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 Release
29/09/2015
Universitários gaúchos e catarinenses disputam a Competição Fórmula SAE

Com 39 veículos a combustão e 10 elétricos, competição reunirá mais de 800 universitários do Brasil e do Exterior, entre sexta-feira (2) e domingo (4), em Piracicaba/ SP

Estudantes de engenharia do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina testam seis veículos de alto desempenho, que foram projetados e construídos dentro de suas instituições de ensino, para a 12ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE. A competição de engenharia será realizada entre sexta-feira (2) e domingo (4), no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de São Paulo.

As seis equipes – quatro de Santa Catarina e duas do Rio Grande do Sul – integram as 49 inscritas nesta edição (12 a mais que em 2014), que levarão 39 veículos a combustão e 10 elétricos. Os inscritos somam mais de 800 universitários e representam 37 instituições de ensino superior do Brasil (oito Estados e Distrito Federal) e do Exterior (Estados Unidos, Itália e Venezuela). Com recorde histórico de equipes, esta edição contará com 17 equipes de São Paulo, oito de Minas Gerais, sete do Rio de Janeiro e quatro de Santa Catarina. Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraíba e Rio Grande do Sul terão duas equipes cada.

Rio Grande do Sul – Veterana na competição, a equipe RS Racing UFRGS, composta por 18 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aposta para esta edição em veículo a combustão, considerado leve – possui menos de 190 kg – e, ao mesmo tempo, robusto e potente. “Vários componentes foram incorporados com duas funcionalidades e projetados de maneira enxuta, a fim de reduzir o peso do carro”, explica Fernando Brito, estudante do 9º período de Engenharia Mecânica, capitão da equipe. Entre os pontos fortes do protótipo está o uso de motor lateral, que permitiu encurtar o carro. “Assim, o chassi precisou ser assimétrico, ‘jogado’ para o lado aposto, para que o peso do piloto compensasse o do motor e levasse o centro de gravidade para o centro”, explica Brito. Do Estado também participará a Fórmula UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria.

Santa Catarina – Inscrita na categoria Elétrica, a equipe Ampera, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), disputará a competição com carro considerado seguro e resistente, que nesta edição investe na modularidade dos sistemas, o que facilita a manutenção das peças. “As principais mudanças são o uso de dois motores elétricos que permitem vetorização de torque, o aumento em 20% da potência (de 70 cv para 80-85 cv) e a redução em 30% do peso do veículo (de 380 kg para em torno de 300 kg)”, enumera Carlos Eduardo Rustick, estudante de Engenharia Elétrica, capitão da equipe. Segundo Rustick, o que motiva a equipe a disputar a competição é desenvolver projeto conforme a evolução dos sistemas automotivos. “Essa experiência gera uma vantagem incrível porque nós estamos nos preparando para um mercado promissor”, afirma. O Estado contará com mais duas equipes da UFSC, a Fórmula CEM e a Fórmula UFSC, além da Fórmula UNO, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para atingir velocidade superior a 100 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3.7s. A recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br), que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro do tipo fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Provas – Em Piracicaba, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) até a viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e passarão por provas dinâmicas (prova de aceleração em reta de 75 metros, prova de estabilidade lateral e volta em pista montada por cones). No domingo, haverá a prova mais disputada: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.

As três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas – duas da categoria Combustão e uma da categoria Elétrico – poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2016, nos Estados Unidos: 11 a 14 de maio, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na Combustão); e 15 a 18 de junho, na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Combustão e primeira na Elétrico).

História – Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos Estados Unidos. Além de Brasil e Estados Unidos, competições de veículos Fórmula SAE a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria, nos Estados Unidos.

Já as competições de veículos Fórmula SAE elétricos são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além de Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou no circuito em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL são uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro, pois introduzem a aplicação prática e sistêmica da tecnologia, desafiam a criatividade e a inovação, além de estimular o trabalho em equipe”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.


12ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE
Data: de 2 a 4 de outubro de 2015
Local: ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba/ SP.

