o objetivo de obter maior segurança na construção, além de estudos para empregar novos materiais”, diz Thamires Camboim, estudante do 7º período de Engenharia Mecânica, capitã da equipe. O Estado também será representado pela equipe Fórmula UFPB, da Universidade Federal da Paraíba.
Bahia – Veterana na competição, a equipe KRT UFBA, composta por 20 alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), voltará com veículo a combustão que apresenta como pontos fortes motor 600 cc, amortecedores e cilindros de freio próprios para Fórmula SAE, pneus de alta performance e injeção eletrônica programável. “Para esta edição, modificamos a injeção para uma que é mais fácil de programar, fizemos um chicote elétrico mais organizado e robusto, e redimensionamos chassis e suspensão”, lista Luiz Fernando Carvalho, estudante do 10º semestre de Engenharia Mecânica, capitão da equipe. Entre as inovações do protótipo estão luvas no chassi, que permitem a retirada do motor por cima do carro. A Bahia terá ainda a equipe Tec Racing, da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC.
Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para atingir velocidade superior a 100 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3.7s. A recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.
A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br), que exige das equipes (com até 20 integrantes) estudo com variados sistemas que compõem um carro do tipo fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
Provas – Em Piracicaba, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) até a viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e passarão por provas dinâmicas (prova de aceleração em reta de 75 metros, prova de estabilidade lateral e volta em pista montada por cones). No domingo, haverá a prova mais disputada: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.
As três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas – duas da categoria Combustão e uma da categoria Elétrico – poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2016, nos Estados Unidos: 11 a 14 de maio, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na Combustão); e 15 a 18 de junho, na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Combustão e primeira na Elétrico).
História – Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos Estados Unidos. Além de Brasil e Estados Unidos, competições de veículos Fórmula SAE a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria, nos Estados Unidos.
Já as competições de veículos Fórmula SAE elétricos são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além de Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou no circuito em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.
“Os programas estudantis da SAE BRASIL são uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro, pois introduzem a aplicação prática e sistêmica da tecnologia, desafiam a criatividade e a inovação, além de estimular o trabalho em equipe”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
12ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE
Data: de 2 a 4 de outubro de 2015
Local: ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba/ SP.
Dia 2 (sexta-feira) – Provas estáticas (design, custo, inspeção técnica, freios, tilttable e ruído) – das 9h às 16h
Dia 3 (sábado) – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e auto cross) – 9h às 16h
Dia 4 (domingo) – Enduro de resistência – das 9h às 12h |