Dia 2 (sexta-feira) – Provas estáticas (design, custo, inspeção técnica, freios, tilttable e ruído) – das 9h às 16h
Dia 3 (sábado) – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e auto cross) – 9h às 16h
Dia 4 (domingo) – Enduro de resistência – das 9h às 12h

12ª COMPETIÇÃO SAE BRASIL-PETROBRAS DE FÓRMULA SAE
2 a 4 de outubro – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – Piracicaba/ SP

Total de equipes inscritas: 49 – sendo 39 na categoria Combustão e 10 na categoria Elétrico
Total de instituições de ensino representadas: 37
8 Estados + DF + Estados Unidos + Itália + Venezuela

(Em 2014, foram 37 equipes – 29 na categoria Combustão e 8 na categoria Elétrico)



EQUIPES FÓRMULA COMBUSTÃO


REGIÃO SUL

Rio Grande do Sul (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Equipe Fórmula UFSM (carro 3)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Equipe RS Racing UFRGS (carro 35)

Santa Catarina (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) – Equipe Fórmula UNO (carro 17)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Equipes Fórmula UFSC (carro 16) e Fórmula CEM (carro 30)


REGIÃO SUDESTE

Minas Gerais (7 equipes / 7 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – Equipe Fórmula CEFAST (carro 5)
Faculdade Pitágoras – Equipe Apollo Racer (carro 27)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) – Equipe GTR FSAE Team (carro 33)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá – Equipe Cheetah Racing (carro 20)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itabira – Equipe Iron Racers (carro 24)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Equipe Fórmula UFMG (carro 7)
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – Equipe FSAE UFSJ (carro 12)

Rio de Janeiro (6 equipes / 5 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) – Equipe Alpha (carro 25)
Faculdade Anhanguera – Equipe Unian Racing (carro 36)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Niterói – Equipe Buffalo (carro 19)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Volta Redonda – Equipe Ufformula (carro 15)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Equipes Petrus (carro 37) e Ícarus UFRJ (carro 10)

São Paulo (12 equipes / 12 instituições)
Grande São Paulo (4 equipes / 4 instituições)
Centro Universitário da FEI (FEI) – Equipe Fórmula FEI (carro 8)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) – Equipe Poli Racing (carro 11)
Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá) – Equipe Mauá Racing (carro 9)
Universidade Paulista (Unip) – Equipe Fórmula Unip (carro 13)

Interior (8 equipes / 8 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/ USP) – Equipe EESC USP Fórmula SAE (carro 6)
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens)– Equipe V8 Racing (carro 4)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Equipe FSAE-Unicamp (carro 2)
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Bauru – Equipe FEB Racing (carro 23)
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Ilha Solteira – Equipe Fênix Racing (carro 14)
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Guaratinguetá – Equipe Unesp Racing (carro 39)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Equipe Fórmula Route UFSCar (carro 22)
Universidade Paulista (Unip) – Campus Campinas – EquipeF-SAE Unip (carro 29)


REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – Equipe Apuama Racing (carro 18)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Equipe Carcaroo (carro 28)


REGIÃO NORDESTE

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC – Equipe Tec Racing (carro 26)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Equipe KRT UFBA (carro 34)

Paraíba (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Equipe Scuderia UFCG (carro 32)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Equipe Fórmula UFPB (carro 21)


EXTERIOR

Estados Unidos (1 equipe / 1 instituição)
Kennesaw State University – Equipe Ksu Motorsports (carro 38)

Itália (1 equipe / 1 instituição)
Alma Mater Studiorum – Università di Bologna – Equipe UniBo Motorsport (carro 1)

Venezuela (1 equipe / 1 instituição)
Universidad del Tachira – Equipe Formula SAE UNET (carro 31)



EQUIPES FÓRMULA ELÉTRICO


REGIÃO SUL

Santa Catarina (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Equipe Ampera (carro E03)


REGIÃO SUDESTE

Minas Gerais (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá – Equipe Cheetah E-Racing (carro E06)

Rio de Janeiro (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Niterói – Equipe Faraday Racing (carro E08)

São Paulo (5 equipes / 5 instituições)
Grande São Paulo (2 equipes / 2 instituições)
Centro Universitário da FEI (FEI) – Equipe Fórmula FEI Elétrico (carro E02)
Universidade Paulista (Unip) – Equipe Fórmula UNIP Elétrico (carro E04)

Interior (3 equipes / 3 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/ USP) – Equipe EESC-USP Tupã (carro E07)
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – Equipe B'Energy Racing (carro E05)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Equipe Unicamp E-racing (carro E01)


REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – Equipe FG Racing (carro E10)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Equipe Curimbata E-racing (carro E09)



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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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